Que magnésio devo usar?

Hoje vamos falar sobre MAGNÉSIO.

Já falamos de suplementos alimentares e, o magnésio é, também um suplemento.
O magnésio é o quarto mineral mais prevalente do corpo humano, sendo de grande importância para diversos processos vitais como contração muscular, formação óssea, metabolismo energético, regulação do humor e do sono e, ainda, como cofator para absorção de nutrientes, tal como a vitamina D.
É possível se manipular várias opções e variações que podem ser utilizadas como suplemento alimentar de magnésio e para muitas outras utilidades. Listaremos alguns deles:

1- Cloreto de magnésio: FUNCIONAMENTO DO INTESTINO – SONO
O cloreto de magnésio é um sal inorgânico solúvel composto de magnésio e cloro. O composto magnésio e cloro tem menor biodisponibilidade que os demais compostos de magnésio. Melhora a biodispobilidade das vitaminas D, melhora o sistema imune para diminuição de doenças respiratórias e doenças intestinais, além de melhora na prática da atividade física. Reduz cólicas e câimbras.
É recomendado para tratar baixos níveis de magnésio, azia e prisão de ventre. Também é usado como loção e pomada para acalmar e relaxar os músculos doloridos; Contudo, para este último benefício não existem evidências científicas suficientes que comprovem a sua veracidade (Gröber, Werner, Vormann & Kisters, 2017).
Geralmente utilizamos diluindo 33g/1 litro de água e ingerindo em jejum aproximadamente 50 ml pela manhã e 50 ml a noite.
Dose diária recomendada : oral – 500 – 2500 mg
Teor de Mg elementar em 500 mg = 60 mg
Transdérmica: 800mg/ml (1 ml 6 jatos)

2- Óxido de magnésio: ANTIÁCIDO – LAXANTE
É um sal que vem da combinação de magnésio e oxigênio. O óxido de magnésio é um sal inorgânico insolúvel. O trato digestivo não absorve bem esse magnésio, por isso não é utilizado para prevenir ou tratar deficiências desse nutriente (Schuchardt e Hahn, 2017).
Seu principal uso é no alívio de sintomas digestivos de curta duração, como azia, indigestão, prisão de ventre e, às vezes, também é recomendado para tratar ou prevenir enxaquecas.
Apresenta alta estabilidade e pouca solubilidade em água o que interfere na sua biodisponibilidade e reduzida absorção intestinal. O óxido de magnésio é mais utilizado como antiácido para alívio da dor estomacal e laxante de curto prazo. É o que conhecemos como Leite de Magnésia.

3- Carbonato de magnésio: INDIGESTÃO – REFLUXO
Sua melhor indicação de uso é como antiácido. indicado para síndromes ácido-pépticas, hipercloridria, úlcera péptica, refluxo gastro-esofágico, hemorragia gastrintestinal como consequência de gastrite aguda e ulceração por estresse.

4- Magnésio dimalato: MUSCULATURA – LIBERA ENERGIA – NÃO AJUDA NO INTESTINO
O magnésio malato é um complexo orgânico solúvel. É uma fórmula que tem maios solubilidade e miscibilidade, não provoca desconforto gástrico e tem ação prolongada. Com a presença do ácido málico, otimiza a produção de ATP pois o ácido málico faz parte do ciclo de Krebs. É muito bem absorvido pelo trato digestivo e é utilizado no tratamento de sintomas associados à fibromialgia e à síndrome da fadiga crônica (Ferreira, Ortigoza e Moore, 2019).
Em geral, é considerado mais suave que outros tipos de magnésio, por isso seu efeito laxante é menor. O malato de magnésio também tem efeito alcalinizante, por isso ajuda a neutralizar o excesso de acidez no corpo, que pode causar inflamações, dores e doenças crônicas
Auxilia na redução do stress, da ansiedade depressão e. Também tem comprovada eficácia na redução de arritmias cardíacas e dores no peito, reduz a fadiga crônica e as dores musculares associadas à fibromialgia e osteoporose. Além disso, melhora a memória e reduz a insônia.
Dose diária recomendada: 400 a 1200 mg
Teor de Mg elementar em 500 mg = 80 mg

