UTILIZAÇÕES ESPECIAIS

CADEIRAS ERGONÔMICAS PARA ESCRITÓRIO
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

CADEIRAS ERGONÔMICAS PARA ESCRITÓRIO

Cadeiras mais usadas em escritórios – em conformidade legal

Lembrando o significado de Cadeira = Assento ou banco para uma só pessoa, com costas e algumas vezes com braços.

Essa é uma simples definição para um objeto de tamanha importância no dia a dia das pessoas pois, de uma forma ou de outra, estamos sempre sentando e, para isso, precisamos de uma cadeira e da qualidade dessa cadeira depende a saúde da nossa coluna.

As cadeiras podem ser mais ou menos sofisticadas, com mais ou menos design, com ou sem braços, com mais ou menos recursos por exemplo, que mexem os braços, o encosto, sobem ou descem seu assento, enfim, muitas variedades e muitas composições diferentes

O design e as cores empregadas no mobiliário de casa também podem ser utilizados para modernizar os móveis do escritório, que cada vez mais acompanham as tendências do mercado unindo conforto, segurança e praticidade.

As cadeiras para escritórios, podem ter modelos novos e arrojados ou mais conservadores e simples, devem oferecer resistência, mobilidade e permitir ajustes para a boa postura do usuário.

Especificar corretamente uma cadeira para escritório demanda conhecimentos e observação importante tanto com relação as questões legais quanto aos aspectos inerentes a qualidade de vida do usuário.

Hoje a realidade do Home Office é inquestionável daí se observar que as escolhas pela cadeira correta deve que ser feitas não apenas em cumprimento legal, com a NR17 – Ergonomia do Ministério do Trabalho e a ABNT NBR 13962 mas sim, a cadeira escolhida obrigatoriamente deve essas normas por conta da ERGONOMIA pessoal do usuário

Para especificar as características físicas e dimensionais e classificar as cadeiras foi criada a  norma ABNT NBR 13962: 2006 – Móveis para escritório – Cadeiras – Requisitos e métodos de ensaio, que também estabelece os procedimentos para a determinação da estabilidade, da resistência e da durabilidade de cadeiras de qualquer material.

Para cada ocasião, para cada usuário, um tipo ideal de cadeira.

Mesmo em se falando de ESCRITÓRIO, existem vários tipos de escritórios, em vários estabelecimentos e ainda que atividade será desenvolvida nesse escritório. É possível compor um ambiente completo dentro de um escritório utilizando a mesma linha de mobiliário (cadeiras) como por exemplo para a secretária, para o gerente, para o presidente, para o interlocutor gerente, e mesmo para salas de espera. É possível ter a mesma cadeira, apenas giratória com ou sem braços, sem regulagem de altura do assento, sem regulagem do encosto e sem inclinação. Estas são recomendadas para salas de reunião, por exemplo.

ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Não use cadeiras individuais fixas sem rodízios para salas de reuniões, pois ao se sentar ou ao sair é necessário empurrar ou afastar a cadeira e isto vai exigir muito da coluna vertebral dos presentes através de um componente mortal tangencial para a coluna vertebral. Uma boa opção é apenas giratória e se tiver braços, fixos.

Em se tratando de um escritório corporativo, as normas devem ser seguidas por conta das leis vigentes. Em se tratando de um home office, essas normas devem ser seguidas por conta da qualidade de vida do usuário.

Uma cadeira com espuma errada, tamanho errado vai deixar você com dor nas costas, nas pernas, com risco de uma lesão músculo-esquelética, mesmo que ela seja uma beleza.

As cadeiras podem possuir espaldar baixo, médio ou alto.

O espaldar baixo é usado para cadeiras de ambientes de espera ou para secretariado. O espaldar médio é utilizado geralmente em cadeiras para ambientes de trabalho com computadores.

Espaldar alto é normalmente utilizado em ambientes de diretoria ou equivalentes.

Qualquer que seja o espaço e a utilização, a atenção deve estar focada no contato permanente com a lombar e a implantação correta dos pés, dentre outras observações.

ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Inclinação do encosto junto com o assento ou apenas a inclinação do encosto é o que chamamos de contato permanente da lombar, “permanent contact”, fundamental para que suas costas sejam sempre apoiadas e, em consequência, menos fadiga, menos dores, mais conforto

A norma NBR 13962:2006 especifica as características físicas e dimensionais e classifica as cadeiras para escritório, bem como estabelece os métodos para a determinação da estabilidade, resistência e durabilidade de cadeiras de escritório, de qualquer material, excluindo-se longarina e poltronas de auditório e cinema.

Os padrões adotados pela norma baseiam-se em um uso de 8h ao dia por pessoas com peso até 110Kg, com altura entre 1,51m e 1,92m e que é denominada : Cadeira giratória operacional.

A norma define cadeira operacional, aquela com as seguintes características listadas abaixo:

• Regulagem de altura do assento;

• Regulagem do apoio lombar;

• Base giratória;

• Base com pelo menos cinco pontos de apoio, provida ou não de rodízios;

• Conformação da superfície do assento um pouco acentuada, e borda frontal arredondada.

Para estar de acordo com a norma, uma cadeira operacional deve atender às medidas da tabela abaixo.

Também, para uma cadeira ser aferida de acordo com a norma existe um procedimento determinado de medição, em algumas medições é simulado o peso de uma pessoa de aproximadamente 64 Kg. sobre o assento, utilizando o gabarito mostrado abaixo na figura que está sendo exemplificada neste artigo.

Caso seja necessário precisa uma cadeira para pessoas mais baixinhas ou para mais altos simplesmente é feita a troca da coluna, pois temos colunas com várias alturas para que as cadeiras sejam adequadas ao biotipo escolhido. Em casos de nanismo sobrepeso, as leis de acessibilidade tem que ser contempladas. Mais detalhes sobre essas cadiras nos links acima.

A BraSGoldeN – Mundoergonomia tem várias cadeiras ergonômicas para escritório com linhas mais simples e com linhas mais arrojadas.

Linha mais utilizada para escritório:

A linha GOLDEN – PLUS  – melhor custo x benefício – com capa se caracteriza por apresentar modelos de assento e encosto de alto padrão com tamanhos e formatos ergonômicos, tapeçadas com vários tecidos, sobre espuma de poliuretano injetada de altíssimo padrão, com densidade mínima de 45 kg / m3 e alta resiliência.

Vários tamanhos do conjunto assento/encosto e vários estilos em função dos fabricantes de componentes e dos designers.

O que caracteriza uma cadeira com capa é que a capa é um acabamento que cobre os mecanismos. (contra encosto) que esconde a fixação do mecanismo no encosto, esconde os grampos que fixam o tecido, o revestimento sobre a espuma, deixando a cadeira mais bonita e até podemos dizer mais bem acabada.

Por esconder os grampos, por não ter filetes de PVC e por não ter o contra encosto com vinil fino sobre a madeira, tem maior duração.

As capas de PP são tratadas contra raios UVA e UVB que assegurarão aspecto de novo, sem se esbranquiçar, sem rachaduras sob a luz do sol ou das lâmpadas fluorescentes.

Com opção grande de modelos de apoia braços e braços.

Uma cadeira da serie PLUS giratória, além da regulagem de altura do assento deve ter um mecanismo que no mínimo regule a altura e profundidade do encosto. O mecanismo é que fará a sua cadeira girar, subir, se inclinar, fazer movimentos diversos. Há muitos mecanismos desde os mais simples que apenas fazem subir e descer o encosto apenas até mais os mais sofisticas, com molas, e movimentos nos assentos, inclinação, até movimentar para frente/ atrás dos assentos fazendo com que a distancia do assento em relação ao encosto seja escolhido sob medida para seu bio tipo.

Essa linha tem a possibilidade de montagem giratória, fixa e em longarina

Outras opções:

Linha Golden Flex

Linha Golden Premiun

Linha Golden Net

Sofás e poltronas também compõe espaços corporativos de escritórios.

e outras linhas, dependendo do uso que será feito no escritório, no padrão de atendimento e nas legislações pertinentes ao estabelecimento.

Para o escritório, dependendo da atividade as cadeiras podem ser:

Cadeiras Giratórias

Regulagem de altura: regulagem de altura dos assentos através de pistão a gás, as alturas dos assentos em relação ao piso seguem um padrão do bio tipo brasileiro médio.

