COMO ESCOLHER UM BANCO ERGONÔMICO PARA UM POSTO DE TRABALHO UTILIZANDO AS FERRAMENTAS DA ERGONOMIA ?

Este trabalho tem por finalidade ajudar o Ergonomista ou Profissional das área Ocupacional a melhor escolher o melhor produto, no caso um assento tipo banco diante de tantas opções existentes no mercado.

Bancos Ergonômicos – Como escolher …

Antes mais nada, estamos nos baseando que as premissas básicas de uma AET – Análise Ergonômica do Trabalho foi feita e ou analisada em super resumo:

Atividade, movimentos, esforços, alturas, movimentação (diferente de movimentos), cargas, peso, mãos, pega etc. E, obviamente o meio ambiente: Area limpa? Solda? Etc. 

Se há uma sugestão de procura de assentos em bancos, já se está excluindo a escolha de uma cadeira, sempre a preferida para um assento.

Uma boa escolha em consequência, são os chamados bancos semissentados.

Bancos semissentados como o nome indica, são para atividade que se obriga a alternar constantemente a posição de pé e sentado, com necessidade rápida de sair do assento. Assim os bancos semissentados ou de espera (pois o usuário está pronto a mudar de posição, os americanos chamam-nos de stand by Seat) são para postos que exigem movimentação.

Segue os links de nossos bancos com algumas explicações.

BANCOS – explicação de toda linha – https://mundoergonomia.com.br/info/bancos-ergonomicos/

BANCOS – Detalhe de cada modelo – https://mundoergonomia.com.br/categoria-produto/bancos-ergonomicos/

Detalhe – Banco semi sentado – modelo Golden Seat – https://mundoergonomia.com.br/produto/linha-de-bancos-semi-sentado-modelo-golden-seat/

Os Bancos Golden Seat, (originalmente – EUA com assento injetado poliuretano pequenos), tem como foco sentar-se por pouco tempo. Criamos há cerca de 10 anos os assentos maiores e mais macios, tipo estofado, e posteriormente para efeito até psicológico, introduzimos encostos.

Estes bancos têm assento com leve inclinação fixa para baixo cerca de 3 graus, podem ter, facilmente, os assentos e encostos móveis, isto é, com regulagem de altura. Estes bancos possuem os assentos giratórios de cerca de + 30 e – 30 graus com certo grau de dificuldade e facilmente trocáveis para manutenção ou troca por outro modelo de assento. Os pés desses bancos são de borracha sintética com regulagem para pisos desnivelados.

O Usuário permanece com os pés no piso. Muitos resistentes e duráveis, capacidade 130 kg ou mais.  Varias opções de revestimento.     

Detalhe – Banco sentado e semi sentado modelo Golden Mochohttps://mundoergonomia.com.br/produto/linha-de-bancos-semi-sentado-modelo-golden-comfort-mocho/

Esses bancos são os clássicos mocho, assento redondo de espuma revestida. Aplicamos engenharia e ergonomia incrementando opções, como superbaixos, porta objetos, opções de encosto, possibilidade de encosto inclinável e a grande novidade a opção semi sentado quando inclinamos os assentos e assim pode-se trabalhar com os pés do usuário no piso.  Possibilidade de colunas a gás para 150 kg, padrão 130 kg. 

Detalhe – Banco sentado e semi sentado modelo Golden Telles https://mundoergonomia.com.br/produto/linha-de-bancos-sentado-e-semi-sentado-modelo-golden-telles/

Os bancos Golden Telles usam os assentos injetados em poliuretano com apoio para o cocxis.

Esses assentos podem ser utilizados em diversas opções desde no próprio Golden Seat acima, montados em colunas a gás de várias alturas e configurações. Podem ser montados em um mecanismo que inclina o assento através de uma segunda alavanca, super giratórios.  Um modelo muito usado com a coluna de 26 cm de curso e base pequena são usados com ótimo resultado para recepção de cinemas e controle de entrada de eventos.

Colunas a gás para 130 kg ou até 15- kg;

Detalhe – Banco sentado e semi sentado modelo  Golden UP  – https://mundoergonomia.com.br/banco-golden-up-semi-sentado-giratorio-com-regulagem-de-inclinacao-do-assento-e-altura/

Esses bancos semi sentados são compostos de um pequeno assento em espuma revestida com o mecanismo que inclina o assento e montado em colunas a gás desde superbaixas até as altas.

BANCOS DE INOX AISI 304

Detalhe -modelo dos bancos em INOX AISI 304 certificado

https://mundoergonomia.com.br/produto/linha-de-bancos-em-inox-aisi-304/

Atende às empresas alimentícias em conformidade com as BRF- Resolução – RDC 216 /04 – RDC nº 275/02 – Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, em conformidade com as orientações gerais para elaboração do Programa de BFP que fazem parte do Código Internacional de Práticas recomendadas pelo CODEX ALIMENTARIUS, regulamento estabelecido pela Organização Mundial da Saúde/OMS e reconhecido pela Organização Mundial do Comércio/OMC.

Atende à NR 36 no quesito ocupacional e sanitário.

Atende às exigências ergonômicas da NR 17 e NR 36 nos quesitos do segmento.

Indicadas para salas limpas, áreas críticas, semicríticas, úmidas, altas lavagens e áreas classificadas (como ambientes explosivos).

Detalhe – Banco  INDUSTRIAL ESPECIAL – https://mundoergonomia.com.br/banco-golden-industrial-chapisco/

Apenas para registro esses bancos são muito úteis para locais de difícil acesso como trabalho sob fuselagem de aviões, sob vagões e locomotivas de trens e sob estruturas, possiblidade o trabalho com o operador quase ou literalmente deitado, porém com apoio da coluna e cabeça. Capacidade até 150 kg e facilmente transportado por rodízios industriais.

Conheça e divulgue o canal no Youtube # Minuto Ergonômico link abaixo.

https://www.youtube.com/channel/UCrc5_Uisl7OZHNQky43slhg

Osny Telles Orselli

www.mundoergonomia.com.br

www.cmqv.org

Abril 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!