Vamos falar de TAPETES!
Poucas pessoas param para ver como é grande e importante esse MUNDO DOS TAPETES.
A importância dos TAPETES ERGONÔMICOS
O pé humano é uma complexa estrutura que desempenha um papel extremamente importante na função biomecânica dos membros inferiores. Apresenta peculiaridades anatômicas e biomecânicas que permitem a combinação de estabilidade e flexibilidade para desempenhar funções de sustentação, absorção de choques e propulsão. O corpo exerce pressão sobre esse membro, importantíssimo para conformidade de toda estrutura anatômica corporal.
As pressões exercidas sobre esse membro refletem diretamente na qualidade de vida do indivíduo daí a importância de estudarmos como essas pressões e esses impactos podem ser minimizados para manter uma plataforma plantar perfeita e saudável. Os estudos desse processo são feitos através de equipe multidisciplinar de engenharia, medicina, fisioterapia e farmacologia dentro do que chamamos de ERGONOMIA FUNCIONAL.
Apenas para ilustrar o artigo: Essas pressões podem ser medidas durante a postura estática ou em comportamentos dinâmicos como a marcha, a corrida e os saltos, fornecendo dados biomecânicos para a compreensão das causas, tratamento e prevenção de lesões plantares. Uma das subáreas da biomecânica, a dinamometria, preocupa- se em entender como ocorre a interação entre o corpo e o meio ambiente. Nessa subárea de estudo, a distribuição da forca em áreas específica de superfícies de contato, tais como a superfície plantar, tem sido muito estudada por meio de instrumentos dedicados e adaptados a anatomia do pé humano. Isso se torna importante, uma vez que diferentes estruturas anatômicas e os tecidos do pé tem uma limitada capacidade de sobrecarga antes de serem lesados e o interesse em investigar tais limites é fundamental em determinadas patologias do aparelho locomotor. A análise da distribuição das pressões plantares pode revelar a capacidade de sobrecarga estática e dinâmica de estruturas ou áreas anatômicas especificas do pé, além de considerações sobre a sua função e o controle postural. Assim é avaliada a atividade antifadiga dos tapetes da MundoErgonomia.
Uma outra área de utilização de tapetes é a área de higiene e limpeza. O Tapete como barreira de limpeza. Praticamente todas as entradas de casas, prédios, lojas, estabelecimentos comerciais etc., possuem um tapete. Esse tapete tem como premissa, isolar a “sujidade” da parte externa com a parte interna. Em áreas limpas, por exemplo, usam-se tapetes com adesivo, com a finalidade de remover as partículas transportadas pelo tráfego de pessoas e carrinhos em pontos de entrada de salas limpas, áreas críticas, vestiários e ambientes controlados. Esses adesivos, geralmente, contém um aditivo antimicrobiano; esse aditivo ajuda a inibir o crescimento bacteriano no adesivo, reduzindo os riscos de contaminação e contaminação cruzada nesses ambientes. Alguns hospitais e clínicas adotam esses tapetes. (até algumas residências com comprometimento mais rigoroso com a higiene).
Não vamos esquecer de mencionar aqui os tapetes decorativos que também fazem parte desse universo.
Enfim, de uma forma geral, para cada tipo de tapete, existe uma constituição específica deve ser observada de acordo com sua utilização, conforme será detalhado abaixo.
1- Laudos e certificações dos tapetes ergonômicos
Vamos abordar neste texto, tapetes ergonômicos de forma geral. Pequenos, grandes ou mesmo forrações.
Como em todos os produtos fabricados pela Mundo Ergonomia (BraSGoldeN), também nos TAPETES a qualidade é fundamental.
O entendimento da necessidade do cliente é fundamental!
Cada fase da produção, cada etapa da ou das atividades vai gerar especificidades e rígidos controles de qualidade.
Para comprovar e garantir que o tapete adquirido realmente atenda à demanda solicitada, em primeiro lugar, é necessário conhecer a especificidade da demanda ou seja, saber exatamente o tipo de tapete que o cliente necessita, para qual fim.
Como sempre mencionamos, para cada posto de trabalho existe normas e legislações específicas para que todas as necessidades sejam atendidas, quer para a segurança do profissional que está operando naquele posto, quer para o produto que está sendo produzido, adquirido.
