Mesas e bancadas ergonômicas

APRESENTAÇÃO DA LINHA

Mesas e bancadas ergonômicas

A ASE – Mundoergonomia, detentora exclusiva da marca BraSGoldeN tem uma série ampla e completa de mesas e bancadas. Para cada necessidade, uma mesa correta.

A fim de proporcionar maior facilidade, dividimos as mesas ou bancadas em 2 grandes grupos:

Mesas ou bancas ergonômicas  fixas

Mesas ou bancadas ergonômicas de alturas reguláveis

*para efeito deste site, mesas ou bancadas tem a mesma significação posto que realizam as mesas funções.

A escolha de uma superfície de trabalho segue igualmente os mesmos princípios da escolha de um assento e de outro qualquer mobiliário posto que devem seguir algumas questões a serem observadas ao projetar, escolher, encomendar uma mesa ou bancada operacional.

O Meio Ambiente:
Vou utilizar esse produto em qual lugar? Em escritórios, em linhas de produção, logística, decoração? Em quantos turnos?

Qual o grau de risco do e para o ambiente? É escritório comum? Um escritório com alta rotatividade de pessoal? Área limpa? Grau de risco? Qual grau ou exigência de limpeza?
Precisa atender uma Norma Específica? Alimentícia? ANVISA? Frigorífico? ESD? Nanotecnologia? Ausência de particulados?

Qual a capacidade de carga? Qual a frequência de utilização? Se a mesa é de alturas reguláveis, qual a velocidade de subida e descida?

A Função:
Qual tarefa: Foi feita a Análise Ergonômica do Trabalho – AET do Posto com as usuários que vão utiliza-lo? Antigamente se estudava o posto de trabalho e sua atividade hoje temos que um mesmo posto de trabalho pode ser adequado, porem não o é em função do usuário, isto é das medidas antropométricas do usuário, dentre outros elementos.
Afinal as pessoas são diferentes e no Brasil há uma enorme diferença média de altura entre gaúchos e nordestinos.

E o Peso?

A Estrutura:

Qual a estrutura ideal para a mesa? Aço carbono, Aço Inox AISI 304? Madeira?

Exige especificação legal para a estrutura a ser utilizada? Seja como for, essa especificação necessita de critérios.

Modelo ou características que se deve considerar:
Sem duvida, mesas e bancadas podem e devem ter tamanhos diferentes, formatos diferentes, quadradas, retangulares, em L, ovais, sextavadas.uma vez que são utilizadas para diversas e diferentes finalidades.
Qual tampo ou superfície devo considerar? MDF revestida de melamínico (fórmica) e qual tipo? MDP? Bordas arredondadas ou quebra quinas para atender à NR 17? Retráteis?  E se for necessário material especial? Aço carbono, aço inox alimentício? Alumínio, revestimento de borracha, vinil, anti estático? Vou utilizar um computador e com qual frequência? Onde instalar o monitor? E a CPU?

Quanto à sua mobilidade e montagem:

Altura regulável? Manual, motorizada, pneumática, hidráulica ? Qual curso ?  Qual carga ? Qual a distribuição da carga em relação à superfície da mesa? No centro ? assimétrica?  Cargas de tamanhos e formas diferentes? Qual a velocidade de subida ou descida, pois há mesas mesmo as manuais em que é necessária muita força para subir. Qual a carga que uma mesa de altura regulável deve suportar? Não se esqueça dos acessórios que vão sobre a mesa e que pessoas costumam se debruçar sobre mesas. Mesas de altura regulável super baratas para call centers possuem engrenagens pequenas e de plástico e não suportam mais do que 50 kg de carga. Nossa empresa já projetou bancadas de altura regulável para mais de 1000 kg de carga útil, manual e elétrica. Compare e exija as especificações técnicas de cada material e componente!

Sob tampo retrátil para teclado? Dois tampos? Com regulagem independente? Qual voltagem? Não se esquecer do absoluto e necessário espaço aberto sob a mesa/bancada a fim de que a cadeira ou assento possa se aproximar da superfície de trabalho e que haja espaço para as pernas/joelhos e apoio dos pés, caso a superfície de trabalho exija um assento como uma cadeira.

Em se falando em tampo, qual o matéria a ser utilizado no tampo?

E quanto aos pés? Pés fixos sobre sapatas, sobre pés heavy duty ou rodízios? Quais cargas nos rodízios e pés? Qual material de banda de rodagem (rodetes)  dos rodízios? É necessário te-los com regulagem de nível?. Idem para os pés fixos que devem ter regulagem de nível.

Evitar materiais frágeis como PVC que se quebram facilmente. Borracha sintética injetada em parafusos mecânicos em aço carbono ou inoxidável para pés fixos são muito utilizados. Com porcas e contra porcas para nivelar e travar?

As bancadas vão ter painel posterior, cobertura com luminárias, pequenas talhas para facilitar o trabalho com máquinas manuais?

E finalmente quem projeta? Qual engenheiro mecânico com CREA assina o projeto.

Tem Laudo?

Quem o assina?

Esses são, apenas, alguns itens que é possível para serem considerados em uma especificação de mesa.

Com nosso crescimento sustentável há 28 anos, criamos um arquivo de ideias, projetos e soluções os quais estão à disposição de nossa equipe de engenharia mecânica, engenharia de processo e produção, ergonomistas e profissionais da área da saúde e meio ambiente. Dessa maneira podemos estudar a melhor solução, o melhor custo x beneficio para a devida customização.

Essa equipe é a mesma que estuda os postos de trabalho e os lauda elaborando as Análises Ergonômicas de Trabalho AETs em toda a America Latina. As AETs são feitas já voltadas aos dados necessários do e-Social. Os Laudos não apontam, apenas as não conformidades da NR 17, mas estudam soluções, propõem e estudam com o pessoal da produção eventual mudança nos processos e os ajuda na aquisição de produtos independentemente se a nossa empresa os fabrica ou os adapta.

A BraSGoldeN nasceu ensinando, fazendo treinamentos e compartilhando seus conhecimentos de ergonomia o que nos honra muito.

A BraSGoldeN fornece uma fixa auxiliar para especificação da melhor mesa a ser utilizada

RESUMOS DOS MODELOS:

Mesas e Bancadas Fixas

Mesas e bancadas fixas para escritório

Mesas e bancadas para alto desempenho

Mesas e bancadas fixas rebatíveis ou escamoteáveis

Mesas e bancadas modelo UVA 

Mesas fixas para contador de células

Mesas fixas decorativas

Mesas e Bancadas de Alturas Reguláveis

Mesa de altura regulável manual light (até 80 quilos) com 1 tampo

Mesa de altura regulável manual light (até 80 quilos) com 2 tampos

Mesa de altura regulável manual Heavy Duty

Mesa de altura regulável elétrica

Mesa de altura regulável pneumática (a gás)

Mesa de altura regulável manual ou elétrica para PNE

Mesa de altura regulável manual  para Telemarketing

Mesa de altura regulável decorativas

conjunto dos modelos das mesas de nosso produção
mesas - painel geral dos modelos

Abaixo ilustração de alguns componentes utilizados na elaboração das mesas da BraSGoldeN

mesas acabamentos
rodizios para mesas
rodizios menores
RODIZIOS PARA MESAS
pes niveladores
acessório para mesa
acabamentos
padraõ de acabamentos para mesas
mesas formatos de tampos
acabamento da borda
manivelas grandes para mesas
acessorios para mesas
mesa de altura regulavel diminui obesidade
Mesa de altura regulável auxilia alunos a diminuir sedentarismo e obesidade