Ambientes acessíveis e a pessoa com nanismo

Consideramos de extrema importância trazermos para nossos leitores a publicação AMBIENTES ACESSÍVEIS E A PESSOA COM NANISMO do MINISTÉRIO DA MULHER, DA FAMÍLIA E DOS DIREITOS HUMANOS.

A publicação foi produzida no âmbito do Projeto OEI/BRA/16/002 – “Ampliação e Fortalecimento dos Processos e Estratégias de Participação Social em Espaços de Discussão e Proposições Relacionados aos Direitos da Criança e do Adolescente”, pela consultora Tatiana Carneiro, arquiteta, CAU-A123703-9.

Dentre as PREMISSAS METODOLÓGICAS, destacamos nosso segmento:
3.1 ATENÇÃO ÀS QUESTÕES RELACIONADAS À ERGONOMIA E MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS
A ergonomia do ambiente construído é a vertente da ergonomia dedicada ao estudo da interação entre o humano e o ambiente, público ou privado, que ele frequenta.
O ambiente construído deve proporcionar conforto e segurança, para tal é fundamental que sua arquitetura seja projetada pra atender as demandas de atividades, considerando as características dos usuários, minimizando as limitações de uso.
Um ambiente projetado sem considerar os princípios da ergonomia pode trazer grandes dificuldades para as pessoas com deficiência física, incluindo os indivíduos com nanismo. Como geralmente os ambientes são projetados considerando o Homem Médio, as pessoas com Nanismo se deparam com um “mundo de gigantes”, encontrando diversas dificuldades nas tarefas do dia a dia que não atendem suas necessidades físicas.
O ambiente construído quando projetado sob os preceitos da ergonomia tem o foco no ser humano, possibilitando o desenvolvimento de um espaço físico considerando não somente a execução de tarefas de ordem física, mas também as atividades psíquicas dos usuários, tais como orientação e tomada de decisão. Neste sentido, a arquitetura determina e arranja o ambiente de modo a proporcionar a melhor relação possível entre o humano e o ambiente, indo das questões práticas as cognitivas. (MAHFUZ, 1995)3
Cabe ressaltar que não foram encontradas medidas antropométricas especificas para pessoas com nanismo. Isto posto, foi necessário obter as variáveis.

Material completo pode ser baixado neste link AMBIENTES ACESSIVEIS E A PESSOA COM NANISMO

Boa leitura a todos

Eng. Osny Telles Orselli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!