Linha Golden Clean – INOX AISI 304

APRESENTAÇÃO DA LINHA

Cadeiras Ergonômicas Linha Flex  – Golden Clean – estrutura em INOX AISI 304

APRESENTAÇÃO COMPLETA – CADEIRAS ESTRUTURA EM INOX AISI 304 – PARA IMPRESSÃO

FICHA TÉCNICA – CADEIRA ESTRUTURA DE INOX AISI 304

downlosa do folder

A Linha Golden Clean é utilizada para indústrias, laboratórios, hospitais, indústrias e todos os postos de trabalhos que exijam controle de particulados cumprindo os requisitos da norma DIN EN ISO 14644-1 – Cleanrooms and associated controlled environments.

Utilizada na indústria alimentícia em conformidade com as BRF Resolução – RDC 216 /04 – RDC nº 275/02 – Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, em conformidade com as orientações gerais para elaboração do Programa de BFP que fazem parte do Código Internacional de Práticas recomendadas pelo CODEX ALIMENTARIUS, regulamento estabelecido pela Organização Mundial da Saúde/OMS e reconhecido pela Organização Mundial do Comércio/OMC. Atende a NR36 no quesito ocupacional e sanitário.

Atende as exigências ergonômicas da NR17 e NR36 nos quesitos do segmento.

Indicada para salas limpas, áreas críticas, semi críticas, úmidas, altas lavagens e áreas classificadas (ambientes explosivos)

Resumo da Linha:

Estrutura totalmente em INOX AISI 304

As cadeiras, giratórias apresentam regulagem de altura para o assento, regulagens de altura e profundidade do encosto. Podem ser montadas em várias alturas e vários  cursos, pés fixos ou rodízios, e com a opção de suportes de pés desde os  aros, aros com suporte especial de alumínio, ou modelos separados ou customizados,  para o apoio dos pés, a maioria  de altura regulável.

Seus assentos e encostos podem ser apresentados em várias opções  a fim de atender às necessidades de cada cliente para cada ambiente: totalmente INOX;  INOX com revestimento de PEAD (polietileno de alta densidade aprovado pela Anvisa), totalmente em PEAD, injetadas em poliuretano acabamento  integral Skin  em dois modelos WDA ou WORK, ou ainda em espuma de poliuretano injetada revestida de vinil. Acabamento do aço inox padrão lixado fosco, totalmente  livre de cantos ou pontos vivos que atendem todas as Normas. 

Colunas giratórias reguláveis na altura mecânicas por manopla ou por pistão a gás sobre pressão com  alavanca.(pistão a gás de inox ou tradicional)

Acabamento do aço inox padrão lixado fosco, totalmente livre de cantos ou pontos vivos. Opção em acabamento polido. Todos os componentes são confeccionados em inox AISI 304 certificado.

Podem ser montadas em várias alturas e vários cursos com possibilidade de colunas Mecânicas ou a Gás sendo que a coluna a Gás pode ser cromada ou em INOX AISI 304. As cadeiras, giratórias apresentam regulagem de altura para o assento, regulagens de altura e profundidade do encosto.

Regulagem do assento - mecânico ou a gás
Mecanismo de regulagem do encosto e profundidade do assento

Possibilidade de pés fixos ou rodízios, e com a opção de suportes de pés desde os aros, aros com suporte especial de alumínio, ou modelos separados ou customizados, para o apoio dos pés, a maioria de altura regulável.

Como complementação às cadeiras, há a necessidade dos apoios para os pés que, evidentemente, deverão ser adaptados conforme a necessidade do posto de trabalho. Na NR17 é mencionado a obrigatoriedade de apoio para os pés sendo que esse apoio inclusive, pode ser feito por barras de apoio, daí também podermos optar por apoios em aros e mesmo nos nossos modelos JHS (placa acoplada ao aro). De forma geral, não aconselhamos o uso dos aros, a não ser que tenham a placa para apoio (JHS). O uso apenas do aro sugere  compressão das coxas e o ângulo formado pelos eixos da coxa e das pernas vai se situar em valor menor que 90 graus, totalmente contra os princípios básicos de Ergonomia.

Acabamento do aço inox padrão lixado fosco, totalmente livre de cantos ou pontos vivos que atendem todas as Normas.

Alguns ambientes exigem que se façam as peças polidas
A qualidade do INOX não é diferente do lixado e do polido variando, apenas, na beleza da peça..

Característica da  linha: Linha de cadeiras e bancos inteiramente fabricadas e montadas com componentes 100 % em aço inox AISI 304 atendendo à NR 17 . O acabamento do INOX pode ser fosco ou polido. Escolhemos o acabamento fosco por questão de custo pois o acabamento polido é bastante oneroso. A qualidade do INOX não é diferente do lixado e do polido variando, apenas, na beleza da peça. Alguns ambientes exigem que se façam as peças polidas. Na rotina, nosso material é cotado fosco (ou lixado como é também conhecido), ficando a critério do cliente se desejar polido. Abaixo algumas fotos ilustrativa. IMPORTANTE – todo material é certificado. Apresentamos certificado de qualidade de nossos fornecedores.

