28 DE ABRIL – SINAL VERDE PARA A PREVENÇÃO

No dia 28 de abril, comemora-se o “Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho”, data criada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da segurança e saúde no trabalho.

Hoje, estima-se que 270 milhões de acidentes de trabalho ocorram anualmente e que doenças do trabalho estejam em torno de 160 milhões no mundo todo.

Cerca de 2 milhões e meio de pessoas morrem anualmente em todo o mundo vitimas de acidentes e doenças relacionados aos trabalho.

No Brasil, os números relativos à segurança dos trabalhadores também são assustadores. O Governo Federal, em ações articuladas entre os Ministérios da Saúde, Previdência e Trabalho, vem atuando fortemente em uma Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalho, na tentativa de reduzir os índices de acidentes. Porém, é necessário que haja conscientização e preocupação por parte do empregador para assegurar a saúde de seus empregados.

Organizações, sistemas e certificações buscam melhorar e evoluir seus processos através de sistemas como a ISO 9001, OHSAS 18001, ISO 14001 e a ISO 26000 (Responsabilidade Social), colaborando para a redução dos acidentes de trabalho. Mas é fundamental, além da implementação desses processos, hajao comprometimento de todos para que os objetivos sejam alcançados: mão de obra qualificada e principalmente a vista para a PREVENÇÃO.

A CMQV, em seu PROJETO RISCO ZERO, tem como foco a PREVENÇÃO pois entende que essa é uma das formas mais eficazes e eficientes para a diminuição dessas estatísticas.

A questão do risco do acidente e da doença do trabalho é muito importante para todos, tanto empregado quando empregador.  A Prevenção a esse risco é fundamental. Essa prevenção é um dever, é um RESPEITO.

Portanto, aproveite o dia para refletir sobre a situação de sua empresa.

Que o verde de nossa bandeira seja o verde da prevenção.

Que o verde da nossa bandeira seja a esperança de que o Brasil e o Mundo que todos queremos seja construído com trabalho seguro, saudável e consciente.

 

Osny Telles Orselli

Saiba mais sobre essa data: http://www.cmqv.org/website/artigo.asp?cod=1461&idi=1&moe=212&id=19236

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!