POSTOS DE TRABALHO

Este espaço foi criado para auxiliar no esclarecimento de alguns pontos importantes para as empresas, para os colaboradores e para os empresários.

O que é um POSTO DE TRABALHO: é o local de trabalho composto por um conjunto de elementos para exercer uma determinada função.
O posto de trabalho deve ser adequado mediante todas as normatizações e legislações as quais esse posto e esse trabalho estejam sujeitas: ANVISA, CONAMA, MTE, NR17, outras NRs e anexos, resoluções confederativas, ABNT, e outras relativas ao que denominamos de  Ambientes Controlados.

PARA CADA POSTO, UM AMBIENTE E UMA ADEQUAÇÃO MOBILIÁRIA CORRETA TENDO COMO BASE AS EXIGÊNCIAS LEGAIS AS QUAIS O POSTO ESTÁ SUJEITO.

A BRASGOLDEN – MUNDOERGONOMIA CUSTOMIZA, PROJETA E EXECUTA DE ACORDO COM A SUA NECESSIDADE.
Abaixo alguns postos específicos.
Estamos elaborando todos os conteúdos para elucidar e informar em detalhes cada um deles.
ENTRE AQUI E VEJA O CATÁLOGO DE POSTOS DE TRABALHO.
Eng. Osny Telles Orselli

POSTO DE SOLDA
POSTO DE SOLDA
SALA LIMPA
SALA LIMPA
FRIGORIFIVO
FRIGORÍFICO
ACESSIBILIDADE
CHECKOUT
CHECKOUT
COSTURERIA
COSTUREIRA
CALL CENTER
CALL CENTER
PRODUÇÃO
BANHO E TOSA
BANHO E TOSA
PORTARIA
ASCENSORISTA
ASCENSORISTA
ESD
ESCRITÓRIOS
DENTISTA
HOME OFFICE - HOME SCHOOL
PROJETOS ESPECIAIS

A equipe multidisciplinar da BraSGoldeN – Mundoergonomia orienta na especificação da necessidade do posto. 

O setor fabril da BraSGoldeN – Mundoergonomia, tem a capacidade de fornecer o material correto para cada posto em conformidade legal através de produtos de linha e projetos especiais trazendo segurança para seus clientes e perpetuação de sua marca.

BAIXE O CATÁLOGO DE POSTOS DE TRABALHO

EXPLICANDO MELHOR OS POSTOS DE TRABALHO:

Em primeiro lugar, vamos falar o que é um Posto de Trabalho ou uma Estação de Trabalho = Work Station

