UNIVERSO DA MULHER – GINÁSTICA DO GATO

No Dia Internacional de Combate a LER e DORT Engenheiro de Segurança no Trabalho sugere descansos, alongamentos e muita água durante o dia de trabalho. 


Desde o ano 2000, o último dia do mês de fevereiro é considerado o Dia Internacional de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Ósteo Musculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Tais siglas a br igam doenças como a Tendinite, a Bursite, a Síndrome do Túnel do Carpo, a Síndrome do Corpo Doloroso entre outras diversas doenças que afastam milhares de trabalhadores de seus postos de trabalho todo ano.

Segundo dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a LER é responsável pela segunda causa de afastamento dos trabalhadores de seus postos de trabalho. Em sua maioria, jovens e mulheres apresentam os maiores índices da doença. Bancários, operadores de linha de montagem, operadores de telemarketing, secretárias e jornalistas encabeçam as estatísticas de aquisição destas doenças.

De acordo com o Instituto Nacional de Prevenção às LER/Dort, a única saída para evitar essa síndrome é investir na educação e na conscientização tanto dos funcionários, como dos empresários. Investir em uma boa qualidade de vida e em um dia a dia mais saudável e menos desgastante são fatores que favorecem a redução dos riscos de se adquirir a LER. Em contrapartida, muitos empresários acreditam que apenas o investimento em ergonomia e na troca dos móveis resolverá o problema, o que não é verdade. Esta medida é necessária, mas não suficiente. Para evitar tais doenças, trabalhar em um ambiente bem iluminado, com momentos de descanso, ter um bom relacionamento com as outras pessoas e alternar as atividades realizadas podem ajudar na redução do estresse e evitar a aquisição de doenças ocasionadas por LER.

Os sintomas são muitos, o que importa é estar atento às dores. Diminuição da força muscular, formigamento, sensação de peso nos mem br os e perda de controle de movimentos podem ser sintomas de doenças ocasionadas por esforço repetitivo.

 

Pensando em uma melhor qualidade de vida, o Engenheiro de Segurança no Trabalho, Osny Telles Orselli, desenvolveu uma técnica que chamou de ginástica, mais especificamente como “Ginástica do Gato” e tem como objetivo estimular as pessoas a fazerem pequenos alongamentos e reduzir o estresse enquanto trabalham. Segundo Osny, o sucesso da “ginástica” está em fazer os mesmos movimentos de um gato. “Ele se espreguiça, alonga e boceja em intervalos regulares. Assim , a cada hora é interessante que o funcionário se levante e estique os braços, os dedos e beba pelo menos um copo d´ água”, afirma.

Além disso, de acordo com o engenheiro, a “Ginástica do Gato” não irá atrapalhar as atividades no trabalho e ainda ajudará a reduzir os altos índices de LER. “Você vai aumentar sua produtividade e melhorará sua qualidade de vida” – finaliza Osny.

Comprometimento com a qualidade de vida

Osny é o criador da marca Bras Golden, atualmente representada, exclusivamente, pela ASE = All Safety Ergonomics – MUNDOERGONOMIA, a qual fabrica produtos ergonômicos associados a treinamentos de prevenção e está no mercado há 17 anos.
O intuito é colocar em prática a experiência norte-americana e européia na prevenção e na correção de problemas adquiridos nos locais de trabalho. Segundo Orselli, a proposta da empresa é mais aceita pelas multinacionais. “Ao contrário das nacionais, elas investem mais no funcionário, no chamado associado ou colaborador”, diz o empresário.
O engenheiro diz ainda que a capacidade de produção da Mundo Ergonomia para produtos Bras Golden é ilimitada, por causa da terceirização de boa parte da mão de obra.

A fim de corrigir postura e problemas causados pelas LER, Orselli desenvolve produtos específicos para este problema que atinge a saúde de milhares de brasileiros.

www.mundoergonomia.com.br

http://www.universodamulher.com.br/index.php?mod=mat&id_materia=6922

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!