É preciso saber e conhecer o posto, tarefas, atividades e a finalidade do tapete que está sendo adquirido para, dessa forma, produzir esse tapete com todas as suas especificidades.
Todos os componentes utilizados, devem ser certificados para que seja possível oferecer a segurança real referida.
Após a produção, vários testes são necessários, além dos laudos e certificações dos componentes.
2- Alguns tipos de tapetes produzidos:
Os tapetes ergonômicos antifadiga são os mais conhecidos para trabalho contínuo ou semi contínuo em pé ou de pé com objetivos claros de aplicação de ergonomia (“Diminuir ou prevenir patalogias e fadiga, dores das e nas pernas, panturrilhas, pés), todo voltados para a Ergonomia. São os tapetes considerados de proteção para a equipe, pois são capazes de promover a saúde, bem como de ajudar a garantir a integridade física dos colaboradores. Assim, devem ser devidamente avaliados e certificados para que estejam de acordo com as regras vigentes, dentre elas as regras estabelecidas pela NR-10, NR-17 e NBR 16071-3 (ABNT).
Devem oferecer um ambiente mais ergonômico, promovendo a absorção de impacto e dando mais segurança e conforto à equipe. Para isso, deve estar de acordo com a Norma NR 17 (117.000-7) e apresentar o Laudo Ergonômico correspondente.
São apresentados em qualquer tamanho, individual (1 m x 1 m), recortados, passarelas, retangulares, poligonais e até arredondados. Podem ser totalmente recortados para forrações com piso com acionamento, máquina, parede. São produzidos com rampa de 5 cm para evitar tropeços ou sem rampa quando houver lados encostados na parede ou à máquina.
Onde aplicar um tapete antifadiga? Qualquer atividade que requer uma ação de trabalho ou tarefa de pé, ou em pé, como balconistas, salões de cabelereiro/barbeiro, podologia, fisioterapia, banho & tosa, linhas de produção, postos de trabalho com máquinas, galpões de logística para embalagem e separações, almoxarifados e muitos outros.
São laváveis, higienizáveis por detergente, saneante, hipoclorito de sódio, podem conter furos para o caso de área necessitada para drenagem, são livres de látex (e assim indicado para área alimentícia) e ainda livres de metais pesados.
Sua superfície é de vinil liso, gravado do tipo diamante ou moeda de espessura 2 mm aplicada sobre uma camada de EPDM (e não EVA) de 13 mm totalizando 15 mm. Cola especial desenvolvida nos EUA é usada e todos os produtos e componentes e mão de obra 100 % brasileira. Na configuração vinil acabamento Moeda a espessura é de 1,8 mm total de 14,80 mm.
Todos os tapetes ergonômicos são projetados, fabricados, testados e embalados pela empresa.
Podem ter bordas pintadas com tinta especial que não se descasca, em amarelo segurança.
Os tapetes ou forrações para playground, pátios, internos e externos que em 1999 a ABNT lançou a NBR – 14350-2 (Norma de Segurança de Playground), substituída 2012 pela NBR – 16 071 e que, dada sua importância evoluiu rapidamente nos países desenvolvidos, não só pelo surgimento de produtos mais adequados, mas de normas mais aperfeiçoadas e transformação destas em rigorosas leis de proteção as crianças neste ambiente. A NBR -16 071 reflete os avanços obtidos e já enseja transformar-se em lei brevemente.
O capítulo 3 da atual norma trata dos requisitos de segurança para o piso de playground e regiões onde seja importante o amortecimento de impacto. A grande novidade desta versão é a introdução do critério de altura crítica para determinação do piso apropriado a prevenção de traumas na cabeça – HIC (Head Injury Criteria). Este método visa determinar o grau de absorção de impacto necessário para se evitar traumatismo craniano em caso de queda de criança do ponto mais alto do playground (altura crítica). Cada piso deve ser analisado individualmente para conhecimento do seu efetivo poder de proteção, relacionado a intensidade da queda.
As mantas e tapetes de borracha condutiva são disponíveis em diversas medidas. São utilizadas em ambientes que requem proteção ESD e para pisos não condutivos.
