Apoio para os pés ou descansa pés

Apoio para os pés ou descansa pés

VAMOS FALAR SOBRE APOIO PARA OS PÉS OU DESCANSA PÉS.

O apoio para os pés é um objeto criado, para garantir que o usuário mantenha uma postura adequada enquanto trabalha, enquanto estuda ou mesmo enquanto está assistindo TV.

Mas? Por que precisa ter esse apoio?

Vamos nos remeter há tempos remotos…

A importância do apoio para pés em posição sentada remonta há muitos e muitos anos. Mesmo sem saber exatamente por que usar, as pessoas já tinham a sensibilidade para perceber que era CONFORTÁVEL….

Vamos entender…

Sem um apoio adequado para a planta dos pés, além das pernas em balanço com compressão das e nas coxas, o peso das pernas fará com que o usuário penda o tronco para frente, perdendo o contato permanente da região lombar (ou lombar e parte das costas, o necessário espaldar ou encosto da sua cadeira. Isso provocará um espaço para a proteção das costas e principalmente na região lombar provocando esforços, tensões indesejáveis que irão provocar com dor (início do alerta) e posteriormente com lesões da coluna.

E na posição de pé? O apoio para um pé é essencial. Vai fazer com que seja alternada a posição de maior pressão, aliviando e contornando essa pressão.  A alternância quase automática dessa troca de apoio de cada pés provocará uma melhor abertura das vértebras e, em consequência, uma diminuição das tensões, dores e, posteriormente lesões.

Vide figura abaixo qual o exemplo clássico do apoio para os pés em balcões de bares e lanchonetes.

Mas qual modelo usar? Qual o melhor custo x benefício? Um simples home office ou uma cabine de pedágio 24 horas com trocas frequentes.

Essas questões e essa escolha passa, desde um simples entendimento pessoal, até a análise de uma empresa de ergonomia para saber, exatamente, qual o melhor modelo para aquela determinada atividade. Isso faz parte da AET – ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO.

Além das alturas e movimentos, é necessário se estudar o peso, a carga, o ambiente do trabalho a fim de escolher o material e a sua capacidade de suportar por exemplo três turnos, ambientes corrosivos, ambientes úmidos ou ambientes sanitários ou sem particulado, quando se usam os modelos em 10 % de aço inoxidável AISI 304.

Os clássicos aros em cadeiras altas atende a necessidade? Depende!  Primeiro, deve-se saber e checar a qualidade da engenharia, do projeto do aro. Segundo como ele é fixado ao tubo central? Um simples manípulo com rosca às vezes pequena, que se fixa apenas por atrito, é um candidato a não segurar e descer sempre. Por essas razões se vê muitos, com a aro na posição baixa por não se fixar na altura certa. Terceiro qual a altura deve ser usada?  Tudo e sempre deve-se treinar e orientar o usuário a fazê-lo e toda vez que mudar de usuário deve ser ajustado. E quarto: O aro não permite que a planta dos pés fique 100 % apoiada, apenas uma beirada e o mais importante, o ângulo da pernas X coxas é menor do que 90 graus o que fortalece a tendência do usuário a pender o tronco para a frente o que justamente queremos evitar.

Dúvida – QUAL MODELO ADOTAR – a resposta é DEPENDE.

Em casa, você deve ver aquele que mais é confortável para você

No trabalho, vai depender do posto de trabalho e das exigências ósteo musculares dos colaboradores e mais das exigências legais da atividade. Exemplo – em uma indústria de alimentos, não posso usar uma apoio que tenha látex, em uma indústria farmacêutica, sempre dependendo do posto, posso necessitar que o apoio seja de INOX AISI 304 por conta das BPFs – boas práticas de fabricação que exige materiais específicos…

RESUMINDO – QUAL O MELHOR MODELO?

DEPENDE!

Nossa mensagem; SEMPRE que precisar de uma orientação, procure realmente quem é habilitado e capacitado para lhe oferecer a orientação.

Hoje, todas a pessoas recorrem à internet para informação, mas muitas as pessoas se orientem por quem tem fotos bonitas, belos vídeos, bom marketing e esquecem de conhecer a FONTE.

Neste tema ou em qualquer outro tema que você busca informação, NUNCA esqueça de saber QUEM realmente está te fornecendo essa informação.

Para sua segurança, SAIBA COM QUEM ESTÁ FALANDO!

Conheça quem está te vendendo um produto, um serviço e, principalmente, uma informação.

SUA VIDA E SUA SAUDE DEPENDE DA FONTE     QUE VOCÊ CONSULTAR…

CONHEÇA: APOIO PARA OS PÉS

APRESENTAÇÃO DA LINHAhttps://mundoergonomia.com.br/info/linha-de-apoio-ergonomico-para-os-pes/

APOIOShttps://mundoergonomia.com.br/categoria-produto/apoio-para-os-pes/

VÍDEOS DOS APOIOS PARA OS PÉShttps://www.youtube.com/watch?v=cN8dGkgAx5M&list=PL5flb2NvZ7GjW9KRACBn1fCLmCk5mHfNp

Equipe BraSGoldeN

Engenharia, ergonomia, projetos e serviços – adequações legais, sanitárias e integrativas

Projetos, pesquisas e desenvolvimento.

Fabricação, instalação e manutenção

Treinamentos, assessoria e suporte técnico científico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!