O Polietileno (PE), também chamado de Polietileno, é um polímero obtido pela polimerização do eteno e constituído apenas de hidrogênio de carbono.
É o polímero mais simples e mais barato do mercado devido à sua alta produção mundial.
Os Polietilenos são polímeros parcialmente cristalinos e flexíveis, inertes frente à maioria dos produtos químicos comuns devido à natureza parafínica, o alto peso molecular e a estrutura parcialmente cristalina. São parcialmente solúveis em todos os solventes caso expostos à temperaturas abaixo de 60°C e atóxicos em condições normais, podendo ser colocados em contato com produtos alimentícios e farmacêuticos.
Pertence ao grupo dos polímeros termoplásticos, ou seja, aqueles que se deformam com o calor e que podem ser fundidos diversas vezes. Sua temperatura de fusão é entre 110°C e 115°C.
Utilizamos o Polietileno de Alta Densidade (PEAD): 0,935 – 0,960 g/cm3 que são ideais para utilização em bancos e cadeiras em conformidade com a NR36
O Polietileno de Alta Densidade (PEAD), em inglês chamado de HDPE ou PE-HD, apresenta estrutura praticamente isenta de ramificações, com alta densidade e altas forças moleculares. É um plástico rígido, resistente à tração, tensão e compressão, e com moderada resistência ao impacto.
Entre as principais características do Polietileno de Alta Densidade (PEAD) estão:
- Resistente a altas temperaturas
- Alta resistência à tensão, compressão e tração
- Baixa densidade em comparação com metais e outros materiais
- Maior dureza, resistência ao risco e rigidez em relação ao PEBD
- Excelente resistência química, sendo praticamente imune à temperatura ambiente
- Impermeável
- Inerte ao conteúdo
- Baixa reatividade
- Baixo custo
- Reciclável