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HOJE VAMOS FALAR SOBRE AS MOCHILAS…

Hoje resolvemos falar, mais uma vez, sobre as mochilas…

Com a volta às aulas, a preocupação aumenta e os pais se perguntam qual é o peso ideal para a mochila dos filhos. O uso contínuo de mochila pesada pode levar à dor, desvio de postura e até doenças mais sérias na coluna.

Na realidade, o problema é muito mais sério do que se imagina. Com peso errado, a criança ou o adolescente  vai estar projetando o tronco para frente ou forçando o abdômen ainda mais para frente. Isso vai trazer problema sério para a coluna, com alterações fisiológicas na curvatura. Isso vai ser prejudicial, principalmente, em uma criança em fase de crescimento e essas patologias adquiridas, na maioria das vezes são irreversíveis e extremamente debilitantes

Quem não viu uma cena como estas que colocamos na foto ao lado?

As mochilas fazem parte de nosso quotidiano e cada vez mais usadas até mesmo por adultos que, com o advento dos notebooks, todos passaram a usae essas malas ou mochilas e as mais usadas são aquelas dependuradas nas costas.

Cada vez mais sofisticadas e com compartimentos até a prova de assaltos, as mochilas hoje em dia viraram um artigo de moda, com as grifes mais requintadas disputando este mercado promissor. .
Porém, você já imaginou se não tomar certos cuidados, você pode comprometer sua coluna vertebral para sempre!

E nossas crianças e adolescentes?

Qual o tamanho, qual o tipo, qual o peso máximo que podemos carregar ou deixar nossos filhos carregarem?

Claro que um dos fatores de risco é a frequencia: Qual a frequencia que uso uma mochila? Uma vez por dia? Todas hora, só quando viajo de avião?

Mais uma vez o grande vilão são nossas crianças e adolescentes que as usam todos os dias. E elas costumam carregar muito mais objetos do que precisam.

As mochilas de rodas ou rodízios são as melhores, pois a maior parte da carga ( e não 100 % ), do peso é suportado pelo piso.

Mas a moda está nas mochilas de costas.

A Enquete feita pela BraSGolden: Contatamos por e mail, sites e telefone os principais fabricantes de mochilas de grife no Brasil mas, infelizmente, não conseguimos uma informação sequer destes  muitos fabricantes e ou vendedores sobre a capacidade, qual o peso máximo uma determinada mochila de costa pode suportar.
Perguntamos a várias marcas se não estavam preocupados com o peso máximo para fins de garantia, a fim de não estragar o produto por excesso de peso.
Perguntamos se as etiquetas possuiam um aviso, um alerta sobre o peso máximo que uma pessoa ou criança pode suportar a fim de não gerar riscos para sua coluna: 100 % responderam que não tinham qualquer informação sobre esse assunto e que as etiquetas não tinham qualquer alerta.

Alguns fabricantes informam a capacidade, isto é o volume que a mochila suporta.
Um fabricante internacional questionado sobre volume máximo informado na etiqueta, não soube responder se era a mesma coisa colocar na mochila 10 litros (ou 10 dm ³) de ferro ou de pena?

Com isso, percebemos que o assunto ERGONOMIA, ainda é muito inecipiente em nosso meio e cabe a nós, trazer mais informações a respeito.

Assim é importante que nossos legisladores, nossos promotores, nossos órgãos de fiscalização e homologação de certificação não se limitem a verificar apenas se o produto contem material tóxico às nossas crianças, mas tambem este problema de simples ergonomia que certamente resultará no aumento das estatísticas de lesões da coluna em toda a população.

Algumas dicas:

As mochilas de costas devem ter alças largas e acolchoadas, colocadas sobre os ombros simetricamente, com os objetos mais pesados colocados mais perto da coluna vertebral.

Se a mochiIa tiver compartimentos, os itens mais pesados na parte superior.

Imprescindível ter alças ajustáveis.

Jamais use a molhila sobre apenas um ombro.

Não deixe a mochila em posição muita baixa

O peso da mochila recomendável é de 5% a 10 % do peso para crianças.

Nunca carregue mais do que 15% do seu próprio peso.

Para mochilas de rodinhas, necessário ter uma haste ajustável para que a mesma seja alta a fim de permitir uma boa postura ao puxa-la.

Mantenha boas posturas e movimente a mochila com cuidado ao colocar ou soltar das costas.

Faça exercícios para fortalecer os músculos da região lombar.

No caso de mochilas de muita tralha de acampamento, a foto abaixo dá uma boa dica.

E, ainda…hoje é muito comum carregar crianças…e esse é um tesouro que precisa ser muito bem carregado!

Osny Telles Orselli

POSIçãO CORRETA DA MOCHILA

NUNCA USE A MOCHILA SOBRE UM OMBRO APENAS

MONTAGEM DA MOCHILA PARA TRILHAS

CARREGANDO SEU MAIOR TESOURO

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