UTILIZAÇÕES ESPECIAIS

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

LONGARINAS

Como já explicamos, as cadeiras basicamente podem ser fixas ou giratórias sendo que as cadeiras fixas podem ser montadas individuais ou em conjunto que chamamos de longarinas

Bem resumidamente, longarinas são cadeiras fixas em sequência.

APRESENTAMOS VÁRIAS MONTAGENS ABAIXO – CLIQUE E AUMENTE O ZOOM DAS FOTOS PARA MAIS DETALHES.

Vários são os locais que necessitam  cadeiras fixas em sequência.

Desde as salas de aulas mais simples, recepções de bancos, clínicas, descanso, estádios e até auditórios especiais que podem ser montados por longarinas com assentos ou com poltronas especiais.

Em cada um desses locais, as montagens das cadeiras utilizadas seguem formações diferentes, sempre de acordo com a necessidade a que o espaço se propõe

O que caracteriza o modelo da longarina são os assentos e encostos propostos para cada necessidade, assim como o tipo de suas ferragens ou de suas bases.

Da mesma forma que as cadeiras, as longarinas podem ter vários tipos de estilo mais retas, mais desenhadas, curvas e dependendo do  modelo podem ter braços, pranchetas ou mesmo serem montadas sem braços, sempre dependendo da necessidade de nosso cliente.

Quanto aos acabamentos, podem ser pintadas de epoxi sobre aço fosfatizado podem ser na cor preta, cinza de vários tons ou cromadas.

É possível montar, em alguns casos, longarinas com assentos giratórios dependendo do assento e do projeto.

Resumidamente  podemos dizer que Longarina é o nome dado à peça montada com cadeiras (assento e encosto) ou apenas assentos em sequência..

Como escolher uma longarina:

Da mesma forma que a escolha da cadeira, é preciso analisar o tipo mais adequado para o local que será utilizada

O segredo de uma boa longarina é sua estrutura. Quanto mais aço, mais robusta, boas soldas, bons parafusos, porcas, arruelas, bom projeto, mais durabilidade. Mais estabilidade.

Outra observação importantíssima para aquisição de uma boa longarina é verificar se o conjunto dos assento/encosto está fixado à barra da longarina por solda ou por flange aparafusada à mesma. Estas soldas são muito solicitadas e o vai e vem do sentar-se e se encostar no espaldar vai quebrar esta solda por fadiga, rapidamente. Se este particular não for claramente especificado para compra, o fabricante vai optar pelo caminho mais simples, muitas vezes sem embasamento de projeto e engenharia.

Outra particularidade que deve ser observada na compra é a capacidade de carga, obrigatoriedade de um ou dos pés suplementares, tudo para garantir a capacidade de peso dos usuários lembrando que chapa e perfis de aço podem ter varias espessuras além da qualidade técnica do material. Aços são diferentes.

Projeto estrutural com o menor número possível de soldas.

Tratamento contra a corrosão como decapagem, fosfatização, pintura epoxi eletrostática de alta espessura.

Componentes básicos de uma longarina:

Normalmente a longarina é um conjunto composto de um assento que receberá o encosto através de uma lâmina de aço. Essa lâmina pode ser fixada sob o assento ou na própria flange que neste caso deve ter uma rabeta para que a lâmina seja aparafusada. Uma viga ou barra de aço que será aparafusada sobre as laterais que receberá o assento/encosto. Para vigas maiores do que 3 assentos, deve-se colocar mais uma estrutura no meio para diminuir a carga

As flanges sendo aparafusadas elas podem ser ajustadas sobre as barras mais para um lado ou mais para outro, deixar espaços para mesinhas porta revistas, abajures, etc.

O conjunto assento/encosto obviamente não terá mecanismo de inclinação ou regulagem de altura.

Esse conjunto tem pés. Os pés podem ter ou não laterais diferentes, essas laterais geralmente são de aço que podem ser de vários estilos como retos, mais arredondados, arredondados que terão pés com ou regulagem de altura..

