EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

COMO DESCANSAR A COLUNA SENTANDO SEM SENTAR?

SENTANDO SEM SENTAR

 

ISSO MESMO…

 

HOJE VAMOS FALAR SOBRE ESSE BANCO FANTÁSTICO QUE AJUDA DESCANÇAR NOSSA COLUNA…O NOSSO BANCO GOLDEN SEAT…

 

O Banco Semi Sentado – GOLDEN SEAT auxilia nas atividades onde há necessidade de permanecer longos períodos em pé.

Há atividades laborais que obrigam as pessoas a trabalharem de pé por longos períodos, o que prejudica demasiadamente a coluna vertebral.

Controladores de painéis de emergência, seguranças de bancos e hotéis, postos de trabalho que obrigam o trabalhador a se deslocar com freqüência.

Para estes casos não se pode pensar sequer numa cadeira especial.
Ao ficar de pé por longos períodos, mesmo aqueles condicionados fisicamente que, infelizmente, não é a maioria, a postura não é reta. As pessoas ficam cansadas, se esquecem da postura e entram em fadiga postural. A fadiga postural é perversa, pois não manda avisos.  Qualquer pessoa já passou por isso em breves períodos de tempo. Mas, o problema é quando esta situação é constante, durante horas e todos os dias.  Estas doenças são classificadas como distúrbios músculo-esqueléticos e são consideradas como uma doença ocupacional e como tanto precisa e deve ser prevenida pelos patrões, pelas empresas.

Além da obrigatoriedade, a falta desta prevenção pode comprometer todo o trabalho, toda uma operação, toda a atividade ocupacional.

As conseqüências são graves para o trabalhador e para sua função, para sua atividade.

Para a saúde do trabalhador, a conseqüência são dores musculares que às vezes de tanta constância são “esquecidas”, dores lombares ou lombalgias e depois lesões da coluna.

Para a saúde de seu trabalho, de sua atividade, as conseqüências vão desde erros, falta de atenção, perda de resposta imediata a uma solicitação de emergência e assim por diante.
Ora, um segurança que não fica atento, não responde a um ataque de imediato, está comprometendo a operação, todo o procedimento do esquema de segurança.

Para um operador de painéis de emergência, os riscos de um erro são grandes e pode comprometer uma produção e mesmo uma planta.

A Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego 17, conhecida como NR 17, trata da ergonomia. ( vide agora anexos I e II específicos para o procedimentos de trabalhos em pé)

Esta Norma, esta Lei Federal, determina que se adote medidas preventivas e eficazes para que os riscos de doenças músculo esqueléticos sejam evitados.

Ergonomia, uma ciência cada vez mais difundida e necessária para qualquer atividade laboral ou de lazer, busca o conforto, busca a se executar uma atividade com menos esforço. O que se esquece muitas vezes é que há atividades como as mostradas acima que, aparentemente, não mostram grandes esforços, como levantar pesos, que são tão comprometedoras para coluna vertebral como levantar um saco de cimento sem critério.

Quais as medidas que devem ser tomadas para não comprometer a saúde do trabalhador e o bolso do empresário?

Listamos abaixo algumas que entendemos como eficazes, sem atentar para sua importância pela ordem das mesmas.

1.     Adotar ginástica laboral a ser exercida por profissional de educação física
2.     Adotar um programa de treinamento para fortalecer a coluna vertebral que    induza o trabalhador a adotar métodos da prática de exercícios físicos, como manter boa postura em todas as ocasiões, como praticar a ginástica do GATO a cada hora, a adoção de ingestão de água, como manusear qualquer tipo de carga mesmo as pequenas. Este item 2 pode ser contemplado através do Programa de prevenção de lombalgias e lesões da coluna “Coluna Segura”.
3.     Adoção do banco semi sentado Golden Seat com regulagem de altura do assento, cujas características principais se encontram abaixo:

Como é  o banco GOLDEN SEAT:

O Banco Ergonômico Golden Seat®, é um banco para o usuário trabalhar com a postura correta, em pé, porém com a coluna em repouso. O Golden Seat é indicado onde uma cadeira não é indicada, como por exemplo, segurança patrimonial, operadores de máquina, balconistas, funções que requerem que o usuário fique de pé, se movimente constantemente e precise repousar sua coluna.
Baseado em especificações norte americanas, totalmente fabricado no Brasil, com três pontos de apoio de borracha natural com ventosa de tamanho robusto e de alto desempenho e altura regulável através de fusos de 3/8 de polegada com porca. Note que um dos pés, o da frente, está situado em uma posição mecanicamente calculada, de maneira que, para qualquer altura do assento, principalmente as mais baixas, não haja possibilidade do banco ficar instável, isto é, cair para frente.
GOLDEN SEAT é um banco para o usuário ficar meio em pé meio sentado, com grande e importante conotação de descanso para a coluna e postura.
Altamente utilizado nos EUA, onde é conhecido como banco de espera é recomendável também como banco para operações em que o usuário deve estar pronto para uma ação imediata. Grande e importante conotação de descanso para a coluna e postura, em parcelas consideráveis da jornada de trabalho.
Um Segurança não pode ficar sentado em uma cadeira baixa ou numa cadeira alta, sob pena de perder preciosos segundos para a sua ação e para a sua vida!. Nestes casos entra o Golden Seat. Mesmo que o usuário não descanse TODO o tempo de seu trabalho, mesmo que ele descanse a coluna uma parte do tempo, já é algo muito bom. Veja que o assento relativamente pequeno e não muito macio foi projetado para que o usuário se movimente. Isso é muito bom para a coluna vertebral. Há uma versão onde o assento é maior e mais macio, de espuma, para operações onde o tempo “sentado” é maior.

