Dor na lombar é cada vez mais frequente e piora se não for tratada…
Lombalgia é algo para lá de comum. Estamos falando da dor nas costas localizada na região lombar, próxima à bacia, em geral provocada por má postura, excesso de peso, sedentarismo, carregar peso de forma incorreta ou problemas decorrentes da rotina agitada. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 85% da população sofrem ou ainda vão sofrer desse mal.
Há outros gatilhos possíveis como gravidez, estresse e doenças como artrite, osteoartrose da coluna e osteofitose (bico de papagaio). Algumas vezes, o incômodo se irradia para as pernas com ou sem dormência.
“Os homens são mais afetados do que as mulheres. Metade dos pacientes se beneficia com recuperação total em duas semanas e 90% dos casos apresentam remissão em seis semanas após o tratamento”, informa o ortopedista Maurício Póvoa Barbosa, médico do esporte graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
Rosana Faria de Freitas
Do UOL, em São Paulo 22/04/201307h00
reportagem completa: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/04/22/lombalgia-e-uma-dor-cada-vez-mais-frequente-e-piora-se-nao-for-tratada.htm
A Ergonomia de Conscientização é fundamental para a diminuição desses problemas – leia mais – http://mundoergonomia.com.br/website/artigo.asp?cod=1847&idi=1&moe=74&id=15081