Bancos para segurança, portaria e trabalhos em pé
Há atividades laborais que obrigam as pessoas a trabalharem de pé por longos períodos.
Controladores de painéis de emergência, seguranças de bancos e hotéis, postos de trabalho que obrigam o trabalhador a se deslocar com frequência.
Para estes casos não se pode pensar sequer numa cadeira especial.
Ao ficar de pé por longos períodos, mesmo aqueles condicionados fisicamente que, infelizmente, não é a maioria, a postura não é reta. As pessoas ficam cansadas, se esquecem da postura e entram em fadiga postural.
A fadiga postural é perversa, pois não manda avisos. Qualquer pessoa já passou por isso em breves períodos de tempo. Mas, o problema é quando esta situação é constante, durante horas e todos os dias.
Para uma atividade onde é necessário a agilidade e a atenção, a posição em pé é preconizada para uma resposta mais rápido para qualquer ação emergencial porém, sabemos que a coluna vertebral não deve ser mantida comprimida por muito tempo. Nesses casos, preconizamos um banco onde o usuário fica com a sua coluna, apenas, descansada sem alterar a posição ou o estado de alerta podendo levantar e reagir imediatamente a qualquer situação indesejada.
O banco SEMI SENTADO é o ideal para essa situação, em especial o Banco semi- sentado Modelo GOLDEN SEAT pela sua formatação especial.
Baixe o folder do banco Semi Sentado modelo Golden Seat®
O banco semi sentado modelo Golden Seat® é estruturado para suportar até 130 kilos
Entre e veja detalhes desse banco e suas possíveis montagens
Conheça toda nossa linha de Bancos Ergonômicos e estamos á disposição para atende-lo da melhor forma possível.
Saiba por que não se deve ficar em pé por longos períodos
Como já dissemos, essa postura em pé por longo período pode causar fadiga postural que é perversa, pois não manda avisos. Acarretam doenças extremamente limitantes.
Estas doenças são classificadas como distúrbios músculo-esqueléticos e são consideradas como uma doença ocupacional, quando se trata de patologias acarretadas no trabalho. Nesses casos precisa e deve ser prevenida pelos patrões e pelas empresas. Além da obrigatoriedade, como se vê mais abaixo, a falta desta prevenção pode comprometer todo o trabalho, toda uma operação, toda a atividade ocupacional.
Em um trabalho ou em casa, ficar em pé por períodos longos deve ser evitado…
As consequências são graves para o trabalhador e para sua função, para sua atividade.
Para a saúde do trabalhador, a consequência são dores musculares que às vezes de tanta constância são “esquecidas”, dores lombares ou lombalgias e depois lesões da coluna. Para a saúde de seu trabalho, de sua atividade, as consequências vão desde erros, falta de atenção, perda de resposta imediata a uma solicitação de emergência e assim por diante. Ora, um Segurança que não fica atento, não responde a um ataque de imediato, está comprometendo a operação, todo o procedimento do esquema de segurança.
Para um operador de painéis de emergência, os riscos de um erro são grandes e pode comprometer uma produção e mesmo uma planta. A Norma Regulamentadora do antigo Ministério do Trabalho e Emprego 17, conhecida como NR 17, trata da ERGONOMIA.
Esta Norma, esta Lei Federal, determina que se adote medidas preventivas e eficazes para que os riscos de doenças músculo esqueléticos sejam evitados, sejam mitigados.
Ergonomia, uma ciência cada vez mais difundida e necessária para qualquer atividade laboral ou de lazer, busca o conforto, busca a se executar uma atividade com menos esforço, com mais conforto, com mais produtividade.
O que se esquece, muitas vezes, é que há atividades como as mostradas acima que, aparentemente, não mostram grandes esforços, como levantar pesos e que são tão comprometedoras para coluna vertebral como levantar um saco de cimento, sem critério.·.
Quais as medidas que devem ser tomadas para não comprometer a saúde do trabalhador e o bolso do empresário?
Listamos abaixo algumas que entendemos como eficazes, sem atentar para sua importância pela ordem das mesmas.
- Adotar ginástica laboral a ser exercida por profissional de educação física após ter sido prescrito por um fisioterapeuta quais grupos musculares, quais frequências necessitam de uma intervenção. Não basta ao contrario implementar a ginástica laboral para mostrar nos vídeos institucionais em Inglês.
- Adotar um programa de treinamento para fortalecer a coluna vertebral que induza o trabalhador a adotar métodos da prática de exercícios físicos, como manter boa postura em todas as ocasiões, como praticar a ginástica do GATO a cada hora, a adoção de ingestão de água, como manusear qualquer tipo de carga mesmo as pequenas. Este item 2, pode ser contemplado através do Programa de Prevenção de Lombalgias e Lesões da Coluna “Coluna Segura ®”.
- Adoção de bancos de espera ou semi-sentados Golden Seat com regulagem de altura e rotação do assento, cujas características principais se encontram no setor – Banco Semi Sentado modelo – Golden Seat, sendo um modelo especial para cada atividade.
Fale conosco, teremos imenso prazer em auxiliá-lo a escolher o melhor modelo para seu posto