Especificações Técnicas Principais:

Estrutura: Confeccionados em estrutura de aço tubular mecânico de alta resistência, devidamente recosidos e chapas SAE 1010 / 1020, estampadas.
Pés: Três pontos de apoio no solo, sendo um dos pés à frente, bem à frente, a fim de dar maior estabilidade, principalmente em baixas alturas do assento, movimentando o baricentro mais para o centro geométrico do banco. Os pontos de apoio, de borracha natural, tipo ventosas, robustos, (ATENÇÃO: pés de Nylon ou PVC derrapam no solo e se quebram facilmente), são reguláveis na altura através de fuso e porcas zincadas (3/8 de polegada), para uma perfeita estabilidade.
Assento: Anatômico em duas opções:
•   Pequeno, oval, com saliências e botões massageadores, injetados em poliuretano Integral Skin em uma só peça com alma de aço de alta espessura e com dimensão suficiente para se evitar tensões e quebras nas bordas do PU. Este assento é propositadamente de pequenas dimensões. PU é mais duro.
•   Ainda pequeno, mas bem maior do que o anterior. Tipo cadeira, em espuma de poliuretano revestido de courvin, acabamento em perfil de PVC, montado em madeira compensada e aparafusada na mesma alma de aço do modelo anterior, tamanho aproximado 39 X 27 centímetros. Estes assentos são mais macios.

 

Nota:
•     A qualquer tempo, os assentos podem ser trocados pelo outro modelo, pois os encaixes e dimensões das bases são os mesmos.
•     Em qualquer hipótese os assentos podem ser girados + – 30 graus sobre mancal de bucha de polipropileno grafitado.  Não usamos rolamentos nem esferas, nem molas, que normalmente são jogadas para fora criando um rápido desgaste para os mesmos, pois sabemos como é uma linha de produção onde os bancos podem ser até jogados de um lado para outro.
•   Regulagem de altura sem qualquer parafuso ou porca ou borboleta. Simples encaixe e presos por gravidade. Regulagem da altura quase continua com a grande quantidade de furos. A altura do assento em relação ao piso pode variar entre 50 até 87 cm.
•   Alem do movimento rotacional os assentos são fixados em mancal com uma inclinação fixa de 30 graus, a recomendada para o máximo de conforto. Esta opção de inclinação fixa de 30 graus é a recomendada pelo nosso Eng. Mecânico e de Segurança do Trabalho.
Tratamento das superfícies: Jateamento ao quase branco (near white), fosfatização, seguido de pintura epóxi a pó eletrostática. Parafusos, porcas, molas e pinos: zincados, ou bi cromatizados.
Cor: Totalmente preta inclusive assento e encosto. Cores diferentes, inclusive totalmente branco (linha hospitalar), sob encomenda, com quantidades mínimas.
Opção: totalmente zincado polido: branco ou preto
Encosto: Opcionalmente pode ser equipado com espaldar ou encosto com altura regulável através de parafusos borboleta. Encostos fabricados em espuma de poliuretano de alta resiliência, revestido de tecido ou PVC de alta espessura (tipo courvin), sem emendas, tipo encosto de cadeira.
Importante:
Atende a NR 17
Atende a Vigilância Sanitária (suporta jatos de água, detergente e vapor)

Complementação técnica:

Após a entrega, serão disponibilizados aos clientes, senha para download via Internet de pôsteres dos Programas Coluna Segura e Punho Seguro que poderão ser modificados e personalizados, programas de Ergonomia de Conscientização para a prevenção de lombalgias e lesões da coluna e LER/DORT/ tendinites, respectivamente.

Ainda poderão ser baixados pela Internet exclusivamente pelos nossos clientes, detalhes dos Programas, Manuais passo a passo destes programas e imagens para slides em Power Point, podendo ser personalizados por cada cliente.  MAIS ainda por download:  vídeo com exercícios físicos de aquecimento, alongamento e flexão,  ensinamento de como movimentar cargas sem riscos, como manter boa  posturas, etc., sempre em linha com a ergonomia de conscientização.
Detalhes destes programas fundamentais para a prevenção destas doenças podem ser vistos na home page www.mundoergonomia.com.br (Portal da ergonomia).

Os treinamentos foram concebidos para que o setor de treinamento de sua Empresa possa, ele mesmo,  conduzir e conceber os programas finais e até customizá-los.
A  Bras Golden assegurará assistência on line para os mesmos. No, entretanto, sob consulta,  podemos executar estes treinamentos “in company”, bem como palestras em SIPATS, levantamento de riscos ergonômicos, laudos e consultoria de um modo geral, inclusive montagem de Comitê de Ergonomia, tanto para novos projetos como existentes, em ambientes de escritório, linhas de produção e trabalhos indoor e outdoor, através de nossos engenheiros de segurança do trabalho e ergonomistas.
Orçamento, detalhes, CV dos consultores sob consulta.

Importante:

Os bancos são fabricados no Vale do Paraíba – SP. Eles não são fornecidos ao mercado sob outra marca em hipótese alguma e sua marca Bras Golden está gravada em baixo relevo na lateral dos assentos injetados.
Não confundir com bancos parecidos, fabricados com tubos para água e assentos injetados em PU baixa qualidade, com alma de madeira ou de aço com pequena espessura e de pequenas dimensões, que usam mancais de esferas, molas e uma parafernália de parafusos que só servem para quebrar rapidamente.   Nosso PU não se quebra e nem se racha rapidamente.
Ainda assim, nossos clientes após a garantia têm a opção de adquirir peças sobressalentes, até os assentos individualmente ou ainda, os produtos podem ser enviados para nossa fábrica para serem reformados e receberem novo período de garantia.

Contato – vendas@mundoergonomia.com.br
(12) 3954 0070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PRODUTOS