O Termo Escritório deve ser interpretado como um ambiente de trabalho operacional e apoio.
Escritórios corporativos pressupõe uma Presidência, Diretoria, Gerencia e funcionários e eventuais clientes. Salas corporativas de reuniões de trabalho e até as salas solenes do Conselho de Administração.
Por outro lado, um escritório operacional no interior de uma planta produtiva é também um escritório com muitos funcionários e até com interlocutores e salas de reuniões e treinamentos e afins.
Um posto de trabalho de escritório para ser verdadeiramente ergonômico, além das cadeiras, é necessário adequar a superfície de trabalho (mesas fixas ou de altura regulável), suporte de monitor ou notebooks, suporte de punho para teclado, suporte de punho para mouse e apoio para os pés e as condições ambientais.
A saúde e o conforto dos colaboradores, clientes, os e usuários em geral, é essencial no momento da escolha de uma cadeira, mesa e outro acessórios que irá utilizar no escritório, ainda mais quando os usuários passam muito tempo nesse posto.
A ausência de ergonomia pode acarretar dores, desconforto, falta de concentração, redução da produtividade e, principalmente, futuros problemas de saúde.
A Lei Federal brasileira a NR 17 determina parâmetros e característica de uma cadeira operacional para cada ambiente e sujeita à fiscalização dos órgãos federal. O Comitê de Ergonomia ou o EHS da Empresa deve normatizar esse importante assunto. Uma Análise Ergonômica do Trabalho – AET simplificada ou detalhada deve considerar todos os fatores pertinentes como, por exemplo, medidas antropométricas, funções, atividade dos usuários. E, ainda considerar os usuários portadores de PNEs, nanismo e ou obesos.
Considerando esses fatores, é imprescindível preocupar-se além de cadeiras, mesas e acessórios, com o projeto de iluminação, circulação e ventilação que precisam ser estudados para que se tenha, realmente, um escritório ergonômico.
Exemplos de mobiliários para escritórios: recepção, sala de reunião, auditório e administrativa ergonômicas
Esses modelos buscam promover a inclusão de pessoas que têm corpos maiores, oferecendo-lhes o máximo de conforto e segurança em um ambiente harmônico. Lembrando que as cadeiras tradicionais geralmente são pensadas para, no máximo, 120 quilos, enquanto as especiais para obesos podem suportar entre 140 e 400 quilos.
Esses modelos buscam promover a inclusão de pessoas que têm corpos e estatura menores, oferecendo-lhes o máximo de conforto e segurança em um ambiente harmônico. Lembrando que são cadeiras projetadas para suportar o peso da estrutura menor. São projetadas especialmente para esses usuários.
Lembrando que muitas linhas de cadeiras acima permitem a montagem em longarinas formando um conjunto harmonioso para o escritório. A recepção do escritório, a portaria e até mesmo todo o espaço corporativo também podem ser contemplada com essa harmonia.