EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Resumo sobre as primeiras constatações na Empresa Norte Americana The Fleming Companies, INC.

Série: Casos  científicos de uso corretor de um cinto abdominal em industrias. 

Resultados preliminares da – The Fleming Companies – um gigante norte americano em armazéns e distribuição de alimentos revela que os cintos abdominais lombares (Back Supports) podem desempenhar um papel efetivo na redução das lesões das costas (coluna) e perda de horas de trabalho quando incluído num amplo programa de prevenção de lesões.

Historicamente, lesões nas costas (coluna) representavam perto de 50 % do total das lesões de trabalho constatadas e 80% dos custos originados de faltas, ausências, tratamentos e indenizações. Em dezembro de 1990, a companhia começou um voluntário programa piloto de uso de cintos abdominais lombares, o qual permaneceu em vigor por quatro meses. Durante este período constatou-se uma extraordinária diminuição em dias perdidos de trabalho devido a lesões nas costas (coluna) em cinco diferentes locais de trabalho testados.

Em maio de 1991, a Fleming instituiu um programa efetivo e obrigatório de utilização dos cintos lombares em 30 das suas implantações. Mais de 4.500 trabalhadores, classificados como selecionadores, descarregadores de volumes, paletizadores, carregadores e motoristas participaram deste amplo programa de prevenção de lesões. Estes trabalhadores, simultaneamente, foram treinados em segurança, técnicas de levantamento de cargas de maneira segura e como usar e como cuidar dos cintos suportes lombares.

Dr. Howard Sandler serviu como médico consultor para a Fleming e recomendou o uso de um cinto abdominal que fosse flexível, tipo elástico e com suspensórios com fechamento do tipo gancho. Suportes lombares flexíveis ajudam a limitar a flexão em demasia, enquanto, ao mesmo tempo, permitem uma grande atividade muscular das costas, a fim de permitir ao usuário uma tarefa, em levantar objetos, completa e segura.  Ademais, um material especial como o “spandex” ou “Lycra” foi considerado preferível desde que é mais ventilado e confortável em ambientes mais quentes, aumentando assim a confiança e conforto do usuário.

Os dados de 1991 e 1992 foram compilados. Comparando-se os primeiros 9 meses  de 1990 com os mesmos períodos de 1991 e 1992, a Empresa  constatou uma  drástica redução das taxas e incidências das lesões das costas (coluna) e perda  de horas de trabalho.

Os cintos suportes lombares (Back Supports) provaram ser uma parte integral de qualquer programa de prevenção de lesões na Fleming. A Empresa constatou uma redução de 58% na perda de horas trabalhadas relacionadas com lesões das costas (coluna) para 200.000 horas de trabalho. Além disso, a companhia conseguiu reduzir a taxa de dias perdidos de trabalho por 200.000 horas de trabalho nos primeiros nove meses de 1992 em 74% quando comparado com o mesmo período em 1991.

Traduzido do Original em inglês pela Bras Golden Ergonomics.  Proibido sua divulgação sem autorização expressa da Bras Golden Ergonomics

Mas atenção: Estudos ( por favor basta nos pedir) mostram que o uso de cintos lombares deve estar associado a um programa de treinamento in e out Company.  Não basta se adotar boas praticas de manuseio de cargas apenas na Empresa. E cintos lombares devem ser flexíveis, jamais rígidos, de lona pesada. Devem ser confortáveis, sob pena de não serem eficazes e o pior poder causar lesões indesejáveis. 

Consulte nossa equipe técnica para melhor conhece os cintos da All Safety, seus programas de treinamento gratuitos e a comparação de produtos. Nossa empresa foi a primeira a trazer esses cintos para o Brasil há 29 anos.  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PRODUTOS