Logística Reversa

Logística Reversa:

A PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos define a logística reversa como um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”

A BraSGoldeN em atendimento aos princípios e instrumentos introduzidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, e seu regulamento, Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010, que destacam-se a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e a logística reversa pratica além da coleta seletiva, a Logística Reversa para todos os seus produtos.

Nos termos da PNRS, a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos é o “conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos, nos termos desta Lei.”

A logística reversa é um dos instrumentos para aplicação da responsabilidade compartilhado pelo ciclo de vida dos produtos.

De acordo com Decreto nº 7.404/2010 os sistemas de logística reversa serão implementados e operacionalizados por meio dos seguintes instrumentos:

Regulamento expedido pelo Poder Público

Acordos Setoriais

Termos de Compromisso

A BraSGoldeN  tem um “Termo de Compromisso Ético” frente a seus clientes e a toda população frente a para todos os produtos que comercializa cuidado do reaproveitamento e destinação final de seus resíduos internos (coleta seletiva) e pós consumo.

A responsabilidade ambiental faz parte do conceito de Ética e Sustentabilidade da empresa.

Qualidade Funcional

CERTIFICADO DE QUALIDADE FUNCIONAL

O CERTIFICADO DE QUALIDADE FUNCIONAL foi criado em 2014 com a finalidade de atestar aos nossos clientes a correta utilização do produto para a determinada função ao qual o produto está sendo adquirido.

A organização responsável pela PADRONIZAÇÃO CERTIFICADORA é a CMQV – Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida que desenvolveu as ferramentas e as padronizações a serem seguidas para cada procedimento analisado.

Esse certificado é emitido mediante a análise da aquisição x utilização, legislações normativas de uso (não analisa postos de forma legal) trazendo segurança na aquisição feita.

A análise é realizada e assinada por profissionais habilitados de acordo com a utilização a ser feita.

A análise consta basicamente dos ítens:

FABRICANTE: All Safety Ergonomics Comercio de Roupas e Acessórios de Segurança LTDA – EPP End: Av. Geraldo Scavone, 2080 – Jacareí – SP – CEP – 12305 – 490

PARA FINS DE: ANÁLISE  QUALIDADE FUNCIONAL DE UTILIZAÇÃO xxxxxxxxxxxxxxxxx

PARECER/ESPECIFICAÇÃO: exemplo: Análise de adequação Ergonômica e Médico Sanitária.

MATERIAL EM ANÁLISE: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

FINALIDADE DO PRODUTO: xxxxxxxxxxxxx

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DOS PRODUTO: xxxxxxxxxxxxxx

ANÁLISE DE QUALIDADE CONSTITUCIONAL:

ANÁLISE: QUALIDADE FUNCIONAL – xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

CONCLUSÃO :

PERÍODO DE VALIDADE: O presente certificado de qualidade ergonômica funcional tem validade de 12 meses a partir de sua data de emissão, ou até qualquer modificação preconizada pela NR17e/ou ABNT 1010/1020, ANVISA ou outro organismo legal regulamentador.

RESPONSÁVEIS PELO DEPARTAMENTOS DE ENGENHARIA

Engenheiro Osny Telles Orselli

CREA: 06.002.291-20

RESPONSÁVEL PELA ANÁLISE SANITÁRIA

Farmacêutica Célia Wada

CRF-SP – 7043

ORGANIZAÇÃO RESPONSÁVEL PELAPADRONIZAÇÃO CERTIFICADORA -CMQV – www.cmqv.org

CNPJ- 04.536.435/001- 06

Dra. Elaine Fernandes

DEMAP – Manutenção

DEMAP – Departamento de Manutenção e Prevenção 

O DEMAP é um departamento de manutenção técnica especializado em produtos ergonômicos.

O departamento foi criado com a proposta auxiliar na conservação do mobiliário adquirido por nossos clientes fortalecendo os laços de confiança  de confiança e parceria.

A conservação dos mobiliários é amplamente aumentada quando realizados pequenos ajustes necessários, próprios das agrurias do uso diário.

Oferecendo uma assistência técnica periódica estaremos ampliando a vida útil do mobiliário que beneficiará significativamente a conservação e zeladoria do mesmo.

Essa assistência técnica é regida por contratos individuais que podem ter ou não custos, dependendo das negociações empresa X cliente, acordados de acordo com a classificação do cliente

A Logistica Reversa não é mais uma variável opcional e sim, um programa obrigatório que visa a sustentabilidade de nosso planeta.

