Cadeira para OFTALMOLOGIA – COM ACIONAMENTO ELÉTRICO
A equipe multidisciplinar de engenheiros projetistas da BraSGoldeN – Mundoergonomia, apta a estudar medidas de adequações ergonômicas e estudar e ou customizar projetos especiais, trabalhou mediante a solicitação do requisitante.
O projeto foi solicitado por um hospital oftalmológico.
O médico estava buscando um assento para pacientes incapacitados que deveria ter no mínimo as seguintes características:
– Escolha de qualquer assento de cadeira disponível no mercado (tamanho médio ou grande, com ou sem braço, espaldar a escolher, material de revestimento a escolher ou todo em plástico ou PU, etc.
Ser o assento giratório independente do giro da base da cadeira.
Ser o assento regulável em sua altura, através de dispositivo elétrico com acionamento por botoeira à distancia por pedal.
– Carga máxima de projeto 200 kg.
Velocidade de deslocamento vertical da coluna 4 mm/segundo.
Base da cadeira estável, com pés fixos ou rodízios com trava.
O exemplo a seguir mostra uma cadeira com base de aço projetada para ser o mais estável possível, com rodízios montados em mancais de rolamento a fim de que os movimentos da cadeira fossem os mais suáveis possível.
Pode-se perceber pelas fotos que, qualquer assento/encosto de qualquer cadeira ou banco mocho pode ser montado à essa estrutura.
A estrutura foi projetada e executada em chapa de aço carbono estrutural recortada a laser, solda mig, estrutura pintada com tinta epóxi eletrostática após processo de decapagem e fosfatização.
O projeto pode ter a base e a flange de adaptação coluna elétrica X assento em aço inoxidável AISI 304.
Pés fixos de vários modelos e materiais como polipropileno, borracha sintética, aço, aço inox são opções.
Rodízios de 2 ou 3 polegadas, com varias bandas de rodagem com ou sem freio em aço estrutural tipo carbono oi inox podem ser escolhidos opcionalmente.
O acionamento pode ser feito por botoeira e ou pedal a distância, ou até controle remoto através de fonte 110 / 220 Volts ou bateria recarregável.
ALGUMAS POSSIBILIDADES DE MONTAGENS:
Observação:
Estas colunas elétricas são totalmente fechadas, de alto desempenho, com capacidade de cargas até 500 kg ou mais, com varias alturas e vários modelos.
Com estas colunas pode-se automatizar muitos projetos, desde cadeiras, mesas e bancadas dos mais variados tipos.
A Engenharia Ergonômica atua nos projetos dos produtos e das adaptações.
Atua diretamente no apoio da equipe na preparação das AET – Análise Ergonômica do Trabalho de cada posto por cada funcionário
Responsável técnico:
Osny Telles Orselli
Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho
Ergonomista
CREA 0600229120.