5- L-treonato de magnésio: MEMÓRIA – CONCENTRAÇÃO – ALZAIMER
O L – treonato de magnésio é um complexo orgânico solúvel. O L- treonato é um metabólito da Vit C usado como agente de quelação de minerais tendo a capacidade de melhorar significadamente a absorção do mineral. É uma forma altamente absorvível de magnésio capaz de atravessar a barreira hematoencefálica e facilmente forçar o seu caminho através das membranas celulares. Estudos recentes tanto em modelo animal, in vitro e em humanos demonstram as propriedades do treonato de magnésio em melhorar a função cognitiva, proporcionando um aporte maior do treonato e do magnésio no hipocampo, melhorando a densidade e a função neuronal. O L-treonato de magnésio pode aumentar os níveis de magnésio no cérebro em até 15%, melhorando a função cognitiva, a memória, o aprendizado, a concentração e o humor daí como as principais funções seu uso para melhora do aprendizado, da memória e da cognição, redução da ansiedade e do estresse e também é eficaz para a doença de Alzheimer. Esta forma de magnésio é usada para tratar alguns distúrbios cerebrais, como depressão ou perda de memória relacionada à idade; embora pouca investigação tenha sido feita neste campo (Zarate, Duman, Liu, Sartori, Quiroz e Murck, 2013).
Dose recomendada 500 a 200 mg
Teor de Mg elementar em 500 mg = 39,63 mg

6- Magnésio glicina: Magnésio Quelado – HIPERTENSÃO- INFLAMAÇÃO – SONO – REPOSIÇÃO
É um composto em que o magnésio é quelado com uma molécula de glicina. O glicinato ou bisglicinato de magnésio é uma fonte de magnésio atual e moderna, resultante da união do aminoácido glicina com o mineral magnésio por ligação quelado formando o componente conhecido como magnésio quelado. Essa formula aumenta 40% a absorção e biodisponibilidade do mineral. É usado para melhorar o sono e tratar uma variedade de condições inflamatórias, incluindo doenças cardíacas e diabetes (Razak, Begum, Viswanath, Rajagopal, 2017). Além disso, reduz a ansiedade, depressão, estresse e insônia.
Usado para hipertensão arterial, arritmia cardíaca, asma, doenças pulmonares, estresse físico e mental, fadiga, enxaqueca, depressão e tensão pré menstrual.
Dose diária recomendada : 50 – 500 mg
Teor de Mg elementar em 500 mg = 150 mg

7- Magnésio glicil glutamina: IMUNIDADE – ENERGIA – SAUDE MENTAL
É um composto em que o magnésio é quelado com uma molécula de glicina e uma de glutamina. O resultado é uma molécula altamente biodisponível e tem a glutamina que aumenta a produção de energia além de que contém nutrientes fundamentais para a resposta imunológica, síntese proteica, integridade intestinal.
Dose diária recomendada : 200 – 400 mg
Teor de Mg elementar em 500 mg = 43 mg

8- Magnésio taurato: DIMINUE A ANSIEDADE – ATLETAS – PROCESSSOS COGNITIVOS
O magnésio taurato, também conhecido como taurinato de magnésio, é uma composição de óxido de magnésio e taurina. Foi demonstrado em alguns estudos que essa molecula traz alguns beneficios para a saúde, como melhor desempenho esportivo e menor risco de doenças cardiovasculares. Tanto o magnésio quanto a taurina inibem a excitabilidade das células nervosas em todo o sistema nervoso central e exercem efeitos sedativos. Níveis elevados de magnésio também podem proteger contra batimentos cardíacos irregulares e morte cardíaca súbita.
O taurato de magnésio contém o aminoácido taurina e sua composição desempenha um papel importante na regulação do açúcar no sangue.
A suplementação desse magnésio pode ajudar a abaixar a pressão arterial e reduzir o risco de desenvolver diabetes e aterosclerose. De acordo com um estudo recente em ratos, foi demonstrado que também ajuda a manter uma pressão arterial saudável. No entanto, são necessárias mais pesquisas para descobrir se tem o mesmo efeito em humanos (Shrivastava et al., 2018).