Operacionalização do DEMAP

  1. Realização gratuita (ou valor a ser acordado entre as partes) de Manutenção Preventiva dos mobiliários adquiridos de nossa empresa
  2. Correção das inconformidades observadas
  3. Orientação do uso dos mobiliários e acessórios
  4. Implementar o programa de Logistica Reversa oficial para os mobiliários adquiridos de nossa empresa (podendo se estender a outros desde que previamente acordados).

*Contrato de manutenção diferenciado para clientes da BraSGoldeN

Periodicidade: Visitas mensais a empresa e agendamentos conforme especificação em contrato

MODELOS DE PROPOSTAS:

Propostas de acordo com a necessidade do cliente:

 PROPOSTA 1 – MANUTENÇÃO PLENA: PREVENTIVA E CORRETIVA

– Visitas periódicas:

-Levantamento de todo inventário mobiliário de cadeiras e mesas de trabalho de todo o sitio

-Relatório de necessidades de conserto;

-Relatório de eventuais não conformidade de cadeiras, apoio de pés, suportes de teclado, mouse, suporte de monitores, bancadas e mesas de trabalho (work stations);

-Cronograma de procedimentos de manutenção preventiva e corretiva;

– Manutenção a ser realizada no próprio sitio do cliente quando possível;

– Orçamento de componentes inservíveis previamente apresentados se necessário, caso não se enquadre na categoria abaixo:

  • Será fornecida tabela de preços prévia para conhecimento dos valores dos componentes a serem cobrados quando necessário.
  • Exemplo de Tabela de preços de alguns componentes para troca “ in situ”. Todos Heavy Duty com garantia mínima de um ano (Não usamos PVC para qualquer componente; não usamos poliéster 100% tipo polipropileno trama larga):

-Assentos e encostos H0 21 já revestidos de 100 % poliéster trama fina VIP tipo Panamá: R$

Assentos e encostos com capa de PP tratadas contra raios UVA UVB, tipo ou similar à Golden B Side Médio, já revestidos de 100 % poliéster trama fina VIP tipo Panamá: R$

– Mecanismos simples tipo “L“ duas rosetas com flange universal: R$

-Rodízios de 2 polegadas em Nylon revestidos em PU, conjunto de 5 unidades: R$.

-Mecanismo Back Sistem II (completo: flange+ haste): R$

-Base de 5 patas em aço soldado com capa integral de PP soldas robotizadas Heavy Duty: R$

– conjunto de braços e apoia braços móveis na vertical em PP: R$

– conjunto de braços e apoia braços móveis na vertical em PU: R$

  • Outros componentes de outras modelos de cadeiras existentes que serão analisados pelas visitas, serão orçados previamente.
  • Estes valores incluem a troca e mão de obra “in situ” bem como a frete dos componentes que seriam carregados na própria condução da ida do técnico.

Observação: Desenhos de conjunto dos componentes serão enviados previamente.

Honorários via contrato pleno mensal para mão de obra e controles preventivos a serem acordados entre as empresas.

Visitas e medições realizadas por técnicos em segurança do trabalho especializados em manutenção preventiva e corretiva, supervisionados pela equipe de engenharia da BraSGoldeN.

*componentes a serem repostos deverão ser orçados e adquiridos mediante apresentação de proposta orçamentária aprovada ou mediante Tabela previamente aprovada.

*no escopo desse trabalho serão realizados treinamentos e orientações de uso das cadeiras para melhor utilização e conservação.

PROPOSTA 2 – SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO CORRETIVA CASO A CASO

Planejamento e inventário das condições do material mobiliário, caso a caso;

Mobiliário entregue ou a ser retirado para envio à empresa contratada para verificação, orçamento e manutenção mediante cronograma e orçamento.

Após a aprovação dos consertos, os produtos serão entregues ao Sitio do cliente

As aprovações e as manutenções serão feitas a cada lote encaminhado para a contratada. Caso haja disponibilidade e dependendo da quantidade, cadeiras e outros produtos poderão ser colocados no sitio em caráter de empréstimo.

Frete: Retirada do material para envio à Jacareí R$

Observação de caráter geral:

Deverá ser realizado um cronograma de planejamento baseado no levantamento geral, com a especificação correta do ou dos modelos para cada posto de trabalho em conformidade legal com apresentação de propostas, modelos, preços, cronograma de entrega e cronograma de faturamento em conformidade com as necessidades da contratante.

