Cintos Lombares – Back in Balance

Familiarizando-se com Suas Três Curvas Naturais

Sua COLUNA VERTEBRAL  é, sem sombra de dúvida, uma grande obra de engenharia. Ela compõe-se de uma coluna de pequenos ossos projetados para serem suficientemente fortes para suportar o peso de sua cabeça e corpo, porém,  flexíveis o bastante para permitir que você ande, sente-se, dance e movimente-se. O segredo da força flexível de sua coluna está no equilíbrio das curvas.

Familiarize-se com as Curvas

Os pequenos ossos que compõem sua COLUNA VERTEBRAL são chamados de vértebras e são CONCEBIDOS  de forma a permitir um encaixe para formar uma coluna em forma de S. Esta coluna de curvas é equilibrada para que o peso de seu corpo fique igualmente distribuído através da coluna. Se essas curvas se desequilibrarem, as vértebras serão empurradas para fora do alinhamento, tencionado músculos e discos e provocando dor.

A primeira curva de sua COLUNA VERTEBRAL é a curva cervical. Ela consiste em sete vértebras pequenas e flexíveis que sustentam o crânio. A curva cervical tem uma ligeira inclinação frontal.

A segunda curva de sua COLUNA VERTEBRAL é a curva dorsal. As 12 vértebras que a compõem são maiores e mais rígidas. Elas são o sustentáculo da cavidade torácica. Vinte e quatro costelas estendem-se a partir desses ossos longos e delgados. A curva dorsal tem uma curvatura mais proeminente para a parte posterior.

A terceira curva de sua COLUNA  é a curva lombar. Cinco vértebras lombares maciças carregam quase todo o peso de nosso corpo. Elas são móveis. A curva lombar, muitas vezes chamada de “burro de carga” da COLUNA, apresenta uma inclinação frontal.

Preserve suas Curvas

Para manter sua COLUNA bem alinhada e movimentando-se com suavidade – da forma como foi concebida para mover-se – você precisa manter o equilíbrio dessas três curvas. A manutenção desse alinhamento reduz a tensão na coluna e ajuda na prevenção de dores e lesões nas costas.

Os diagramas mostrados no texto em inglês indicam como a má postura pode tencionar sua COLUNA. Essa tensão é dolorosa e pode conduzir a problemas mais graves. A Figura A mostra como a curva lombar é forçada para frente nas pessoas com excesso de peso e naquelas com costas curvadas ou músculos abdominais fracos. A Figura B mostra como os ombros caídos podem tencionar a região lombar e exercer pressão sobre os discos.

Como Funciona o “ColorFlex”

Quando colocado e usado corretamente, o cinto suporte abdominal lombar “ColorFlex”™(também chamado de cinto suporte abdominal-lombar) dispõe de suspensórios e compressão intra-abdominal para auxiliar a manter as curvas lombar e dorsal no alinhamento correto. A Figura C mostra como as tiras dos ombros ajudam a restaurar a curva dorsal através do alinhamento dos ombros que tendem a curvar-se para a frente com o aumento da fadiga, enquanto o suporte ajuda a dar uma curvatura adequada para a região lombar.

Melhor equilíbrio da COLUNA, menos fadiga na parte superior e inferior da coluna e a sensação constante de segurança da coluna são todos componentes importantes da fórmula do “ColorFlex”™. ( Color Flex corpo de Lycra). 

Mas atenção: Estudos ( por favor basta nos pedir) mostram que o uso de cintos lombares deve estar associado a um programa de treinamento in e out Company.  Não basta se adotar boas praticas de manuseio de cargas apenas na Empresa. E cintos lombares devem ser flexíveis, jamais rígidos, de lona pesada. Devem ser confortáveis, sob pena de não serem eficazes e o pior poder causar lesões indesejáveis. 

Consulte nossa equipe técnica para melhor conhece os cintos da All Safety, seus programas de treinamento gratuitos e a comparação de produtos. Nossa empresa foi a primeira a trazer esses cintos para o Brasil há 29 anos.  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!