EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish

POSTOS DE TRABALHO

Posto de Solda

O posto de soldador é um posto muito especial pois o seu risco vai muito além da solda ou de seus respingos.
Dependendo do ambiente onde se é realizada a solda, os riscos vão além de um simples respingo onde pode ocasionar um dano no material até um altíssimo risco de explosão.
Segue algumas soluções que minimizam perigo ocasionado pelo respingo da solda.
Não apenas para a proteção da cadeira ou do mobiliário mas, principalmente, para minimizar os riscos que um respingo pode fazer no profissional e no ambiente de trabalho.

MODELOS DE MOBILIÁRIOS PARA POSTOS DE SOLDAS

cadeira HO21
banco comfort mocho
banco golden seat
banco modelo sela
banco chapisco
cadeira HO21
banco comfort mocho
banco golden seat
banco modelo sela
banco chapisco

modelos em aço INOX AISI 304

cadeira 100% INOX
golden seat 100% INOX
100%INOX coluna mecânica
100%INOX coluna a gás
banco COKE 100% INOX

É importante alertar e observar que muitas posições necessitam de um APOIO PARA OS PÉS.
O modelo a ser utilizado vai depender do posto.
Os modelos mais usados em postos de solda são:
APOIO PARA PÉS DE AÇO COM AJUSTE DE 16 e APOIO PARA PÉS EM AÇO SUPER HEAVY DUTY

Esclarecimentos técnicos:

Existem regras para cada tipo de solda e essas regras não devem ser consideradas como substitutos ou alternativas à legislação ou às normas vigentes, inclusive às normas internas dos usuários; ainda, elas completam, mas não substituem as informações contidas nos Manuais de Instruções específicos dos equipamentos de soldar ou cortar
Por esse motivo, em caso de locais onde ocorrem respingos, há necessidade de saber o tipo de respingo e a área de trabalho. As regras de segurança são apresentadas para a proteção dos operadores e demais pessoal envolvido na instalação, utilização e manutenção de equipamentos de soldar, cortar ou goivar ao arco e plasma elétricos. Elas resumem informações e práticas adotadas na industrias e são baseadas em literatura especializada de origem norte-americana.
Aqui trazemos o documento, traduzido e adaptado da brochura Precautions and Safe Practices for ARC WELDING, CUTTING & GOUGING publicada por ESABWelding & Cutting Products (Florence, SCUSA), é destinado a proporcionar informações sobre saúde e segurança aos Usuários dos processos de soldagem, corte e goivagem ao arco elétrico e equipamentos relacionados. Estas informações podem ser usadas como subsídios para o treinamento dado nas Empresas a soldadores, operadores e demais técnicos ou completar tal treinamento.
APOSTILA – SEGURANÇA EM POSTOS DE SOLDAGEM

As regras apresentadas cobrem processos de soldagem e corte ao arco elétrico tais como:
• Goivagem com grafite
• Goivagem com plasma
• Plasmacorte
• Soldagem ao arco submerso
• Soldagem a plasma
• Soldagem com arame tubular
• Soldagem com eletrodo revestido
• Soldagem MIG/MAG
• Soldagem TIG

Em se falando de mobiliários é preciso que TODO O MOBILIÁRIO possa ser produzido em alturas e componentes de acordo com a necessidade do posto. 
Alertamos a utilização de equipamentos especiais para ÁREAS CLASSIFICADAS onde o risco de respingos é maior por conta do ambiente.
Muito importante para atividades com respingo é saber sobre a área onde se propaga esse respingo por conta do perigo das áreas .

ÁREAS CLASSIFICADAS –  Atmosfera Explosiva.
Atmosferas explosivas constituem uma das situações mais críticas para os profissionais do SESMT visto que um incidente pode ocorrer em ambientes industriais diferentes e com um alto potencial para causar danos irreversíveis, aos trabalhadores, comunidades e ao meio ambiente. Como exemplos temos as indústrias que processam pós empregando processamento, armazenamento de grãos (SILOS), alimentícia, farmacêutica, etc. (NRS 10, 12, 18, 31 E 33)

ATMOSFERAS EXPLOSIVAS – É uma área que apresenta mistura de substâncias inflamáveis na forma de gás, vapores, poeiras ou fibras com o ar (ou com O2) sob condições atmosféricas, na qual após a presença de uma fonte de ignição, ou simplesmente uma superfície quente, a combustão se propaga provocando a explosão.
As tragédias não acontecem apenas com os outros. A prevenção da dissipação do problema causado pelo respingo da solda vai além do cuidado com o mobiliário.
Uma atmosfera é explosiva quando a proporção de gás, vapor ou pó no ar é tal que uma faísca proveniente de um circuito elétrico ou do aquecimento de um aparelho provoca a explosão.
Quais condições é preciso reunir para que se produza uma explosão?

Para produzir uma explosão, três elementos são necessários:
Combustível + Oxigênio do ar + Faísca= Explosão.

Estudo, conhecimento e prevenção são necessários para garantir a segurança de todos!

Osny Telles Orselli

Complementando: Como já mencionado, existem diversos riscos ligados ao processo de soldagem, sendo eles: ergonômicos, físicos, químicos e de acidente. Em função desses riscos, ocorre a demanda da necessidade de um projeto de análise de posto de trabalho que consiga garantir segurança ao conforto na operação.
O soldador tem o trabalho reconhecido como atividade que necessita de grande esforço, sendo que essa atividade representa risco para o profissional. Estudos de posturas de trabalho necessitam estar relacionados ao tipo de processo de soldagem empregado e aos riscos a que o soldador está exposto (GOLDMAN, 2000).

A Mundoergonomia estuda e projeta seus mobiliários com os quesitos de segurança para esse posto de trabalho.

A equipe multidisciplinar elabora projetos especiais, em conformidade com a necessidade do cliente em conformidade com  as legislações vigentes. e traz, abaixo, algumas informações complementares importantes para quem atua nesse segmento.

Tipos de revestimentos indicados para postos de soldas

vídeos ilustrativos

PRODUTOS