Alguns modelos de longarinas comportam braços, pranchetas antipânicos de polipropileno menores ou as clássicas, maiores de madeira compensada naval certificada em revestimento melamínico.

Chamamos a atenção para a grande novidade,  em alguns modelos temos  estrutura em aço inoxidável com alta beleza, alta durabilidade e de fácil higienização.

Montagem das longarianas:

A princípio podem ser montadas longarinas de 2 até 6 lugares. Ao se projetar o lay out do ambiente e da longarina deve-se ter em conta o estudo da largura dos assentos, se com ou sem braço e da maior ou menor aproximação dos assentos.

Em função do tamanho do conjunto assento/encosto, muitas longarinas apresentam as laterais menores chamadas tipo secretaria ou maiores tipo diretor.

Montagem básica de nossas longarinas:

Assento e encosto: de acordo com a necessidade do local .Neste artigo será relacionado os modelos de nossas linhas que podemos fazer montagem em longarinas assim como alguns modelos de estrutura de longarinas.

Pés ou suportes: Os pés mais solicitados são do modelo Styllus. Podem ser menores (tipo secretaria para assentos pequenos, baixa carga ) ou maiores (tipo Diretor para assentos maiores e carga maior). Os pés Styllus são de aço estrutural SAE 1020 e após fosfatização são pintados por tinta epoxy com processo eletrostático o que garante que a tinda atinja os pequenos cantos, com espessura de varios microns. A tinta pode ser na cor preta, cinza rato, cor prata e cromadas. Os pés modelo FLEX são retos e apenas na cor preta e cinza com o mesmo processo e material acima. E finalmente o super diferente pés curvado, tambem de aço estrutural nas cores preta, cinza e prata.

Longarina ou viga: É o que dará sustentação aos assentos e são de construção soldada em retângulo.  São de aço estrutural SAE 1020 e após fosfatização são pintados por tinta epoxy com processo eletrostático o que garante que a tinda atinja os pequenos cantos, com espessura de varios microns. A tinta pode ser na cor preta, cinza rato e cor prata. São normalmente oferecidas em varios comprimentos a fim de adequar o número de assentos, seu espaçamento entre eles ( com braços e prancheta precisam de mais espaço ) e a possibilidade de mesas ou outro acessorio intermediario ou no canto. Os padrões de comprimento são em milímetros: 80, 100, 120, 150, 170, 200, 230, 250, 290. Construções especiais para obesos onde assentos maiortes e especiais que atendem a Norma ABNT NBR 9050 são projetadas caso a caso em função das necessidades.

Flanges: As flanges são estampadas em aço estrutural e aparafusadas sobre as longarinas através de alças especiais que permitam o ” balanço ” dos assentos para garantir durabilidade. Sobre as flanhes vamos fixar os assentos e ou encostos. Dependendo do modelo do assento encosto, vamos ter o suporte para o encosto desde os mais simples tipo L de cadeira, laminas e especiais. Dependerá do modelo de assento encosto, desde os estofadas menores, maiores, injetados em poliurebato, de plastico, encostos em tela etc.

Mesas ou acessórios: São mesas ou suportes construidas normalmente em madeira MDF revestidas de melamínico (formica) em varias formas e tamanhos. Desde que somos fabricantes e temos nossa linha de marcenaria e produtos especiais, podemos customizar esses acessórios e sob projeto nosso ou de terceiros.

Braços e pranchetas: muitos modelos podem adaptar braços, pranchetas antipânicos de polipropileno menores ou as clássicas, maiores de madeira compensada naval certificada em revestimento melamínico.

