Cadeiras para portadores de ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica

Cadeira para portadores de ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) – Em primeiro lugar, trouxemos essa matéria para um breve esclarecimento do tema.

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é considerada uma doença degenerativa do sistema nervoso, que acarreta paralisia motora progressiva, irreversível, de maneira limitante, sendo uma das mais temidas doenças conhecidas.
O diagnóstico de ELA, em um passado recente, impunha um prognóstico reservado, com ausência de perspectivas terapêuticas.
Não há cura para a Esclerose Lateral Amiotrófica. Com o tempo, as pessoas com doença perdem progressivamente a capacidade funcional e de cuidar de si mesmas. O óbito, em geral, ocorre entre três e cinco anos após o diagnóstico. Cerca de 25% dos pacientes sobrevivem por mais de cinco anos depois do diagnóstico.
A descrição do seu nome, Esclerose Lateral Amiotrófica, significa: Esclerose – endurecimento e cicatrização.
Lateral – endurecimento da porção lateral da medula espinhal.
Amiotrófica – fraqueza que resulta na redução do volume real do tecido muscular, atrofia.

A ELA é uma das principais doenças neurodegenerativas ao lado das doenças de Parkinson e Alzheimer. A idade é o fator preditor mais importante para a sua ocorrência, sendo mais prevalente nos pacientes entre 55 e 75 anos de idade.
Desde 2009, o Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece assistência e medicamentos gratuitos, de forma integral, aos pacientes com essa doença, com base no que está cientificamente comprovado.

Sintomas: A fraqueza muscular.

Causas da ELA – As causas da Esclerose Lateral Amiotrófica ainda não são conhecida, no entanto sabe-se que em cerca de 10% dos casos ela é causada por um defeito genético. Na prática, os neurônios dos pacientes acometidos pela doença se desgastam ou morrem e já não conseguem mais mandar mensagens aos músculos.
Cura: Ainda não existem evidências em nível mundial de tratamento que levem à cura da doença. (Temos acompanhado alguns pacientes usando ozonioterapia como medida de melhoria na qualidade de vida).
Prevenção: Não e conhecida nenhuma forma de prevenção.  Infelizmente, não existem evidências na literatura médica e científica mundial formas de prevenir a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Pode ser recomendado o aconselhamento genético se houver história familiar de ELA

mais informações sobre a patologia- leia aqui.

Cadeiras de acionamento elétrico para portadores de ELA:

O projeto inicial foi desenvolvido a pedido de uma clínica de oftalmologia ,  e, posteriormente, aperfeiçoado para promover maior conforto aos pacientes portadores de ELA.

Apresentação da Cadeira
Assento giratório independente do giro da base da cadeira.
Assento regulável em sua altura, através de dispositivo elétrico com acionamento por botoeira à distancia por pedal.
– Carga máxima de projeto 200 kg.
Velocidade de deslocamento vertical da coluna 4 mm/segundo.
Base da cadeira estável, com pés fixos ou rodízios com trava.
O exemplo a seguir mostra uma cadeira com base de aço projetada para ser o mais estável possível, com rodízios montados em mancais de rolamento a fim de que os movimentos da cadeira fossem os mais suáveis possível.
Pode-se perceber pelas fotos que, qualquer assento/encosto de qualquer cadeira ou banco mocho pode ser montado à essa estrutura.O modelo da fot é apropriado para portadores de ELA podendo ter várias modificações.
Estrutura em chapa de aço carbono estrutural recortada a laser, solda mig, estrutura pintada com tinta epóxi eletrostática após processo de decapagem e fosfatização.
O projeto pode ter a base e a flange de adaptação coluna elétrica X assento em aço inoxidável AISI 304.
Pés fixos de vários modelos e materiais como polipropileno, borracha sintética, aço, aço inox são opções.
Rodízios de 2 ou 3 polegadas, com varias bandas de rodagem com ou sem freio. EA estrutura é   em aço  carbono mas, caso seja a opção,  aço INOX AISI 304 pode ser escolhido opcionalmente.
O acionamento pode ser feito por botoeira e ou pedal a distância, ou até controle remoto através de fonte 110 / 220 Volts ou bateria recarregável.

Entre e veja – Cadeira de acionamento elétrico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!