9- Citrato de magnésio: CARDIOVASCULAR – NEUROMUSCULAR
O citrato de magnésio é uma forma de magnésio ligada ao ácido cítrico. O citrato de magnésio é um sal orgânico solúvel .
Algumas pesquisas sugerem que esse tipo está entre as formas mais biodisponíveis de magnésio, o que significa que é mais facilmente absorvido no trato digestivo do que outras formas. Normalmente é tomado por via oral para reabastecer os baixos níveis de magnésio. Devido ao seu efeito laxante natural, às vezes também é usado em doses mais altas para tratar a constipação.
Além disso, age como calmante para ajudar a aliviar os sintomas associados à depressão e ansiedade, mas são necessárias mais pesquisas sobre esses usos. Embora sejam necessárias mais pesquisas, acredita-se que o citrato de magnésio ajuda a aliviar os sintomas de depressão e ansiedade (Kirkland, Sarlo, & Holton, 2018).
Dose diária recomendada
Laxante: 10 a 30 g
Purgante: 30 a 60 g
Suplemento de Mg: até 1,9 g/dia
Teor de Mg elementar em 500 mg = 80 mg

10- Sulfato de magnésio: INTESTINO – MUSCULAR – ARTRITE – ANTIINFLAMATÓRIO – SONO
O sulfato de magnésio é um sal inorgânico solúvel. É formado pela combinação de magnésio, enxofre e oxigênio.
É comumente referido como sal de Epsom.
O sulfato de magnésio tem cor e textura semelhantes ao sal de cozinha. É utilizado para constipação, mas devido ao seu sabor desagradável, muitos optam por utilizar outro tipo de forma. O sulfato de magnésio tem efeito laxante e diurético, por isso é utilizado no tratamento de prisão de ventre, retenção de líquidos, hipertensão e intoxicação por metais pesados. Também possui propriedades relaxantes, antiinflamatórias e analgésicas, por isso é utilizado no alívio de dores musculares, articulares e menstruais, além de reduzir o estresse e promover o sono.
É frequentemente usado na água do banho para aliviar dores musculares e aliviar o estresse. Embora haja poucas evidências, acredita-se que esta forma de magnésio seja absorvida pela pele; Por isso, muitos o utilizam em loções ou óleos corporais (Gröber, Werner, Vormann & Kisters, 2017).

11- Orotato de magnésio: NÃO TEM EFEITO LAXANTE – SUPLEMENTO – ENERGIA
O orotato de magnésio inclui ácido orótico, uma substância natural envolvida na construção do material genético do seu corpo, incluindo o DNA.
É facilmente absorvido e não tem os fortes efeitos laxantes característicos de outras formas.
Pesquisas iniciais sugerem que pode promover a saúde do coração devido ao papel único do ácido orótico nas vias de produção de energia no coração e no tecido dos vasos sanguíneos.
Como tal, é popular entre atletas competitivos e entusiastas do fitness, mas também pode ajudar pessoas com doenças cardíacas.

12- Magnésio lactato: CARDÍACO – REPOSIÇÃO
O lactato de magnésio é um sal orgânico solúvel formado pela combinação do magnésio com o ácido láctico, que é produzido naturalmente no corpo durante o exercício ou durante a fermentação de alguns alimentos. É um dos tipos de magnésio mais suaves e mais bem tolerados pelo organismo, pois possui baixa concentração de magnésio e pH neutro, o que evita irritações do estômago e do intestino. O lactato de magnésio é bem absorvido e distribuído uniformemente por todo o corpo, por isso é recomendado para prevenir ou corrigir a deficiência de magnésio, especialmente em pessoas com problemas digestivos ou renais. Como dito acima, esse tipo de magnésio é muito bem absorvido pelo sistema digestivo. É usado principalmente como aditivo alimentar para regular a acidez ou fortificar alimentos e bebidas. É prescrito para pessoas que precisam tomar grandes doses de magnésio ou que não toleram facilmente outras formas (Robinson e Karet Frankl, 2017). É indicado para prevenção e alívio de queixas sugestivas de falta de magnésio, tais como fraqueza, fadiga, letargia, irritabilidade, náuseas e parestesias. Esse magnésio também é utilizado nas fábricas como conservante e aromatizante.

13- Magnésio ascorbato : ANTIOXIDAÇÃO – DETOXIFICAÇÃO – CONSTIPAÇÃO
Fonte de ácido ascórbico com benefício em mais de 300 reações metabólicas. Pela quelação com o magnésio o ácido ascórbico é menos irritante para o intestino.
Auxilia na absorção e transporte de ferro. Fortalece o sistema imunológico. É antioxidante. Usado em casos de constipação.
Usado em casos de detoxificação.
Dose diária recomendada : 500 – 2000 mg
Teor de Mg elementar em 500 mg = 55 mg

Muitas pesquisas ainda estão sendo realizadas para verificação de todas essas utilizações.

Que magnésia devo usar?

REF.: https://pharmes.com.br/sobre-nos

Dra. Célia Wada – CRF SP – 7043 / CRF RJ 34658

vídeos interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!