COMO EVITAR LESÕES DE COLUNA NA INDÚSTRIA

A grande maioria dos problemas de coluna não são o resultado de um evento ou causa isolada! As lesões de coluna geralmente advêm de vários fatores relacionados com a nossa condição física, estilo de vida, e método de trabalho.

Cerca de 8 em 10 pessoas experimentam dores sérias e incapacitantes nas costas pelo menos uma vez na vida. Aos 50 anos, aproximadamente 90% da população já apresenta uma deterioração significativa na coluna lombar!

Os problemas de coluna representam um enorme fardo para a economia dos Estados Unidos, custando às indústrias mais de 60 bilhões de dólares por ano em despesas médicas e afastamento do trabalho!
A cirurgia de coluna não melhora o problema de coluna do paciente. De fato, muitos especialistas são da opinião que as cirurgias de coluna que fracassam sejam uma das principais causas de dor aguda grave e incapacitante das costas. Quase todo cirurgião competente admitirá que apenas se deve recorrer à cirurgia de coluna em último caso!

O declínio da boa condição física pode ser relacionado à maioria dos problemas de saúde de hoje em dia. É hora de mudarmos e de cuidarmos do nosso tesouro mais precioso: nossa saúde!
As técnicas apresentadas neste programa de treinamento de fato evitarão a ocorrência de problemas de coluna e melhorarão seu estado de saúde se você se dispuser a usá-las!

Os Principais Pontos na Prevenção de Lesões de Coluna:

1. Consciência do Fato
2. Projeto Ergonômico Adequado do Local de Trabalho
3. Posicionamento Neutro da Coluna
4. Corrigir Posturas Desajeitadas que Possam Forçar a Coluna(O Princípio McKenzie)
5. Estabilização Lombar (A Abordagem ao Modelo Esportivo) Durante o Levantamento e o Manuseio de Materiais

Aplicação desses Pontos Principais – Como Trabalhar Inteligentemente!

1. Consciência do Fato
Muitos trabalhadores concentram-se tanto no que estão fazendo, ao trabalhar ou executar outras atividades do dia-a-dia que, negligenciam totalmente os seus próprios corpos. Ao tomar consciência dos efeitos malignos da postura incorreta e da mecânica do corpo em relação à coluna, o trabalhador pode evitar o estresse através de técnicas de posicionamento adequado e de correção de posturas desajeitadas:

2. Projeto Ergonômico Adequado do Local de Trabalho.
A ergonomia é o estudo científico do indivíduo e de seu meio-ambiente. A análise ergonômica do local de trabalho geralmente é realizada com o objetivo de modificar o ambiente, equipamento e/ou instrumentos para aprimorar as condições de segurança e/ou eficiência no desempenho do trabalho.

3. Técnicas de Posicionamento da Coluna 
1. Jamais trabalhe com a coluna arqueada ou estando a parte superior do corpo sem apoio (por exemplo, curvado a partir da cintura)!
2. Ao executar algum trabalho em pontos mais baixos, ajoelhe-se ou agache-se para manter a coluna em uma posição neutra. (Nota: A coluna vertebral é constituída de 24 ossos denominados de vértebras e forma uma curva em forma de S quando vista de lado. A curva da coluna lombar para dentro representa a posição NEUTRA, uma posição de resistência máxima, que depende da força dos músculos dorsais e abdominais!)
3. Ao trabalhar, posicione os objetos na altura da cintura. Assim evitará a tentação de dobrar o corpo na cintura.

