EMPRESA RESPONSÁVEL
EHS : Environmental, Health and Safety – SSMA – Saúde Segurança e Meio Ambiente.
O EHS é um setor que está atrelado ás exigências do Ministério da Saúde – ANVISA, Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Trabalho e a nossa responsabilidade social.
Visando implantar ações voltadas a sustentabilidade de nosso planeta e a igualdade entre todos os seres humanos, em 03-12-2014 foi criado o departamento de EHS da BraSGoldeN com foco nas ações visando a segurança dos nossos colaboradores, a logística reversa de nossos produtos, ações com foco igualdade de direitos de todos e ações em prol da qualidade de vida de nossos colaboradores, e de todos os que nos cercam. Ações por um mundo mais HUMANO.
Por que foi criado nessa data:
Essa data foi escolhida como um grande alerta em homenagem ao Desastre de Bhopal que matou milhares de indianos por conta de falta de controle da empresa. Foi um desastre industrial (o maior do mundo) que ocorreu na madrugada de 3 de dezembro de 1984, quando 40 toneladas de gases tóxicos vazaram na fábrica de pesticidas da empresa norte-americana Union Carbide hoje Dow Química.. É considerado o pior desastre industrial ocorrido até hoje no mundo, quando mais de 500 mil pessoas, a sua maioria trabalhadores, foram expostas aos gases.
O que é o departamento de EHS:
O EHS – Meio Ambiente, Saúde e Segurança ( EHS ) é um departamento, também chamado de SHE ou HSE departamento, são departamentos comumente encontrados dentro das empresas que consideram a proteção do ambiente, saúde ocupacional e segurança no trabalho tão importante quanto fornecer produtos de qualidade, e que, portanto, têm gerentes e departamentos responsáveis pela estas questões.
Quando surgiu o conceito EHS:
A primeira abordagem formal de gestão de EHS foi introduzida em 1985 pela indústria química como uma reação a vários acidentes catastróficos (como o desastre de Seveso e o desastre de Bhopal ). Esta iniciativa voluntária em todo o mundo chamado de “Responsible Care “está em vigor em cerca de 50 países e coordenado centralmente pelo Conselho Internacional de Associações Químicas (ICCA). Trata-se de oito características fundamentais que garantem planta e segurança do produto, saúde ocupacional e proteção do meio ambiente, mas também tentam demonstrar, através de campanhas de imagem que a indústria química atua de forma responsável. Ainda assim, esta iniciativa se restringia à indústria química e agora se expande a todos os setores produtivos.
Desde os anos 1990, abordagens gerais para a gestão de SSMA que pode se adaptar a qualquer tipo de organização pode ser encontrada nas normas internacionais, como ISO 14001 para a gestão ambiental e OHSAS 18001 para gestão de saúde e segurança no trabalho ou o Europeu Eco-Gestão e Auditoria (EMAS). Em 1998, as diretrizes de EHS também foram criadas pela International Finance Corporation
Explicando o departamento EHS da Mundoergonomia:
Como todos sabe, dependendo das atividades as empresas, as mesmas deverão seguir as diretrizes do Ministério da Saúde através das RDC (ANVISA), as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente através das Resoluções do CONAMA e as diretrizes do Ministério do Trabalho através do cumprimento as Normas Regulamentadoras – NRs.
O objetivo desse departamento de EHS da Mundoergonomia é conduzir o atendimento e cumprimento a todas essas legislações além de implementar políticas para cumprir as metas de sustentabilidade e igualdade social de nosso planeta.
Os membros responsáveis pelo departamento de EHS participam de trabalhos onde a implementação da ações para a segurança do trabalho dos colaboradores vão além das exigências legais, fazendo com que a satisfação pessoal e emocional sejam, também, uma prioridade. Participam de projetos e trabalhos implementando as normas e diretrizes de sustentabilidade ambiental e sanitária. Participam de projetos sociais e socioambientais onde o foco é a igualdade social e a diminuição da barreira social – humana.
Seguindo a Lei e o Dever, a Mundoergonomia segue cumprindo a lei fazendo seu dever com Responsabilidade, Conhecimento e ÉTICA.
POR UM MUNDO MAIS HUMANO!