Falando sobre – Cadeiras para escritório

Cadeiras para escritório:

A saúde e o conforto dos colaboradores, clientes, estudantes e usuários em geral, é essencial no momento da escolha de uma cadeira. Ainda mais quando os usuários passam muito tempo utilizando a mesma cadeira.
A ausência de ergonomia pode acarretar dores, desconforto, falta de concentração, redução da produtividade e, principalmente, futuros problemas de saúde.
E, a Lei Federal brasileira a NR 17 determina parâmetros e característica de uma cadeira operacional para cada ambiente e sujeita à fiscalização dos órgãos federal. O Comitê de Ergonomia ou o EHS da Empresa deve normatizar esse importante assunto. Uma Análise Ergonômica do Trabalho – AET simplificada ou detalhada deve considerar todos os fatores pertinentes como, por exemplo, medidas antropométricas, funções, atividade dos usuários. E, ainda considerar os usuários portadores de PNEs, nanismo e ou obesos.
O Termo Escritório deve ser interpretado como um ambiente de trabalho operacional e apoio.
Escritórios corporativos pressupõe uma Presidência, Diretoria, Gerencia e funcionários e eventuais clientes. Salas corporativas de reuniões de trabalho e até as salas solenes do Conselho de Administração.
Por outro lado, um escritório operacional no interior de uma planta produtiva é também um escritório com muitos funcionários e até com interlocutores e salas de reuniões e treinamentos e afins.

Considerando esses fatores, é imprescindível preocupar-se com a ergonomia para cada um dos modelos de cadeira que estiver considerando adquirir. É importante conhecer, todos os componentes do que podemos chamar de um Posto de Trabalho de Escritório.

As cadeiras para escritórios podem ser mais ou menos sofisticadas, com mais ou menos design, com ou sem braços, com mais ou menos recursos por exemplo, com braços moveis em até quatro direções. O encosto e assente podem ser reguláveis na altura, inclinação e até na translação.

O design e as cores empregadas no mobiliário podem ser utilizados para modernizar os móveis do escritório, que cada vez mais acompanham as tendências do mercado unindo conforto, segurança e praticidade, e sempre tendo como foco a melhor ergonomia.

As cadeiras para escritórios, podem ter modelos novos e arrojados ou mais conservadores e simples, devem oferecer resistência, mobilidade e permitir ajustes para a boa postura do usuário.

Especificar corretamente uma cadeira para escritório demanda conhecimentos e observação importante tanto com relação as questões legais quanto aos aspectos inerentes à qualidade de vida do usuário.

Para especificar as características físicas e dimensionais e classificar as cadeiras foi criada uma norma – ABNT NBR 13962 – Móveis para escritório – Cadeiras – Requisitos e métodos de ensaio, que também estabelece os procedimentos para a determinação da estabilidade, da resistência e da durabilidade de cadeiras de qualquer material. VER TABELA

Além dessa norma de procedimento, temos a questão básica de ERGONMIA, que está pautada na NR17.

Para cada ocasião, para cada usuário, um tipo ideal de cadeira, sempre dentro dessas especificações legais.

Existe vários tipos de escritórios, em vários estabelecimentos e ainda diferentes atividades desenvolvidas nesse escritório. Hoje a realidade do Home Office é inquestionável. Observar que as escolhas pela cadeira correta devem ter foco no total conforto do usuário.

É possível compor um ambiente completo dentro de um escritório utilizando a mesma linha de mobiliário (cadeiras) como por exemplo para a secretária, para o gerente, para o presidente, para o interlocutor gerente, e mesmo para salas de espera, reuniões e ou treinamento.
É possível ter a mesma cadeira, mesmo modelo apenas giratória com ou sem braços e sem regulagem de altura do assento, sem regulagem do encosto e sem inclinação. Estas são recomendadas para salas de reunião, por exemplo. Sugerimos que não se use cadeiras individuais fixas sem rodízios para salas de reuniões, pois ao se sentar ou ao sair é necessário empurrar ou afastar a cadeira e isto vai exigir muito da coluna vertebral dos presentes através de um componente mortal tangencial para a coluna vertebral. Uma boa opção é apenas giratória e se tiver braços, devem ser fixos.

As cadeiras podem possuir espaldar (encosto) baixo, médio ou alto.
O espaldar baixo é usado para cadeiras de ambientes de espera ou para secretariado. O espaldar médio é utilizado geralmente em cadeiras para ambientes de trabalho com computadores.
Espaldar alto é normalmente utilizado em ambientes de diretoria ou equivalentes.

Qualquer que seja o espaço e a utilização, a atenção deve estar focada no contato permanente da região lombar e os pés muito bem plantados. Esse contato permanente da lombar, “permanent contact” é fundamental para que suas costas sejam sempre apoiadas e, em consequência, menos fadiga, menos dores, mais conforto, mais produtividade.

Os padrões adotados pela norma baseiam-se em um uso de 8 horas ao dia por pessoas com peso até 110Kg com altura entre 1,51m e 1,92 m e que é denominada: Cadeira giratória operacional padrão.

A norma define cadeira giratória operacional àquela com as seguintes características listadas abaixo:
• Regulagem de altura do assento;
• Regulagem do apoio lombar;
• Base giratória;
• Base com pelo menos cinco pontos de apoio, provida ou não de rodízios;
• Conformação da superfície do assento um pouco acentuada e borda frontal arredondada.

