EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

NASF – NÚCLEO DE APOIO Á SAÚDE DA FAMÍLIA

Visando apoiar a inserção da Estratégia Saúde da Família na rede de serviços, garantindo a continuidade e integralidade da atenção, o Ministério da Saúde criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, com a Portaria GM nº 154, de 24 de Janeiro de 2008, Republicada em 04 de Março de 2008.

 

O NASF é entendido como uma potente estratégia para ampliar a abrangência e a diversidade das ações das ESF (Equipes Saúde da Família), bem como sua resolubilidade, uma vez que promove a criação de espaços para a produção de novos saberes e ampliação da clínica. Tem como “modus operandi” o apoio matricial para atuarem em parceria com os profissionais das ESF, compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das ESF no qual o NASF está cadastrado. Desta maneira, o NASFnão se constitui porta de entradado sistema para os usuários, mas apoio às equipes de saúde da família. Tem como eixos a responsabilização, a gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado, que se pretende, pela saúde da família.

 

A norma visa a incluir os serviços farmacêuticos no NASF. Os farmacêuticos, junto às equipes de Atenção Básica/Saúde da Família, terão a responsabilidade de garantir à população o efetivo acesso e a promoção do uso racional de medicamentos.

 

Renato Melo (TO), Lorena Baía (GO) e Valmir de Santi (PR) farmacêuticos integrantes da Comissão de Saúde Pública do CFF.

 

Para orientar os profissionais, a Comissão de Saúde do CFF, também, elaborou um roteiro, específico para os farmacêuticos, que explica o funcionamento dos NASFs e, ainda, dá dicas sobre a melhor forma de elaborar um projeto de implantação de um NASF.

 

“O roteiro indica as atividades que devem ser desenvolvidas e a forma como as ações devem ser implementadas”, completa Valmir de Santi, integrante da Comissão e Conselheiro Federal de Farmácia pelo Estado do Paraná.

 

A Comissão de Saúde Pública do CFF é composta pelos farmacêuticos Valmir de Santi (PR), Lorena Baía (GO), Renato Melo (TO) e Marília Cunha, representante da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para o plano de ação, a Comissão contou com a colaboração dos Assessores Técnicos do CFF, José Luiz Maldonado e Jarbas Tomazoli Nunes.

 

Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails: santivalmir@yahoo.com.brlorenabaia@yahoo.com.brrspmelo@gmail.comasstec@cff.org.br

 

NASF – A integração dos serviços de saúde

 

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Portaria_N_154_GMMS.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PRODUTOS