FINALIZANDO:

Ao montar seu projeto de longarinas, não esqueça que longarinas são usadas em ambientes muiti função, pois as longarinas não são fixadas ao piso, podendo ser retiradas para uso como salçao aberto. Alem disso, muitos projetos de longarinas de 3, 4 ou 5 lugares, precisam de espaço para um assento apenas ou assentos laterais, de espera, de apoio. Nestes casos podemos usar exatamente os mesmos assentos encostos sobre cadeiras fixas de estrutura tubular ski ou com 4 pés palitos. Ou até giratórias de maneira a seguir o mesmo padrão. Um bom exemplo que executamos foi um auditório para o Ciesp de Jacareí 200 assentos, onde usamos assento encosto tipo B SIDE Diretor em longarians de 3, 3 4 lugares com braços fixos. Os mesmos assentos foram montadas em cadeiras estrutura fixa ski para apoio, lateral, desocupar espaco para cadeirantes e os mesmos assentos os colocamos em estrutura giratória, com braços, sem regulagem de altura para a mesa diretora dos trabalhos para reubnições plenarias. E ainda colocamos o logotipo do Ciesp bordado nos encostos nas cadeiras centrais.

Os mesmos assentos e encostos pdoem ser montados para uma pessoa apenas, em estrutura tubular ou palito muito util para o complemento de seu ambiente.

Opções: Observe que a linha de assentos em plastico especial para estadios podem ter alguns modelos fixadas na alvenaria de umn patio, vestiario ou cantina substituindo as longarias. São fixadas às paredes vericais deixando o piso livre.

Caso precise de estruturas em ao inoxidável alimenticio AISI 304 podemos executar as longarinas em varios assentos. Sobre as mesmas, as tradicionais cadeiras de nossa fabricação inteiramente em inox, ou revestidas de PeAd ou 100 % PeAd macio ou ainda as injetadas em poliuretano que são todas higienizaveis por álcool isopropílico, hipoclorito de sódio ou detergente: Sao os assentos WORK e WDA.

Qualquer outra montagem, fale com nosso departamento de vendas e nos apresente a planta baixa de seu espaço. Nossos engenheiros e arquitetos estudarão as alternativas.

ABAIXO EXEMPLIFICAMOS OS COMPONENTES DAS LONGARINAS E ALGUNS MODELOS MONTADOS COM ASSENTO E ENCOSTO DE NOSSAS LINHAS

EXEMPLOS DE LONGARINAS DE 2 LUGARES

EXEMPLO DE LONGARINAS DE 3 LUGARES

EXEMPLOS DE LONGARINAS DE MAIS LUGARES

LONGARINA – ESQUEMA GERAL DE MONTAGENS

MONTAGEM BÁSICA DE UMA LONGARINA

LONGARINA – PÉS CURVADO

LONGARINA – PÉS FLEX

LONGARINA – PÉS STYLUS

LONGARINAS – FLANGES

LONGARINA – MODELO HO20

LONGARINA – MODELO HO21

LONGARINA – MODELO HO23

LONGARINA – MODELO HO23 COLORIDA

LONGARINA – MODELO HO24

LONGARINA – MODELO HO25

LONGARINA – MODELO HO27

LONGARINA – MODELO HO27 MAIS EXEMPLO

LONGARINA – MODELO HO28

LONGARINA – MODELO HO29

LONGARINA – MODELO HO29 COM PRANCHETA

LONGARINA – MODELO HO29 SEM PRANCHETA

LONGARINA – MODELO HO29 MAIS MODELOS

LONGARINA – MODELO HO30

LONGARINA – MODELO HO30 2 LUGARES COM BRAÇOS

LONGARINA -LINHA FLEX -EM PU

LONGARINA – LINHA FLEX – MODELO WOOD = MADEIRA

LONGARINA – LINHA PLUS – MODELO BSIDE GERENTE

LONGARINA – LINHA FREE – MODELO BOSTON COM BRAÇO

LONGARINA – LINHA FREE – MODELO BOSTON SEM BRAÇO

LONGARINA – LINHA FREE – MODELO MAFRI

LONGARINA – LINHA FREE – MODELO SIENA

LONGARINA – LINHA FREE – MODELO ISO

LONGARINA – LINHA DESIGN – MODELO SAMIRA

LONGARINA – LINHA DESIGN – MODELO TAIR

LONGARINA – LINHA FREE – MODELO ISO – REBATÍVEL

ESQUEMA DE UM AUDITÓRIO EM CONFORMIDADE LEGAL