Posto de Trabalho ou Estação de Trabalho é um local no qual um trabalhador desenvolve suas atividades.
Para adequarmos corretamente um posto, é necessário conhecer todas as normas, leis e resoluções aos quais esse posto está sujeito ou seja, é necessário que se conheça todas as OBRIGAÇÕES legais pertinentes a esse posto.
Por exemplo, um posto de trabalho de trabalho de recepção pode estar sujeito a legislações diferentes, mesmo sendo uma recepção. São diferentes as exigências que regem um posto de recepção de uma loja de conveniências e a recepção de um hospital, mesmo ambas sendo a função de “recepção”.  As normas sanitárias, ambientais, ocupacionais são totalmente diferentes para cada um dos postos.
Ao pensar em montar uma loja de conveniências, temos um determinado “caminho” a ser seguido e uma série de exigências legais a serem cumpridas, muitas delas muito diferentes das exigências a serem cumpridas para se montar um hospital e, da mesma forma, as ADEQUAÇÕES das recepções são totalmente distintas.
Temos então OS CAMINHOS PARA A  ADEQUAÇÃO  DA EMPRESA, PARA CHEGAR A ADEQUAÇÃO CORRETA DO POSTO
Para desenvolver um determinado trabalho o trabalhador recebe, processa e executa informações que chegam a ele através desse posto ou dos elementos que o compõe. Essas informações chegam ao posto, bem como partem dele e se transformam em reações, atuações do trabalhador, através dos elementos que constituem tal base, com o os comandos pelos quais se controla uma máquina, um motor, um veículo, um dispositivo, uma aeronave, etc.
Para executar de forma adequada esses procedimentos o trabalhador deve estar “confortável” nesse posto, isto é, o Posto de Trabalho deve estar em Condições Ergonomicamente corretas para aquele determinado trabalhador.
A ADEQUAÇÃO LEGAL DE UM POSTO DE TRABALHO vai além das exigências ergonômicas. É necessário saber TODAS AS LEGISLAÇÕES as quais esse posto está sujeito – exemplo – legislações sanitárias, ambientais, ocupacionais,  ergonômicas e de práticas oficiais de operacionalização e fabricação (BPF). TUDO ESTÁ NA LEI!
A análise completa do posto é muito mais complexa do que se pode imaginas. Requer, realmente, conhecimento das leis que regem esse posto.
Por exemplo, a análise ergonômica que está presente em tudo e já é muito mais complexa do que se imagina pois a análise ergonômica de um posto de trabalho não se limita ao tamanho do posto,  à máquina, ao painel, a cadeira, à cabine, aos tamanhos dos objetos, mas sim, a um sistema complexo e integrado de ações e reações x dimensionamentos físicos x dimensionamentos emocionais.
A análise e adequação completa  sob o enfoque da  ERGONOMIA (AET – ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO) ocorre em função da abrangência do posto, da sua complexidade, do tempo em que o trabalhador permanece nesse posto, nas suas áreas de atuação físicas, mecânicas e psicológicas, no ambiente geral como um todo, enfim a análise contempla uma série bastante vasta de quesitos especiais e particulares a cada posto.
A AET analisa o SISTEMA HOMEM X MÁQUINA  X AMBIENTE  e deve seguir uma sequência operacional sendo observada tanto a estruturação física quanto a emocional
O ciclo da atividade deve ser fechado. As condições externas ao posto também devem ser analisadas e contempladas para uma correta avaliação integrada do Posto de Trabalho
O conhecimento do funcionamento completo do posto de Trabalho é fundamental para a Análise Ergonômica. É necessário compreender e conhecer todas as fases e interfases da interação Homem x Máquina – Ação x Reação que compõe em o processo transformando esse processo em um sistema integrado. A Ergonomia estuda tal sistema para interferir nos projetos dos postos, de forma a trabalhar com as dimensões, os formatos, as cores, a iluminação, a localização de vidros, passagens, acessos, visibilidade, componentes emocionais, entre tantos outros fatores.
A Ergonomia faz uso das ciências e dos conhecimentos da engenharia e da medicina para conhecer os limites sensoriais do homem (espectro de cores visíveis, níveis de pressão sonora, tato, etc.) e limites fisiológicos e anatômicos (alcances, ângulos de conforto, força muscular, etc.).  Analisa e interfere na comunicação que se estabelece entre o homem e seu posto de trabalho, estudando de forma completa o mobiliário, disponibilizando um maior conforto estrutural para a operacionalização do trabalho e mais ainda, a Ergonomia que preconizamos, ou seja, Ergonomia de Conscientização que contempla a compreensão psíquica ao qual o operador está sujeito.
Essa á uma breve visão da AET – ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO.

RESUMINDO – PARA CADA POSTO, UMA ADEQUAÇÃO LEGAL CORRETA TENDO COMO BASE AS EXIGÊNCIAS AS QUAIS O POSTO ESTÁ SUJEITO.
Acima,  relacionamos alguns postos de trabalho com todos os elementos que devem contemplar essa adequação em conformidade legal;
Nossa empresa realiza consultoria, assessoria e projetos de adequação para cada posto específico. Fazemos a análise legal de adequação, projetamos e fornecemos os mobiliários e, também, os treinamentos obrigatórios para cada posto. Tudo através de uma equipe multidisciplinar com mais de 30 anos de experiência.
Adequar postos de forma consciente contemplando todos os aspectos normativos, técnicos e legais é a nossa especialidade. Analisamos os postos, emitimos os Laudos dos postos e elaboramos as ações corretivas para esses postos.

Permanecemos a disposição com toda nossa equipe técnica multidisciplinar.

Eng. Osny Telles Orselli

vendas@mundoergonomia.com.br  

FALE CONOSCO - AUXILIAMOS NA ADEQUAÇÃO DE SEU POSTO DE TRABALHO
error: Content is protected !!