QUANDO DEVEMOS USAR APOIO PARA OS PÉS?

Resposta ao nosso amigo Eder

 

Aproveitamos para colocar esse bate papo no site pois, perguntas como esta, de caráter bastante interessante, devem servir de exemplo para todos os Gestores de Segurança.  Notamos a preocupação do gestor de segurança,  Eder, em estar atendendo as solicitações do colaborador porém, de forma correta não apenas para atender uma solicitação e sim, tendo consciência do benefício que essa solicitação possa trazer.

 

———- Mensagem encaminhada ———-
De: Cabral, Eder <Eder.Cabral@hanesbrands.com >
Data: 11 de janeiro de 2012 16:58
Assunto: Descanso para os pés
Para: osny@mundoergonomia.com.br

 

Caro Dr Osny !
Tenho algumas solicitações de funcionários administrativos para a compra de apoio de pés, temos adotado este dispositivo para funcionários que não conseguem apoiar os pés no chão , porém este solicitantes não apresentam esta dificuldade, é positivo este acréscimo?

 

Grato

 

Eder de Souza Cabral

 

Coordenador Segurança do Trabalho
HANESbrandsINC
(55 11) 4615-4873
(55 11) 4615-4900
ƒxeder.cabral@hanesbrands.com
“Rumo à Liderança”

 

Caro colega Eder

Muito oportuna sua pergunta
 

Outro dia estava questionando um fiscal da DRT sobre este assunto.
Resolvi escrever um pequeno artigo cujo rascunho lhe passo:
Sou exatamente de sua opinião com algumas observações que, se me permite, passo abaixo, para sua análise e comentário:

 

1. No Brasil como em outros lugares onde há Normas a respeito, a legislação me parece oportuna, pois não pode explicar e ou especificar cada detalhe, cada situação, cada posto de trabalho. Ela orienta e determina, de maneira, digamos, genérica que o que importa e o que deve ser cumprido e seguido é o conforto do trabalhador, não submetê-lo a estresse, evitar tensões musculares que possam causar riscos de uma lesão músculo esquelética.

 

2. O apoio de pés foi criado há muitos e muitos anos ( embreve estará pronto – apoio da Grécia antiga e fará parte de artigo que estou escrevendo sobre a história da cadeira e seus acessórios ) e, mais modernamente, necessário para que o trabalhador possa manter pressão no piso ou sobre algo sobre o psiso a fim de que pela reação, ele possa ter um apoio na região lombar necessário. Alem disso, ele serve para que não haja ou diminua a pressão e ou compressão nas coxas ( problemas de circulação sanquinea).

 

3. Se este particular ou particulares pode (m) ser exercidos pelo próprio piso, não há necessidade de algo mais e ainda pior, mais alto, causando a necessidade de se levantar o assento da cadeira e, por cause, causar necessidade eventual de se aumentar a altura da mesa ou superficie de trabalho.

 

4. Claro que  seria necessário uma análise rápida do posto e sua atividade ( duas coisas diferentes ) a fim de se definir, ANTES, se a altura da superfície da mesa e da superfície do assento estão corretos e em consequencia, se partir para a verificação da necessidade de um apoio de pés. As pessoas com pernas mais compridas, maiores, muitas vezes não os necessitam.

 

5. Poder-se-ia discutir a vantagem de um apoio com leve inclinação em relação a horizontal do piso ou ainda, um apoio móvel tipo epiciclioidal, que facilitaria a diminuição do pequeno estresse provocado pelo não possibilidade dos pés/ tornozelos se movimentarem constantemente ao se movimentar constantemente em sua posição sentada, afinal se pede e se orega e é muito bom e necessário que o usuário se movimente constantemente. OK, ótimo, mas precisaria se verificar se nestes casos, para pessoal maiores, com pernas maiores se este possível beneficio não seria menor do que o malefício de estar com o assento mais alto e comprometendo a postura dos braços /ante braços em relação à superfície de trabalho (e aqui novamente cuidado com a atividade x altura da superfície de trabalho.)

 

6. Em resumo e é uma opinião pessoal, é bom ter, móvel, baixo, epicicloidal, desde que este não afete a outra parte, para estas pessoas mais altinhas.

 

7. Para postos super altos de trabalhom o apoio de pés para ser trocado constantemente similar ao bom e sugerido para posição ou atividade de pé ou em pé, é recomendável, para atividades mais pesadas.

 

Link de apoio para os pés da All Safety Mundoergonomia: https://www.mundoergonomia.com.br/website/conteudo.asp?id_website_categoria_conteudo=9390&cod=1847&idi=1&moe=74
 

Tomo a liberdade de lhe convidar a visitar e navegar o Portal da Qualidade de Vida www.cmqv.org onde sou o responsável pelo pequeno setor de ergonomia.

 

Este site possui muitos artigos, um deles que tomo a liberdade de solicitar  suas criticas. São artigos publicado há uns 3 anos.

 

Muito bom seu contato, precisamos de gestores envolvidos e comprometidos, só dessa forma conseguiremos  uma segurança mais segura rumo ao nosso tão sonhado Risco Zero!

 

permaneço a disposição

 

Osny Telles Orselli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!