Podem manter sua estrutura em aço inox, porem os assentos e encostos podem ser montados em vários materiais além do 100 % Inox como totalmente em Poliuretano Integral Skin ou PEAD revestidos ou maciços.

Essa linha foi desenvolvida especialmente para atender aos requisitos exigidos para adequações de ÁREAS LIMPAS – Ambientes Controlados

A especificidade do material depende da necessidade da área limpa em questão.

Uma das grandes dificuldades é a escolha do mobiliário em conformidade com as especificações sanitárias para área limpa, principalmente os ASSENTOS: Cadeiras e Bancos. Nesta espaço falaremos também dos bancos vista a necessidade do entendimento do assunto.

O assunto básico é – em áreas limpas os materiais utilizados devem, no mínimo, ser facilmente higienizáveis.

Para isso, os componentes podem ser de AÇO INOX AISI 304 , alumínio e mesmo Aço Carbono fosfatizado com posterior pintura em epóxi por processo de fusão, dependendo da necessidade e agressividade dos produtos utilizados o que irá conceder uma maior ou menor durabilidade ao produto.

Nota1- O AÇO INOXIDAVEL (Stainless Steel) DEVE TER TEOR DE CROMO IGUAL OU SUPERIOR AO AISI 304 CONHECIDO COMO INOX ALIMENTÍCIO (exatamente para não oxidar-enferrujar), pois há inox que enferrujam! Faça um teste rápido na qualidade do seu Aço Inox, chegue perto de um ímã e, caso haja imantação, o aço inox é inferior ao AISI 304, numa linguagem resumida e simples. E todos os componentes metálicos devem ser construídos com o mesmo material, isto é arruelas, parafusos, cuspilhas, correntes, pés, rodízios, etc. Ou alumínio.

Os assentos e encosto que necessitam ser higienizáveis, podem não ter necessidade de serem de inox, muito pelo contrário. O aço inox não atende à exigência do conforto térmico exigido pela NR 17 daí ser usado apenas onde outras exigências indicarem. Há sempre uma grande confusão quanto à obrigatoriedade do uso de aço inox relativamente às exigências sanitárias.

Os assentos e encostos podem ser INJETADOS EM POLIURETANO, PORÉM COM ACABAMENTO INTEGRAL SKIN, isto é, após a injeção, há um revestimento formando uma pele integral tornando a peça completamente impermeável e resistente a materiais de limpeza. Isso serve para os assentos dos bancos assim como para os assentos e encostos das cadeiras.

Assentos e encostos podem ser também confeccionados em inox revestidos ou inteiramente em PEAD – Polietileno de Alta Densidade- na cor branca, material que permite o conforto térmico e às exigências da ANVISA, especialmente para atender a NR 36.

Nota 2-  A obrigatoriedade sanitária menciona a necessidade de Aço Inox AISI 304 apenas onde há contato com o alimento, porém. a cadeira operacional para atender à NR 17 necessita, dentre outros fatores os seguintes atributos:

Giratórias em 360 graus;

Regulagem de altura do assento;

Regulagem (independente do assento) da altura e da profundidade do encosto.

As três últimas de maneira independente.

Os pés das cadeiras/assentos das áreas limpas podem ser fixos ou com rodízios. Os fixos podem ser injetados em Borracha sintética, com parafusos em aço inox, Nylon sem componente de aço carbono ou totalmente em inox AISI 304. Os rodízios em inox devem ser do tipo industrial e fabricados com inox também AISI 304, com ou sem freio. Os rodízios parcialmente em Inox são de três polegadas e seus rodetes injetados em PPV,PU, Silicone, etc. Há rodízios em inox e também ESD, anti estáticos com vários materiais para os rodetes.

Ha possibilidade de se fazer os rodízios 100 % de aço inox alimentício inclusive os rodetes, quando há necessidade de absoluta ausência de particulada.

A maioria das cadeiras dita altas ou caixa devem ter pés fixos a fim dar mais segurança ao usuário.

PROJETOS CUSTOMIZADOS DE ACORDO COM A NECESSIDADE DO CLIENTE

Finalizando  A linha de cadeira Golden Clean de Aço INOX AISI 304 permite variações de montagens para melhor adequação às necessidades do posto .Para cada posto é necessário que se analise muito bem a necessidade do colaborador e o que será mais adaptável possível. As cadeiras  da linha Golden Clean – Estrutura de Aço INOX AISI 304 podem ser customizadas de acordo com a necessidade do cliente.

vendas@mundoergonomia.com.br  

12 – 3954 0070