Sua superfície é lisa antiderrapante.
As mantas são aterradas por bornes ou ilhós e cabos.
Essa mesma manta pode ser usada sobre a EPDM dos tapetes acima e assim sua função é dupla. Antifadiga e ESD.
Bornes e ilhós cabos disponíveis.
O tapete GOLDEN COMFORT ESD dissipa instantaneamente a eletricidade estática do corpo do trabalhador e, em consequência protege produtos e equipamentos eletrônicos sensíveis contra danos causados por descarga eletrostática (ESD).
Inibe ocorrência de faíscas ou centelhas decorrente de energia estática.
Dotado de macia base de EPDM com superfície de borracha natural lisa condutiva.
Fio-terra antiestático para devida e necessária conexão do tapete à rede de aterramento.
Características do Tapete ergonômico antifadiga ESD
Cor: Preta
Resistência Superficial: 1.000 Ω a 1.000.000 Ω
Dimensão padrão: Largura 1100 mm x Profundidade 700 mm x Espessura 15 mm
Outras dimensões sob consulta até passarelas.
ATENDE OS REQUERIMENTOS DAS NORMAS: ESD STANDARD 4.1, ESD STANDARD e ESD 20.20, EIA 625 e MIL-STD-1686.
Características do Cabo de Aterramento Chapéu
Conexão com o tapete: ilhós de 10 mm
Conexão com terra: plug banana/ garra jacaré na cor preta, comprimento 1,80 m
Resistência: 10³Ω
Aplicações:
Locais de manipulação de componentes, equipamentos e produtos eletrônicos delicados e sujeitos a danos por descarga eletrostática. Linhas de montagem, estação ou célula de trabalho, registro e inspeção (checkout), embalagem e expedição etc.
Exemplos:
Dimensões estudadas pela nosso Departamento de Engenharia Ergonômica:
1100 mm x 900 mm x 15 mm
5000 mm x 900 mm x 15 mm
Todos os tapetes ergonômicos são projetados, fabricados, testados e embalados pela empresa.
Podem ter bordas pintadas com tinta especial que não se descasca, em amarelo segurança.
Os estrados multiuso são muito interessantes.
São estrados em uma única dimensão formado por compostos de borracha e alto poder de absorção de choques e quedas e tem muitos usos e aplicações.
Estrutura dupla injetada em uma única peça.
Modelo com furos e sem furos.
O produto compõe-se de: Borracha sintética, pigmentos orgânicos, ligas ativadoras, aceleradores, agentes de vulcanização e plastificantes aromáticos.
A superfície superior é constituída por compostos de borracha e lona, com textura recartilhada de relevo antiderrapante.
A superfície inferior é constituída por base de borracha, assentada em estruturas quadriculadas de 50 cm x 50 mm, com pinos flexíveis nos vértices, para assegurar flexibilidade e absorção de impactos incríveis
Facilmente cortados ou emendados.
Principais características:
Boa flexibilidade, macio para amortecimento contra impactos, antiderrapante, impermeável (não absorve líquidos ou odores).
São considerados como estrados de isolamento acústico e térmico funcionais.
Utilizado normalmente em sobre pallets, vestiários, banheiros, postos de trabalho de usinagem quando se tem muito cavaco. Locais de trabalho em pé, para fornecer conforto, segurança e reduzir o cansaço físico.
Indicações:
Vestiário, box de banheiro, cozinha de restaurante, copa, bar, açougue, frigorífico, chão-de-fábrica – frente de máquina, estação ou célula de trabalho, armazenagem, caçamba de veículos, playground, área animal, estábulos.
Ótimo como piso para instrumentos ou produtos delicados que necessitam de proteção contra quedas.
Modelo sem furos indicados para áreas secas.
Modelo com furos de 15 mm ou 25 mm indicados para áreas úmidas e molhadas.
O modelo permite ter rampas inteligentes com sugestão que sejam fixados ao piso por parafusos.
Suporta temperaturas de -35º a +80º Celsius.
Excelente capacidade de carga – Capacidade de Carga: 6 T/ m2
Peso Total Sem Furos medida 900 mm x 11100 mm: 12 Kg ou 10 kg
Cor Padrão: Preto fosco.