4. Técnicas de Correção de Postura 
1. Lembre-se evite flexionar a espinha! O flexionamento da coluna lombar aumenta a pressão dos discos e força o fluído interno da coluna contra a parede posterior e mais fina dos discos. Isto é o que ocorre quando estamos sentados!
2. Corrija o aumento da pressão contra os discos realizando exercícios de alongamento dorsal periodicamente. Desse modo, o fluído interno da coluna (núcleo) será movimentado para a frente, contra a parede dianteira e mais espessa do disco, melhorando o intercâmbio de fluído e sua nutrição!
3. Sempre que possível, alivie a pressão sobre os discos transferindo o peso da parte superior de seu corpo para o(s) seu(s) braço(s) ou apoiando a mesma sobre um suporte enquanto usa as mãos.
4. Sempre evite permanecer sentado por muito tempo. Use almofadas de apoio lombar para manter a coluna lombar em sua curva natural para dentro. E, o mais importante, movimente sempre a área lombar para alimentar os discos da coluna.

5. Estabilização Lombar Durante o Levantamento e o Manuseio de Materiais:&nb

Estudar a mudança de função ou atividade caso a insatisfação pessoal com seu trabalho lhe traga sofrimento
Para as empresas

Tentar impedir aumentos súbitos no ritmo de trabalho
Evitar que as tarefas ultrapassem a capacidade dos funcionários
Treinar os funcionários a realizar as tarefas de forma ergonomicamente correta
Realizar análises ergonômicas e implementar melhorias na rotina de execução das tarefas e dos postos de trabalho
Formar comitês de pessoal com formação em ergonomia capacitados para a implementação de mudanças na empresa
Procurar saber os motivos de insatisfações e problemas apresentados pelos empregados
Demonstrar abertura para que empregados insatisfeitos com sua atividade possam experimentar uma troca de função
Apresentado por Richard W. Bunch, Ph.D., P.T. – Presidente do ISR Institute Inc. e Professor Adjunto Clínico no Centro Médico da L.S.U.

Dados do Apresentador 

Dr. Richard Bunch é o fundador e Presidente do Industrial Safety and Rehabilitation Institute, Inc. (Instituto de Segurança Industrial e Reabilitação) uma entidade privada voltada para o tratamento ativo da saúde. Dr. Bunch realizou o treinamento universitário não-graduado na Academia Militar de West Point. Após a conclusão de seu curso em West Point, graduou-se em Fisioterapia no Centro Médico da Universidade de Los Angeles (LSU) em 1977 e prosseguiu com seus estudos até doutorar-se com honras em Anatomia pela Faculdade de Medicina dessa mesma universidade em 1983. Dr. Bunch prosseguiu com sua prática clínica durante o período em que fazia o seu pós-graduado, especializando-se na prevenção, avaliação e tratamento de distúrbios da coluna e problemas músculo-esqueletais correspondentes nos últimos 16 anos. Atualmente, Dr. Bunch é membro da American Society of Safety Engineers (ASSE) e de várias organizações de segurança de âmbito estadual. Ele faz parte do Conselho Diretor do Metropolitan Safety Council e é Presidente do Ergonomics-ADA Compliance Committee. Como autor, publicou e apresentou numerosos estudos em várias convenções nacionais sobre ergonomia e prevenção contra lesões à coluna, avaliação e tratamento. Durante os mais de oito anos que trabalhou para a Faculdade do Centro Médico da Universidade de Los Angeles, Dr. Bunch desenvolveu e dirigiu a Industrial Safety and Rehabilitation Division (Divisão de Segurança Industrial e Reabilitação). Presentemente, ele mantém um vínculo com a Universidade de Los Angeles através do Centro Médico e de sua atividade como Professor-Adjunto de Clínica no Departamento de Fisioterapia dessa universidade. Dr. Bunch desenvolveu os programas Retorno à Boa Forma Física® e Prevenção Contra Lesões de Coluna para auxiliar o trabalhador a evitar problemas incapacitantes de coluna e a melhorar a sua qualidade de vida através de um condicionamento físico mais adequado. Este programa dinâmico já pode ser comprovado por milhares de trabalhadores em todo o país.

Fontes: consultora de ergonomia Rosane Kortz e psiquiatra Patrícia Picon

Fonte: Zero Horas/ RS 28-04- – 15/02/2008

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!