Bases: sempre é com de cinco patas, em aço com cobertura de polipropileno texturizado, injetadas em NYLON ou até injetadas em alumínio. Bases mais chatas ou mais curvas, estilos diferentes. Vários materiais e acabamentos, sobre rodízios ou pés fixos sempre de Nylon, vários tipos de mecanismos, e com opção de vários tipos e modelos de braços e apoia braços.

Tecidos: Os tecidos, todos 100 % poliéster tipo Panamá ou Crepe, sem emendas, sem costuras. Estes são pontos frágeis e com sugidade com contaminação por bactérias ou fungos, com alto teor de gramatura. No mínimo, 450 g/ml (gramas por metro Linear), resistência da cor à luz Classe cinco e “Pilling” (resistência do tecido) classe cinco conforme norma JIS L 1076 A. Podem ser também de Vinil tipo courvin, Vinil micro perfurado, crepe de lã, couro e couro ecológico e tecido espacial micro perfurada.Podem ser tratados contra fungos, anti chama, e até com logos e ou marcas bordados nos tecidos.Alguns modelos podem ser forrados com tecido anti estático com fibra de carbono com bornes para aterramento para atender alguns ambientes ESD.Várias cores lisas e fantasia com diversos padrões.

Rodízios: para pisos duros, abrasivos ou carpetados. Sempre injetados em NYLON, que não se quebram como os de PVC (vendo-os eles são quase iguais) mais detalhes de rodízios

Braços e Apóia braços: todos os modelos são fornecidos SEM ou COM braços e apóia braços. Braços em termoplásticos (mais duros) ou os macios injetados em PU. Fixos, móveis na altura, com ou sem regulagem, regulagem também dos apóia braços, inclusive com regulagem da largura entre os braços para os mais fortinhos. Os braços são cotados em separado. Podem ser também equipadas com pranchetas anti-pânico sendo disponível para destros e sinistros. Detalhes cromados em alguns modelos opcionais. Para cada modelo indicamos os braços e apoio braços disponíveis. Todos grandes e robustos. Afinal eles devem suportar os braços com conforto.

Pintura e acabamento: todas as peças em aço fosfatizadas e pintadas eletrostaticamente com tinta em pó epóxi, com elevado padrão de espessura e tempo de cura.

Acabamento padrão: preto fosco. Opcional: Cinza inclusive braços ou brancos dependendo do modelo. Alguns modelos podem ser totalmente brancos.

Cadeiras Fixas:

Com os mesmos assentos e mesmos encostos, com os mesmos braços e apóia braços, cadeiras de base tubular fixa individual ou em montagem de longarinas de 2, 3, 4 e 5 lugares.

Vários modelos de estrutura fixa, longarinas pintadas, cromadas, etc. veja em longarinas.

Pintura e acabamento: todas as peças em aço fosfatizadas e pintadas eletrostaticamente com tinta em pó epóxi, com elevado padrão de espessura e tempo de cura.

Acabamento padrão: preto fosco. Opcional: Cinza inclusive braços ou brancos dependendo do modelo.

Alguns modelos podem ser totalmente brancos.

FINALIZANDO:

Montagem para transporte:

Cadeiras entregues semi-montadas ou montadas. Na primeira opção não requerem para a sua montagem, o uso de qualquer ferramenta, sendo facilmente montada pelo usuário ou serviço de manutenção. Exceto as longarinas que exigem montagem mais acurada, porem super simples.

A vantagem da entrega semi montada é na diminuição da cubagem para o transporte economizando importantes somas.

Conformidade legal

Atendem todas as normas americanas, européias e brasileiras, particularmente a ABNT: NBR 13962 e NR-17.

Laudos: Laudos Técnicos e Ergonômicos para cada um dos modelos disponíveis, elaborados por engenheiros mecânicos e de segurança do trabalho altamente capacitados e habilitados.

QUE CADEIRA USAR NO MEU ESCRITÓRIO

CADEIRAS DE ESCRITÓRIO – ABNT

ESPECIFICAÇÕES MÉTRICAS DA NBR 13.962

ESCRITÓRIO COM CADEIRA GOLDEN PLUS MODELO JONH

SUGESTÃO DE LINHA USADA EM ESCRITÓRIOS

TABELA DE MEDIDAS DA ABNT

SUGESTÃO DE LINHA PARA ESCRITÓRIOS CONTEMPORÂNEOS

CADEIRAS PARA ESCRITÓRIOS DE ALTO PADRÃO

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.