Tamanho padrão para posto individual:
Ref.: 019002 – Dimensões 1100 mm x 900 mm x 21 mm sem furos
Ref.: 019003 – Dimensões 1100 mm x 900 mm x 21 mm com furos de 15 mm
Ref.: 019002 – Dimensões 1100 mm x 900 mm x 21 mm com furos de 21 mm
Projetos podem ser elaborados de acordo com a necessidade da utilização
Todos os nossos produtos possuem Laudos
- Tapete isolante elétrico –
Usados em instalações e serviços de eletricidade e, por isso, devem estar de acordo com a Norma NR 10 e a NBR 14039 – Piso Isolante Elétrico. Para comprovar que estão de acordo com o proposto precisam apresentar o Laudo de Isolação Elétricas dos Tapetes e Estrado.
Esse laudo confirma que o material é adequado, bem como que o tapete realiza o que propõe. Dessa forma, é possível utilizá-lo em áreas que correm o risco de descargas elétricas com tranquilidade. Evidente que se.
Além de serem um isolante elétrico também tenham a finalidade de ser ergonômico, também o Laudo Ergonômico deve ser apresentado. sobre a necessidade de uso de piso isolante elétrico, o item 10.2.8.1 da NR-10 dispõe sobre “Medidas de Proteção Coletiva”. O Estrado ou Tapete Isolante Elétrico é EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) utilizado em cabinas de força (primárias, secundárias e subestações) e em frente a painéis elétricos como CCM (Centro de Comando de Motores). Ponto importante deste capítulo da NR-10 é o item 10.4.3.1, que destaca a importância da compatibilidade do piso isolante elétrico com a tensão máxima de trabalho do ambiente. Adicionalmente cita a necessidade de inspeção e testes de acordo com regulamentações específicas ou prescrições do fabricante. A norma de segurança NBR 14 039 da ABNT – especifica o formato da área coberta por pisos de isolação elétrica (Estrados ou Tapetes) e as ASTM D -149-97 e ASTM D -1048-05 regulamenta o processo de testes do material isolante.
Estes tapetes não estão sendo produzidos pela nossa empresa.
3- Finalizando:
Os tapetes antifadigas são extremamente importantes para a qualidade de vida do usuário que, até mesmo em casas, estão sendo utilizados para dar mais conforto às pessoas que passam horas em um fogão ou uma pia.
O atendimento a todas as normas especificadas no posto, a facilidade de customização e ao rígido controle de observação dessas normais pela equipe multidisciplinar da empresa, faz com que os tapetes da Mundoergonomia recebam 5 estrelas em tapetes!
TAPETES ERGONOMICOS – tapetes ergonômicos MUNDOERGONOMIA…5 ESTRELAS EM TAPETES!
4- Referências bibliográficas:
Pressão plantar durante a marcha: valores normativos para uso em brasileiros adultos saudáveis baseado no uso do sistema Footwork Pro® – https://www.scielo.br/j/fm/a/YY7mCtqtNRRwWvVLbTgbRhm/abstract/?lang=pt
Síndrome Compartimental da perna – https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/les%C3%B5es-intoxica%C3%A7%C3%A3o/fraturas/s%C3%ADndrome-compartimental
Medida da pressão compartimental da perna – https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/les%C3%B5es-intoxica%C3%A7%C3%A3o/como-fazer-outros-procedimentos-ortop%C3%A9dicos/como-medir-a-press%C3%A3o-compartimental-na-perna
Análise do comportamento da distribuição de pressão plantar em sujeitos normais file:///C:/Users/Celia/Downloads/userojs,+artigo+2+Fisioterapia+v2n3+Eliane+F%C3%83%C2%A1tima+Manfio.pdf
A distribuição da força plantar está associada aos diferentes tipos de pés – https://www.scielo.br/j/rpp/a/DMcb5gRFHBctTR8kGLJGjTx/
Conheça os Tapetes Ergonômicos da MUNDOERGONOMIA
informações: vendas@mundoergonomia.com.br
Vamos trazer uma live explicativa para aprimorar ainda mais essa explicação.
Eng. Osny Telles Orselli