COMO ESPECIFICAR UMA CADEIRA PARA ÁREA LIMPA

Escrevemos este artigo pois temos tido vários questionamentos a respeito do assunto:

Como especificar corretamente uma cadeira ou banco para área limpa

 

Explicação técnica:

 

Para salas limpas temos a série de Cadeiras e Bancos Especiais especiais para o que é denominado de “Salas Limpas”

 

Para a correta especificação, o responsável pela utilização da sala deve encaminhar o modelo especifico de acordo com  as normas de sua necessidade ou, caso não tenhamos essa especificação, é necessário  saber a utilização que será a sala pois dependendo da classificação ISO e das especificações sanitárias, podemos usar vários tipos de componentes.

 

Existem especificações de salas limpas onde tudo deve ser em INOX AISI 304 e outras onde podemos usar estruturas de aço carbono e bases de nylon.

 

Como existem casos onde é solicitado que a limpeza seja por hipoclorito e álcool especificamos um material adequado que se refere a um assento e encosto em PU (poliuretano) pois os assentos e encostos em PU  são resistentes a álcool isopropílico, álcool etílico, hipoclorito de sódio, e vapor

 

As alturas das cadeiras devem ser fornecidas pelo cliente pois vão depender das alturas das bancadas onde as cadeiras serão utilizadas.

 

A importância de conhecer o posto de trabalho onde será utilizada a cadeira ou banco é fundamental pois, muitas vezes, temos nos deparado com solicitações de mobiliários para o que chamamos de áreas limpas porém, na realidade, não são exatamente áreas limpas e sim áreas onde a facilidade de limpeza deva ser grande como no caso de frigoríficos, por exemplo. Hoje já formatamos uma cadeira especial que pode ser usada em frigoríficos pois atende as especificações da NR36 mas também podem ser utilizadas em áreas limpas pois são totalmente de INOX AISI 304 e pssoem assento e encosto em PEAD. Material em conformidade dom a ANVISA e com a NR36 no quisito conforto térmico. Detalhes desse mobiliário: https://www.mundoergonomia.com.br/website/artigo.asp?id=20141&cod=1847&idi=1&xmoe=74&moe=74

 

Detalhes da linha completa de cadeiras e bancos especiais para áreas limpas:https://www.mundoergonomia.com.br/website/artigo.asp?id=19836&cod=1847&idi=1&moe=74

 

Dentre as nossas várias observações é nosso dever alertar que um posto de trabalho onde a especificação seja CADEIRA OU BANCO EM INOX, não podemos ter, por exemplo, uma cadeira com pistão a gas pois o pistão não é de INOX. Podemos ter até uma estrutura giratórioa de regulagem manula mas, jamais a gas.

 

Como já mencionamos, muitas pessoas confundem o termo “sala limpa” com área crítica, área semi crítica e áreas especias como por exemplo, os frigoríficos.

 

Para esclarecermos e auxiliarmos na especificação do mobiliário, trazemos neste artigo a definição correta do que é uma Sala Limpa

 

O que é sala limpa?

 

Segundo a definição dada na NBR 13413, sala limpa é o ambiente no qual o suprimento e a distribuição do ar, sua filtragem, os materiais de construção e procedimentos de operação visam controlar as concentrações de partículas em suspensão no ar, atendendo aos níveis apropriados de limpeza conforme definido pelo usuário e de acordo com normas técnicas vigentes.

 

Atualmente, de forma a não apenas controlar, mas, acima de tudo, garantir continuamente a qualidade na execução de diversas atividades industriais e de servi- ços, várias atividades vêm demandando sua execução em ambientes controlados. Isto não é mais uma necessidade apenas das áreas ligadas à nutrição e saúde (humana ou animal), tais como: alimentos & bebidas, medicamentos, cirurgia & tratamento médico, bancos de tecidos, etc.

 

Diversos processos industriais, onde se requer alta precisão e garantia total da qualidade, tais como: nanotecnologia, micromecânica, microeletrônica, pintura, injeção e extrusão de plásticos, ótica avançada, etc., também demandam salas limpas.

 

Para cada atividade, uma necessidade especial.

 

LEIA MAIS SOBRE SALAS LIMPAS: http://www.cmqv.org/website/artigo.asp?cod=1461&idi=1&moe=212&id=19758

 

LEIA MAIS SOBRE COMO ESPECIFICAR O MOBILIÁRIO PARA SALA LIMPA:http://www.cmqv.org/website/artigo.asp?cod=1461&idi=1&xmoe=212&moe=212&id=20104

PARA MAIS DETALHES, FALE CONOSCO

10/março/2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!