POSTOS DE TRABALHO

POSTOS DE TRABALHO
POSTO DE TRABALHO é o local do trabalho que é composto por um conjunto de elementos para aquela determinada funçãoEste espaço foi criado para auxiliar no esclarecimento de alguns pontos importantes para as empresas, para os colaboradores e e para os empresários

O posto de trabalho deve ser adequado mediante todas as normatizações e legislações as quais esse posto e esse trabalho estejam sujeitas: ANVISA, CONAMA, MTE, NR17, outras NRs e anexos , resoluções confederativas, ABNT, e outras.

Em primeiro lugar, vamos falar o que é um Posto de Trabalho ou uma Estação de Trabalho = Work Station

Posto de Trabalho ou Estação de Trabalho é um local no qual um trabalhador desenvolve suas atividades.

Para adequarmos corretamente um posto, é necessário conhecer todas as normas, leis e resoluções aos quais esse posto está sujeito ou seja, é necessário que se conheça todas as OBRIGAÇÕES legais pertinentes a esse posto.

Por exemplo, um posto de trabalho de trabalho de recepção pode estar sujeito a legislações diferentes, mesmo sendo uma recepção. São diferentes as exigências que regem um posto de recepção de uma loja de conveniências e a recepção de um hospital, mesmo ambas sendo a função de “recepção”.  As normas sanitárias, ambientais, ocupacionais são totalmente diferentes para cada um dos postos.

Ao pensar em montar uma loja de conveniências, temos um determinado “caminho” a ser seguido e uma série de exigências legais a serem cumpridas, muitas delas muito diferentes das exigências a serem cumpridas para se montar um hospital e, da mesma forma, as ADEQUAÇÕES das recepções são totalmente distintas.

Temos então OS CAMINHOS PARA A  ADEQUAÇÃO  DA EMPRESA, PARA CHEGAR A ADEQUAÇÃO CORRETA DO POSTO

Para desenvolver um determinado trabalho o trabalhador recebe, processa e executa informações que chegam a ele através desse posto ou dos elementos que o compõe. Essas informações chegam ao posto, bem como partem dele e se transformam em reações, atuações do trabalhador, através dos elementos que constituem tal base, com o os comandos pelos quais se controla uma máquina, um motor, um veículo, um dispositivo, uma aeronave, etc.

Para executar de forma adequada esses procedimentos o trabalhador deve estar “confortável” nesse posto, isto é, o Posto de Trabalho deve estar em Condições Ergonomicamente corretas para aquele determinado trabalhador.

A ADEQUAÇÃO LEGAL DE UM POSTO DE TRABALHO vai além das exigências ergonômicas que já é muito mais complexa do que se imagina pois a análise ergonômica de um posto de trabalho não se limita ao tamanho do posto,  à máquina, ao painel, a cadeira, à cabine, aos tamanhos dos objetos, mas sim, a um sistema complexo e integrado de ações e reações x dimensionamentos físicos x dimensionamentos emocionais.

A análise e adequação completa  sob o enfoque da  ERGONOMIA (AET – ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO) ocorre em função da abrangência do posto, da sua complexidade, do tempo em que o trabalhador permanece nesse posto, nas suas áreas de atuação físicas, mecânicas e psicológicas, no ambiente geral como um todo, enfim a análise contempla uma série bastante vasta de quesitos especiais e particulares a cada posto.

A AET analisa o SISTEMA HOMEM X MÁQUINA  X AMBIENTE  e deve seguir uma sequência operacional sendo observada tanto a estruturação física quanto a emocional .

O ciclo da atividade deve ser fechado. As condições externas ao posto também devem ser analisadas e contempladas para uma correta avaliação integrada do Posto de Trabalho

O conhecimento do funcionamento completo do posto de Trabalho é fundamental para a Análise Ergonômica. É necessário compreender e conhecer todas as fases e interfases da interação Homem x Máquina – Ação x Reação que compõe em o processo transformando esse processo em um sistema integrado. A Ergonomia estuda tal sistema para interferir nos projetos dos postos, de forma a trabalhar com as dimensões, os formatos, as cores, a iluminação, a localização de vidros, passagens, acessos, visibilidade, componentes emocionais, entre tantos outros fatores.

A Ergonomia faz uso das ciências e dos conhecimentos da engenharia e da medicina para conhecer os limites sensoriais do homem (espectro de cores visíveis, níveis de pressão sonora, tato, etc.) e limites fisiológicos e anatômicos (alcances, ângulos de conforto, força muscular, etc.).  Analisa e interfere na comunicação que se estabelece entre o homem e seu posto de trabalho, estudando de forma completa o mobiliário, disponibilizando um maior conforto estrutural para a operacionalização do trabalho e mais ainda, a Ergonomia que preconizamos, ou seja, Ergonomia de Conscientização que contempla a compreensão psíquica ao qual o operador está sujeito.

Essa á uma breve visão da AET – ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO.

PARA CADA POSTO, UMA ADEQUAÇÃO LEGAL CORRETA TENDO COMO BASE AS EXIGÊNCIAS AS QUAIS O POSTO ESTÁ SUJEITO.

A adequação legal é obrigatória para cada tipo de serviços realizado e a adequação pessoal é importante para que o profissional possa desempenhar melhor suas atividades, com melhor qualidade de vida trazendo melhores resultados para a empresa. Abaixo relacionaremos alguns postos de trabalho com todos os elementos que devem contemplar essa adequação em conformidade legal;

Nossa empresa realiza consultoria, assessoria e projetos de adequação para cada posto específico. Adequar postos de forma consciente contemplando todos os aspectos normativos, técnicos e legais é a nossa especialidade. Analisamos os postos, emitimos os Laudos dos postos e elaboramos as ações corretivas para esses postos.

Abaixo alguns postos específicos que estamos elaborando todos os conteúdos e, em breve, estarão disponíveis.

Permanecemos a disposição com toda nossa equipe técnica multidisciplinar.

Eng. Osny Telles Orselli

 

Soldador

Costureira

Banho e tosa

Ascensoristas

Frigoríficos

Telemarketing

Salas limpas

Checkouts

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.