Para estar de acordo com a norma, uma cadeira operacional deve atender às medidas mínima da tabela.
Para uma cadeira ser aferida de acordo com a norma existe um procedimento determinado de medição. Em algumas medições é simulado o peso de uma pessoa de aproximadamente 64 Kg. sobre o assento, utilizando o gabarito mostrado abaixo na figura que está sendo exemplificada neste artigo.
Para pessoas mais baixas ou para mais altos simplesmente é feita a troca da coluna giratória, pois há colunas com várias alturas para que as cadeiras sejam adequadas ao biotipo e tarefa escolhidos. Em casos de nanismo e sobrepeso, e PNEs as leis de acessibilidade tem que ser contempladas.

Dependendo da atividade no escritório, as cadeiras podem ser:

Cadeiras Giratórias

Regulagem de altura: Regulagem de altura dos assentos através de pistão a gás. As alturas dos assentos em relação ao piso seguem um padrão do biotipo brasileiro médio.
Bases: Sempre com cinco patas, em aço com cobertura de polipropileno texturizado, injetadas em NYLON ou até injetadas em alumínio. Bases mais chatas ou mais curvas, estilos diferentes. Vários materiais e acabamentos, sobre rodízios ou pés fixos sempre de Nylon.
Mecanismos: Vários tipos de mecanismos com opção de várias opções.
Braços e Apoia Braços: Vários tipos e modelos de braços e apoia braços.
Tecidos: Os tecidos, todos 100 % poliéster tipo Panamá ou Crepe, sem emendas, sem costuras. Emendas são pontos frágeis e com sujidade com contaminação por bactérias ou fungos.
Devem ter alto teor de gramatura, mínimo 450 g/ml (gramas por metro linear). Recomdamos perguntar e checar: Resistência da cor à luz Classe 5; “Pilling” (resistência do tecido) classe 5 conforme norma JIS L 1076 A.
Podem ser também de Vinil tipo courvin ou Semilicouro porém com espessura minima de 0,8 mm; Vinil micro perfurado, crepe de lã, couro, micro perfurada.
Podem ser tratados contra fungos, antichama, e até com logos e ou marcas bordadas nos tecidos. Alguns modelos podem ser forrados com tecido antiestático com fibra de carbono com bornes para aterramento para atender alguns ambientes ESD.
Cores desde lisas ou fantasia com diversos padrões.
Exija que os tecidos sejam protegidos contra raios UVA UVB.
Rodízios: Para pisos duros, abrasivos ou carpetados?. Sempre injetados em NYLON, que não se quebram como os de PVC (vendo-os, eles são quase iguais).
Braços e Apoia braços: Todos os modelos são fornecidos SEM ou COM braços e apoia braços. Braços em termoplásticos (mais duros) ou os macios injetados em Poliuretano – PU. Fixos, móveis na altura com ou sem regulagem, regulagem também dos apoia braços, inclusive com regulagem da largura entre os braços para os mais fortinhos. Os braços são cotados em separado. Podem ser também equipadas com pranchetas antipánico sendo disponível para destros e canhotos.
Detalhes cromados em alguns modelos opcionais. Para cada modelo indicamos os braços e apoio braços disponíveis. Todos grandes e robustos. Afinal eles devem suportar os braços com conforto.
Pintura e acabamento: Todas as peças em aço, fosfatizado e pintadas eletrostaticamente com tinta em pó epóxi, com elevado padrão de espessura e tempo de cura, mínimo 60 microns.
Acabamento padrão: preto fosco. Opcional: Cinza inclusive braços ou brancos dependendo do modelo. Alguns modelos podem ser totalmente brancos.
Componentes injetados em Nylon, polipropileno ou poliuretanos: Todos aditivados contra raios UVA e UVB que embraquiçam precocemente com aspecto de velhos.
Assentos e Encostos: Tapeçados sobre espuma de poliuretano injetado com densidade mínima 45 kg/m³ e o mais importante, com alta resiliência laudados, que assegura longos anos da capacidade da espuma absorver e descer e subir mantendo o conforto. Totalmente AnteFlam, resistente a chamas.

Cadeiras Fixas:
Com os mesmos assentos e mesmos encostos, com os mesmos braços e apoia braços, cadeiras de base tubular fixa individual ou em montagem de longarinas de 2, 3, 4 e 5 lugares.
Vários modelos de estrutura fixa, longarinas pintadas, cromadas etc. Ver em longarinas.
Pintura e acabamento: todas as peças em aço Fosfatizado e pintadas eletrostaticamente com tinta em pó epóxi, com elevado padrão de espessura e tempo de cura 60 microns.
Acabamento padrão: preto fosco. Opcional: Cinza inclusive braços ou brancos dependendo do modelo.
Alguns modelos podem ser totalmente brancos.

Complemento:

Montagem para transporte:
Cadeiras entregues semi-montadas ou montadas. Na primeira opção não requerem para a sua montagem, o uso de qualquer ferramenta, sendo facilmente montada pelo usuário ou serviço de manutenção. Exceto as longarinas que exigem montagem mais acurada, porém supersimples.
A vantagem da entrega semi montada é na diminuição da cubagem para o transporte economizando importantes somas de frete.

Conformidade legal
Atendem todas as normas americanas, europeias e brasileiras, particularmente a ABNT: NBR 13962 e NR-17.
Laudos: Laudos Técnicos e Ergonômicos para cada um dos modelos disponíveis, elaborados por engenheiros mecânicos e de segurança do trabalho altamente capacitados e habilitados.

LINHAS MAIS UTILIZADAS PARA ESCRITÓRIOS:

Lembrando que muitas  linhas de cadeiras acima permitem a montagem em longarinas formando um conjunto  harmonioso para o escritório. A recepção do escritório, a portaria e até mesmo todo o espaço corporativo  também podem ser contemplada com essa harmonia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!