Encontro Nacional de Cipeiros – FUNDACENTRO

Dia 30 de julho de 2025, das 9h às 17h30, a Fundacentro realizará o “Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável”, com o objetivo de fortalecer a atuação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio – Cipa e promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável em todo o país.

Coordenado pelo diretor de Conhecimento e Tecnologia, Remígio Todeschini, e pelo coordenador de Projetos da Fundacentro, Cleiton Faria Lima, o evento ocorre no auditório da Fundacentro.

Transmissão on-line

A programação será também transmitida ao vivo pelo canal da Fundacentro no YouTube, Para participação on-line, não é necessário realizar inscrição, e o público poderá interagir com os palestrantes por meio do formulário de envio de perguntas.

De acordo com os organizadores, haverá emissão de certificado para os participantes on-line, mediante preenchimento do formulário de avaliação do evento. Salientamos que a emissão do certificado será autorizada com a utilização de uma palavra-chave, que será divulgada durante a transmissão.

Consulta aos cipeiros e cipeiras

A Diretoria de Conhecimento e Tecnologia – DCT elaborou um questionário destinado aos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio – Cipa, com o intuito de colher informações sobre o funcionamento das comissões e identificar desafios e oportunidades de melhoria. Todos os cipeiros podem contribuir com suas experiências acessando o formulário pelo Google Forms.

O diretor Remígio Todeschini ressalta que o encontro marca a retomada da escuta ativa da Fundacentro junto aos cipeiros, prática que remonta ao período da Constituinte entre 1987 e 1988. Ele destaca que a participação social dos trabalhadores por meio da Cipa é fundamental para reduzir os riscos e os impactos dos acidentes, doenças e mortes no trabalho, além de contribuir para a melhoria da saúde e segurança nas empresas.

“Com a participação ativa de cipistas e trabalhadores, todos ganham. Diminuímos o flagelo social, econômico e familiar, e enfrentamos os traumas decorrentes de acidentes e doenças do trabalho”, afirma.

Todeschini ainda destaca que este momento representa uma oportunidade para o atual governo aprimorar o processo normativo da Norma Regulamentadora – NR-05, fortalecendo o processo eleitoral da Cipa, combatendo o assédio moral e sexual, ampliando a formação em saúde e segurança no trabalho – SST e melhorando a representatividade dos trabalhadores em todas as atividades econômicas.

“É essencial que os participantes preencham o questionário de avaliação da Cipa, disponível na inscrição do evento, para que possamos conhecer como os cipistas avaliam o atual desempenho da Comissão. Essa contribuição nos ajudará ainda na identificação das limitações e dar sugestões para o aperfeiçoamento da norma e sua eficiência”, ressalta.

Programação do Encontro

Data e Horário

Atividades

09h às 10h30

Mesa de Abertura

Pedro Tourinho

Representantes das centrais sindicais

10h30 às 10h50

Intervalo

10h50 às 12h30

Palestras técnicas

Assédios no ambiente de trabalho, com Daniela Sanches Tavares (tecnologista da Fundacentro)

Eleição e dimensionamento da CIPA, com Domingos Lino (especialista em saúde do trabalhador e bolsista da Fundacentro)

Capacitação e formação, com Remígio Todeschini (diretor de Conhecimento e Tecnologia da Fundacentro)

12h30 às 14h

Almoço

14h às 15h

Apresentações das Centrais Sindicais

15h às 16h

Grupos de trabalho

16h às 16h20

Intervalo

16h20 às 17h30

Debate e Encerramento

RBSO

Chamadas públicas abertas:

Dossiê temático “Gênero e Trabalho”: até 31 de julho.

material enviado por Eng. Osny Telles Orselli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *