EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish

CADEIRA PARA OBESO – LINHA GOLDEN BIG

APRESENTAÇÃO DA LINHA

CADEIRA PARA OBESO – LINHA GOLDEN BIG

Cadeiras Ergonômicas para pessoas com SOBREPESOS. Cadeiras para pessoas obesas em conformidade com a ABNT.

A Linha GOLDEN BIG e uma linha de cadeiras especial, mecanicamente e ergonomicamente estudada e projetada para as condições morfológicas e antropométricas dos usuários e não APENAS TER CAPACIDADE DE CARGA MAIOR.

Este é um alerta: A cadeira para obeso não pode, apenas, ter medidas maiores. É necessário que o projeto atente para as especificações necessárias para um mobiliário REALMENTE ERGONÔMICO E MECÂNICO especial e especifico além de toda a estrutura especial dimensionada e projetada para sobrecargas.

O projeto de engenharia mecânica da Linha Golden BIG atende a todas s exigências mecânicas e ergonômica sendo que forma feitos todos os testes de resistência estrutural antes da liberação da linha para o mercado.

Ac dimensões do assento, do encosto, inclinação assento x encosto, altura dos braços e capacidade de carga estão de acordo com ABNT NBR 9050 e outras especificações métricas.

Algumas considerações:

Assento: Interno em madeira compensada, reforçada com flange de aço.

As dimensões do assento diferem em cada modelo

Encosto: Encosto não reclinável por medida de segurança. Interno em madeira compensada com lâmina em aço para o encosto confeccionado em chapa de aço.

Dimensões: As dimensões do encosto diferem em cada modelo

Acessório opcional: Cunha – utilizada pelo usuário tendo em vista que o encosto não tem regulagem de inclinação.  Trata-se de um acessório para oencosto em espuma revestida para ser fixado ao encosto da cadeira, tipo cunha com ângulo aproximado de 5º a fim de que o usuário se desejar e pelo tempo que desejar possa ter o encosto em uma posição praticamente vertical de maneira a aproximá-lo ao posto de trabalho.

Coluna Giratória: sem regulagem de altura, sendo projetada de acordo com a altura escolhida pelo usuário. Altura recomendada pela ABNT NBR 9050 para assentos fixos é de 410 mm a 450 mm.

A altura deve ser escolhida em função das medidas do usuário (medidas antropométricas, altura dos braços) e da atividade ou trabalho que o usuário vai exercer.

Base: 05 patas confeccionada em aço carbono tubular, com capa de polipropileno nas extremidades, diâmetro de 80 cm.

Pés:

Rodízios industriais com 3 polegadas. Estrutura dos Rodízios: Garfo reforçado, com acabamento zincado. Rodetes de PVC com 03 polegadas, todos com freios. Capacidade nominal dos rodízios: 80 kg / unidade.

Pés fixos injetados em Borracha Sintética com ajustes milimétricos para pisos com imperfeições.

Modelos fixos montados sobre pés/sapatas:

Altura fixa em relação ao solo: 450 mm

Estrutura fixa em longarina com 4 pés confeccionada em estruturas de aço carbono tubular.

Pés: Sapatas fixas injetadas em nylon.

Acabamentos:

Revestimento: Em Vinil especial também conhecido como courvin ou semilicouro, acabamento levemente corrugado, espessura mínima de 0.8 mm sobre tecido de alta   gramatura ou

Tecido vip 100% poliéster tipo crepe, gramatura com várias opções de cores vide tabela.

Acabamento e fixação do revestimento à espuma:

Revestimento sem qualquer emenda de costura, portanto boa resistência e ausência de risco de sugidade.

Fixação do revestimento com acabamento perfil macho e fêmea em polipropileno semi rígido sem aparência de grampos ou filetes o que impedem riscos de arranhões e polimerização quando usados os antigos perfis de PVC flexíveis tipo francis.Vide fotos comparativas.

Espumas: Espuma anatômica em poliuretano laminado de 60 a 80 mm de espessura, indeformável, laminada com densidade 45 kg/m3 podendo ter uma variação de +/- 5%.  Bordas arredondadas inclusive no assento para atender às Normas de Ergonomia.

Metais: fosfatização, seguido de pintura epóxi, aplicada eletrostaticamente com mínimo de 30µ.

