HISTÓRIA DO DIA DO TRABALHO

A História do Dia do Trabalho, no seu princípio esteve intimamente ligada a protestos e reivindicações por melhores condições de trabalho.

No Mundo

Em 1º de maio 1886, milhares de trabalhadores de Chicago (Estados Unidos) foram às ruas reivindicar reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias, ocorrendo neste mesmo dia uma grande greve geral dos trabalhadores nos Estados Unidos.

Dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, fazendo com que no dia seguinte, em um novo conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

REPORTAGEM COMPLETA PODE SER LIDA NESTE LINK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!