VAMOS FALAR DE ERGONOMIA NA HOTELARIA

Hoje o assunto foi sobre profissionais da hotelaria.

Ergonomia  na rede de hotelaria, foi um assunto bastante conversado com esse grupo de amigos da rede hoteleira, com ótimos resultados…

Muitas empresas, consultórios médicos, clínicas, super mercados, lojas, Pet Shops, hospitais me perguntam e me questionam sobre os mais diversos assuntos relacionados ao bem estar dos funcionários, do cumprimento das leis ocupacionais, dos famosos problemas de dor na coluna,

Hoje o assunto foi sobre profissionais da hotelaria.

Alguém poderia perguntar se existe alguma coisa ligada a ergonomia nesse seguimento e eu posso assegurar que Tudo.

Fui procurado por uma equipe de arquitetos de uma rede hoteleira e grande foi nosso prazer em dar algumas informações e trocas de experiências…

Tema discutido: A Ergonomia na hotelaria

Tema interessante e não muito procurado pois não se tem tanto entendimento da sua necessidade comparativamente ao que se pensa em termos de ergonomia na indústria porém, como somos prevencionistas e levamos ERGONOMIA AO MUNDO, a hotelaria também é um de nossos focos.

Apenas para informação, trago alguns dados e estatísticas dos grupos de trabalho que participo nos EUA.(NSC – National Safety Council . HFES – Human Facctors and Ergonomics Society e ASSE – The American Society of Safety Engineers)

Nos EUA onde a Ergonomia é entendida como investimento e não como custo, as estatísticas mostram:

–  80% a 90% da população MUNDIAL vai sofrer algum tipo de lesão na coluna durante suas vidas.

– Nos locais de trabalho, um a cada três empregados experimenta algum tipo de problemas nas costas ou coluna.

– Na média, cada empresa norte americana gasta mais de US$120.000,00/ ocorrência com essas lesões.

– De acordo com o Departamento de Estatística do Trabalho dos EUA, 31 milhões de americanos sofrem de lesões na coluna relativas ao trabalho, e essas lesões representam cerca de 33% de todas as reclamações de indenizações trabalhistas.

– Nos Estados Unidos, são gastos 20 a 30 bilhões de dólares por ano em tratamento médico, associados à lesão da coluna e 40 a 60 bilhões de dólares em horas de trabalho perdidas, incapacidade e cuidados com crianças.

– Lesão da Coluna é a mais cara e é também a lesão do trabalho mais freqüente nos Estados Unidos atualmente.

Ficamos muito alerta para essas patologias. Nosso trabalho é de conscientização e prevenção.

Nas lesões ósteo musculares a dor é constante, a lesão é debilitante e, muitas vezes, irreversível.

A parte inferior da coluna atua como um ponto de alavanca que suporta o peso do corpo e da carga. Na hotalaria, temos o trabalho do concierge, do mensageiro, dos arrumadores, dos cozinheiros…todos estão sujeiros aos riscos ergonômicos…

A coluna opera a uma relação de 10:1 com este ponto. Isso significa que quando você curva na altura da cintura sem a carga, as forças na região inferior da coluna são maiores do que 500 Kg de pressão para cada saco de cimento, por exemplo, (50 kg).

A conversa foi longa e de ótimo entendimento. Os arquitetos são bastante criativos e conseguiram captar muito bem todas as explicações até mesmo técnicas de engenharia.

Resumindo, vamos alguns exemplos práticos para a HOTELARIA

Balcões de recepção, atendimento.
Qual a altura ideal para os balcões? Os clientes vão ser atendidos de pé ou sentados? Temos que analisar o conforto do cliente que passará poucos minutos nesse lugar e o conforto do associado que passar horas diante dos clientes. Para estes, é importante projetar as bancadas com espaço suficiente sob o balcão para que a cadeira ou banco se aproxime ao máximo da superfície de trabalho. Nada de gavetas ou acessórios sob as bancadas. Diante da definição do atendimento, vamos as cadeiras, suportes para o monitor, teclado e mouse. Simples, mas deve-se atentar para que o ergonomista possa assessorar o arquiteto.

Mesas e cadeiras para o restaurante ou bar. Vocês já repararam que como usuário de algum restaurante, vocês já perceberam que há lugares eu a gente senta e se sente mais confortável para …comer? E outras onde a gente percebe que a mesa está muito alta? E as cadeiras? Algumas são muito ruins em termos de desconforto. E olhe que não estou falando de custo. Uma cadeira barata e …talvez feia pode ser super confortável e vice versa. Claro que depois vem o aspecto de durabilidade, higiene, etc.  Já pensou que seus clientes podem ser mais baixinhos e mais altinhos? Que tal termos mesas e cadeiras para a faixa extrema de alturas? E o peso? Hoje em dia a Lei de acessibilidade dentre outras exigências, adota e recomenda assentos para obesos. Devem ser previstos.
Assentos para os manobristas e seguranças. A maioria deles ficam a maior parte do tempo de pé. Para resolver esse problema, bancos de espera e cintos abdominais lombares flexíveis.
Os mensageiros e maleteiros devem ser treinados para movimentar cargas de maneira segura para sua coluna. Programa Coluna Segura e cintos lombares para eles
Pessoal de limpeza e arrumação também devem passar para um treinamento de cuidados com a coluna e braços além dos aspectos sanitários. Coluna Segura e cintos lombares são uma boa opção.
Os assentos, poltronas e afins para os clientes em lounges e dentro dos apartamentos devem ser estudados de maneira especial. Não basta uma portona, um sofá bonito. Ele deve ser confortável. Idem as cadeiras hoje em dia quase obrigatórias nos quartos para que os clientes possam trabalhar usar seu notebook …. Por que não adotar cadeiras ergonômicas iguais às adquiridas para seu pessoal de escritório e que atendam realmente a NR 17? E por que não oferecer aos seus clientes nos quartos um suporte de note book para seu conforto? E cuidado com as alturas e espaço sob os balcões dos quartos da mesma maneira que abordados acima. Não esqueçam de seus espaços cyber. Devem ser ergonômicos.
Mesas e ou suportes de altura regulável manuais ou elétricas hoje em dia não são mais um luxo. Mesas pequenas para o cliente usa-las de pé ou sentado é um must que deve ser analisado. Seu custo x beneficio é muito interessante. Elas podem ser adotadas em muitos ambientes. Desde para postos de acesso a espaços cyber como outros.
Cozinha e copa. Super importante adotar a NR 17. Alem da cumprir a Lei, seus funcionários vão poder trabalhar com mais conforto e eficiência. E hoje em dias bancos, balcões, cadeiras etc são totalmente construídas de acordo com a NR 17 em materiais que atendam às Normas da ANVISA em aço inox alimentício ou injetadas em poliuretano lavável e higienizável com álcool isopropílico, hipoclorito de sódio e detergentes.

O bem estar da equipe se traduz em satisfação e essa satisfação fará parte do ambiente onde os hóspedes estaram sendo recebios e atendidos e em sendo bem atendidos, ficarão satisfeitos…mais uma vez se fecha o ciclo da sustentabildiade!

Aguardo o contato das equipes de outras equipes de facilities para conversarmos, discutirmos e acharmos muitas soluções para o tema afinal, ergonomia não tem mistério, tem soluções!

Onsy Telles Orselli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!