Esse levantamento técnico legal será realizado com a supervisão do departamento de engenharia de segurança do trabalho da BraSGoldeN acompanhado pelo serviço de SST do cliente.

Nossos contratos de manutenção inclui a logística reversa dando destinação final aos resíduos inservíveis resultantes dos processos.

Garantia

Certificado de Garantia dos produtos:

Todos os produtos são testados e passados pelo contorle de qualidade antes de serem encaminhados ao cliente o que oferece uma certeza de aquisição em conformidade com a expectativa.

A base de garantia geral é de 1 ano contra defeitos de matéria prima, considerando turno de 08 horas diárias, não se aplicando em ambientes pesados e hostis, colocado em nossa matriz Jacareí – SP, com despesas de frete demais despesas por conta do cliente.

Em caso do produto apresentar qualquer defeito de fabricação, o mesmo deverá ser encaminhando para nossa matriz em Jacareí – SP, para avaliação do nosso departamento de qualidade e após é emitido um relatório informando as causas do problema, e definição para correção.

Caso a caso, cliente a cliente, as garantias podem ser estendidas.

Laudo Técnico Normativo

LAUDO: Laudo é um relatório emitido após a análise de uma determinada situação através da qual se faz um diagnóstico.

Os laudos SÃO RELATÓRIOS que  tem a finalidade de demonstrar as condições de determinadas “situações”.

O Laudo, como o próprio nome diz, é o resultado ou a fotografia imediata do ponto a ser analisado

O laudo é a tradução das constatações captadas pelo técnico ou especialista, em torno do objeto ou do fato, por meio dos conhecimentos especiais de quem o examinou.

Em suma, é uma opinião ou um relatório emitido após analise especializada de um profissional habilitado sobre matéria.

Dizemos que o laudo é a peça escrita fundamentada.

Laudo Técnico Normativo

O Laudo técnico Normativo é um laudo onde são analisados e verificados todas as exigências legais pertinentes á determinada situação.

É emitido um documento, assinado por todos os profissionais envolvidos nessa análise onde se “certifica um fato” sob os aspectos legais.

Em sendo um posto de trabalho, serviço ou objeto o LTN verifica não apenas condições ocupacionais mas também, exigências sanitárias, ambientais, confederativas e outras exigências e normas as quais o posto está sujeito.

Resumindo o LTN é utilizado para qualquer situação, posto de trabalho, serviço ou objeto.

Esse laudo tem uma abordagem mais ampla e completa do objeto estudado com a premissa de estar totalmente em conformidade LEGAL.

Na Gestão Integrada dos Riscos, o LTN tem papel fundamental em todas as etapas do processo sendo uma ferramenta importantíssima para a prevenção dos riscos inerentes ao processo.

Esse laudo foi inicialmente proposto pela equipe multidisciplinar do IBGR – Instituto Brasileiro de Gestão de Riscos sendo atualmente utilizado em vários setores.

O LTN deve trazer em seu relatório, todos os aspectos técnicos legais envolvidos assim como todas as legislações as quais o processo ou produto foi submetido.

O LTN dá a segurança de que os procedimentos, produtos e ações relativas ao processo ou ao posto de trabalho estão em conformidade legal.

Quanto a quem assina o LTN.

Por se tratar, na maioria das vezes, de um laudo onde estão envolvidas várias legislações, evidente estarem envolvidos vários profissionais de diferentes especializações  e diferentes capacitações portanto cada um dos envolvidos necessita assinar o referido laudo para que a certificação seja validada.

Coordenação científica multidisciplinar – BraSGoldeN

Laudo Ergonômico

LAUDO: Laudo é um relatório emitido após a análise de uma determinada situação através da qual se faz um diagnóstico.

Os laudos SÃO RELATÓRIOS que  tem a finalidade de demonstrar as condições de determinadas “situações”.

O Laudo, como o próprio nome diz, é o resultado ou a fotografia imediata do ponto a ser analisado

O laudo é a tradução das constatações captadas pelo técnico ou especialista, em torno do objeto ou do fato, por meio dos conhecimentos especiais de quem o examinou.

Em suma, é uma opinião ou um relatório emitido após analise especializada de um profissional habilitado sobre matéria.

Dizemos que o laudo é a peça escrita fundamentada.

LAUDO ERGONÔMICO é o documento que atesta se determinado objeto, posto ou atividade está em conformidade com as EXIGÊNCIAS ANTROPOMÉTRICAS, MECÂNICAS , AMBIENTAIS E FISIOLÓGIAS para a sua utilização ou realização.

