Hoje, 2 de abril, celebramos o Dia Mundial da Conscientização do Autismo é um momento importante para reconhecer e celebrar a diversidade dentro da comunidade autista, enquanto também promovemos a compreensão e a inclusão.
O autismo é uma condição neurodiversa que afeta indivíduos de maneiras diversas. Cada pessoa no espectro autista possui habilidades, interesses e desafios únicos. É essencial que reconheçamos e valorizemos essa diversidade, pois ela enriquece nossa sociedade de maneiras incontáveis.
O autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo, informa a Organização Mundial de Saúde (OMS) no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado nesta terça-feira (02/04/2024). A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O TEA é caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, podendo envolver outras questões como comportamentos repetitivos, interesses restritos, problemas em lidar com estímulos sensoriais excessivos (som alto, cheiro forte, multidões), dificuldade de aprendizagem e adoção de rotinas muito específicas.
É fundamental que nos comprometamos a entender as diferenças, criar ambientes inclusivos e acessíveis para todas as pessoas, independentemente de sua neurodiversidade. Isso significa promover a aceitação, a compreensão e o respeito mútuo. Devemos trabalhar juntos para derrubar estigmas e criar uma sociedade mais inclusiva, onde todos possam prosperar e serem valorizados por quem são.
Neste dia, assim como sempre, é fundamental que as pessoas compreendam a igualdade ente pessoas e que todos ajudem a entender e respeitar a igualdade, criar ambientes inclusivos e acessíveis para todas as pessoas, independentemente de sua neurodiversidade. Isso significa promover a aceitação, a compreensão e o respeito mútuo. Devemos trabalhar juntos para derrubar estigmas e criar uma sociedade mais inclusiva, onde todos possam prosperar e serem valorizados por quem são afinal, o que é ser diferente?
CMQV e BRASGOLDEN – MUNDOERGONOMIA, semre com foco na igualdade humanitaria esteve presente…
Neste episódio do Momento Inclusão com o Professor Duda, entrevistamos Osny Telles Orselli, proprietário da Mundo Ergonomia, uma empresa com mais de 30 anos de mercado especializada no desenvolvimento de móveis e equipamentos obedecendo as mais variadas ergonomias dos indivíduos da Diversidade Assistiva. Vocês conhecerão diversas soluções que vão desde cadeiras personalizadas, mesas, prateleiras, suportes, os mais variados tipos de assentos; tudo para você estar completamente adequado com as diferenças do seu corpo em função dos mobiliários. Não percam! www.momentoinclusao.com.br ou www.institutohumanus.org.br
material enviado por CMQV – imprensa