Braços opcionais fixos injetados em poliuretano, com altura de 250 mm em relação ao assento.

Braços opcionais reguláveis projetados para obesos em polipropileno ou poliuretano opcionais. Pranchetas opcionais.

Cores padrões para estrutura e revestimento na cor Preta. Outras opções de cores sob consulta.

Algumas considerações para especificar uma cadeira para pessoas com sobrepeso:

Qual o peso do usuário? 120, 150, 170, 200 ….400 quilogramas ?

Qual a largura das nádegas? O usuário pode ter um peso de 110 quilos porém ter uma nádega de dimensões maiores.

Qual a atividade que o obeso vai utilizar usando a cadeira?

Quanto tempo por dia?

Vai precisar de braços?

Qual a altura da mesa ou bancada se for o caso?

Qual o piso que a cadeira vai ser apoiada?

A base terá rodízios ou pés fixos?

Se rodízio, este precisa ser estudado para não riscar, danificar o piso (carpete de madeira, piso cerâmico, mármore, granito, carpete, resina) além de poder se quebrar facilmente em função do material errado para aquele piso!

Se utilizarmos uma base com cinco patas e, portanto cinco rodízios, uma cadeira para uma carga nominal de 200 kg NÃO é possível colocar um rodizio com carga de 40 kg (200 dividido por 5 = 20), pois o usuário pode se inclinar para um lado ou outro. Assim o rodizio deve ter capacidade maior, com fator de segurança adequado.

Cadeiras giratórias ou fixas? Qual a altura mínima e máxima do assento? Regulagem de altura, mas qual o curso?

NOTA:

Não existe no Brasil colunas a gás com curso variável que permita suportar cargas de 200 kg por longos períodos.

Para essas cargas, desenvolvemos um modelo para cadeiras giratórias, porem as mesmas NAO terão regulagem de altura dos assentos.

Essa altura dos assentos em relação ao piso, após a verificação das alturas das bases, rodízios, flanges, espumas, a coluna giratória deverá ser fabricado sob encomenda e especialmente para um determinado cliente.  ESTA ALTURA DEVE SER CUIDADOSAMENTE ESCOLHIDA PELO USUÁRIO OU PELO TÉCNICO QUE ESTÁ ESPECIFICANDO.

Para as cadeiras fixas, foi adotado pela equipe de engenharia uma altura do assento de acordo com a ABNT e pode ser modificada, customizada sob projeto especial e com orçamento especial.

Quais as medidas antropométricas (altura, largura, comprimento das pernas….) do usuário?

* obeso necessita regular a altura da cadeira para sua bancada ou mesa para ficar com os pés implantados no chão caso contrário, se não ficar apoiado poderá comprometer a circulação sanguínea, com forte probabilidade de edema, trombose e outras patologias.

Caso necessite de apoio de pés especial a equipe de engenharia projeta e executa o mobiliário necessário

Essas observações são feitas, também, para usuários digamos mais magros porém, são muito mais importante para obesos ou pessoas que requerem uma atenção adicional. Essas observações e projetos especiais são feitas para nanismo também.

Cada cliente é um caso especial. Como não é possível  descrever todos estes detalhes nos projetos possíveis apresentamos os modelos apresentados foram projetado para clientes de 150 quilos, 250 kilos e 400 kg.

A ABNT criou uma Norma NBR 9050 para Acessibilidade para pessoas consideradas como tendo necessidades especiais. Para sobrepeso, a norma indica que a cadeira deva suportar até 250 kilos e indica medidas de largura do assento, encosto, inclinação do encosto, e altura em relação ao piso.

Modelos da LINHA GOLDEN BIG

GOLDEN BIG LIGHT – FIXA  E GIRATÓRIA – ATÉ 150 KILOS

GOLDEN BIG OTO – FIXA E GIRATÓRIA –  ATÉ 150 KILOS

GOLDEN BIG ONE – GIRATÓRIA –  ATÉ 150 KILOS

GOLDEN BIG – FIXA E GIRATÓRIA – ATÉ 250 KILOS

GOLDEN BIG – FIXA  –  ATÉ 400 KILOS

GOLDEN BIG STEEL

GOLDEN BIG SCHOOL

cadeira para obeso fundo obeso escuro

PRODUTOS