LAUDO ERGONÔMICO segue determinações técnicas, científicas e normativas, dentre elas a NR17.

A responsabilidade LEGAL (CIVIL E CRIMINAL) de quem assina um LAUDO ERGONÔMICO é a mesma de quem assina qualquer documento e que, por conta dessa assinatura, se torna LEGALMENTE  RESPONSÁVEL por aquilo que assinou, tanto  esfera civil assim como na esfera criminal.

O profissional que assina um Laudo necessita ser habilitado e estar em conformidade com seu Conselho de Classe.

Algumas observações elucidativas:

Um LAUDO é o resultado de uma análise.

O fato e analisado e é fornecido um resultado sobre essa análise. Esse resultado é o LAUDO.

Por exemplo, um Laudo médico  é dado depois que o médico examina o paciente e tem resultados de análises físicas – anamnese e biológicas – exames complementares como exame de sangue, RX, ultrassom, etc. O profissional habilitado verifica e analisa os todos os resultados e elabora um LAUDO.

Portando, cada Laudo exige uma complexidade de ações e de profissionais para que todas as exigências técnicas e legais sejam contempladas.

Assim é o LAUDO ERGONÔMICO.

O Laudo Ergonômico é o resultado de uma completa análise dos Riscos Ergonômicos.

O Laudo Ergonômico, assim como qualquer outro LAUDO, tem parâmetros determinados de medição, de comparação e diretrizes a serem seguidos dentre eles a análise da “engenharia mecânica” do objeto foco da análise, a análise da fisiologia de interação com o usuário, as condições do ambiente e a forma com que será utilizado. Normas e parâmetros mecânicos, médicos e legais, devem estar contemplados e, entre eles, as Normatizações contidas na NR17. (17.1. Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.) NR17 –http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR17.pdf

Tipo mais comuns de laudos ergonômicos:

– Laudo Ergonômico do Objeto

– Laudo Ergonômico do Posto de Trabalho

– Laudo Ergonômico Funcional – AET – ANÁLISE DO POSTO, DA ATIVIDADE, DO OBJETO UTILIZADO, DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS ONDE SERÁ REALIZADO E QUEM VAI REALIZAR  ESSA ATIVIDADE

IMPORTANTE:

QUEM PODE ASSINAR UM LAUDO ERGONÔMICO OU UMA AET – ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO:

Verificar nota técnica do Ministério do Trabalho – NOTA TÉCNICA N.287/ 2016/CGNOR/DSST/SIT http://nwn-downloads.com/wp-content/uploads/2017/04/Nota-Te%CC%81cnica-287_2016_CGNOR_DSST_SIT.pdf

Breve apresentação coordenador do departamento de Ergonomia, responsável pela assinatura dos Laudos Ergonômicos da ASE – Mundoergonomia – BraSGoldeN:

Engenheiro – Osny Telles Orselli

• Engenheiro Mecânico – Escola Politécnica  – USP – SP

• Engenheiro de  Segurança do Trabalho – Escola de Engenharia Mackenzie – SP

• Pós Graduação em Administração de Empresas – Fundação Getúlio Vargas – SP

• Especialização em Engenharia de Produção – Fundação Getúlio Vargas – SP

• Especialização em Altos Estudos Estratégicos – Escola Superior de Guerra – ADESG – SP

• Especialização em Ergonomia – Miami – Lakes, Fl

• Especialização em administração e gestão – Université Grenoble Alpes

• Professor do Estado de São Paulo na disciplina de Higiene e Segurança do Trabalho

• Membro oficial do  US NATIONAL SAFETY COUNCIL -USA

• Membro oficial do US HUMAN FACTORS AND ERGONOMIC SOCIETY – USA

• Diretor Técnico Científico da ASE – All Safety Ergonomics – Mundoergonomia

• Presidente  da CMQV – Câmara Mutidisciplinar de Qualidade de Vida – responsável pelo departamento de ERGONOMIA

• Ex – Diretor do CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA – Jacareí – SP

• Ex – Conselheiro da  FIESP/ SESI E SENAI – Jacareí – SP

• Coordenador Técnico do PPRE – Programa de Prevenção de Riscos Ergonômicos da CMQV – SP

• Coordenador do CRESP– Centro de referência em Ergonomia de São Paulo

• Membro da Comissão de Estudo Especial de Ergonomia da Interação Humano-Sistema (ABNT/CEE-126)