O dia 28 de fevereiro (ultimo dia de fevereiro) foi escolhido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) – agência multilateral da Organização das Nações Unidas (ONU), especializada nas questões do trabalho, especialmente no que se refere ao cumprimento das normas internacionais – como o Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort).
A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2000, devido ao crescimento das doenças entre os trabalhadores.
Essa data chamava atenção para doenças que têm relação direta com o trabalho e que atingiam milhões de brasileiros porém, hoje, a situação é um tanto diferente…
Este ano teremos dia 29 de fevereiro comemorando o Dia Internacional ao Combate à LER/DORT.
Como em outros anos, escrevemos algum artigo sobre o DIA MUNDIAL DO COMBATE A LER/DORT para registrar (outros falam em comemorar) essa importante data ( o Dia Internacional de Combate ou de Prevenção às LER, é o último dia do mês de Fevereiro).
As LER ou rotuladas apropriadamente pelas autoridades ocupacionais nativas que chamam-nas de DORT (Distúrbios Ósteo Musculares Relacionadas ao Trabalho), seguindo a nomenclatura internacional, cada vez mais vem produzindo todos os anos, um contingente significativo de incapacitados, dias de trabalho perdidos, vultosas despesas e custos associadas importantes. Hoje a situação é extremamente agravada por conta do aumento vertiginoso da utilização de equipamentos eletrônicos entre eles os jogos, games e, acima de tudo, os celulares e computadores.
O que é LER?
É a sigla para “Lesões por Esforços Repetitivos” e representa um grupo de afecções do sistema musculoesquelético.
O que é DORT?
Representa a sigla para “Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho” e foi introduzida para substituir a sigla LER, pois a maioria dos trabalhadores com sintomas no sistema musculoesquelético não apresenta evidência de lesão em qualquer estrutura; outra razão é que além do esforço repetitivo (sobrecarga dinâmica), outros tipos de sobrecargas no trabalho podem ser nocivas para o trabalhador.
Os distúrbios osteomusculares ocupacionais mais frequentes no país são as tendinites (particularmente do ombro, cotovelo e punho), as lombalgias (dores na região lombar) e as mialgias (dores musculares) em diversos locais do corpo.
CENÁRIO DE HOJE – A CADA DIA MAIS PESSOAS, DE TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS, ESTÃO SENDO ACOMETIDAS POR LER. – LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS.
No ano 2000, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), instituiu o Dia internacional do Combate a LER/DORT devido ao crescimento das doenças entre os trabalhadores, porém, hoje, essa visão transcende a categoria “trabalhador”.
Se antes diziamos – LER/DORT são as síndromes que mais acometem trabalhadores brasileiros, hoje podemos dizer: LER/DOM são as síndromes que mais acometem a população dos brasileiros
Ah,…chamamos de DOM – as DOENCAS ÓSTEO MUSCULARES…
Não estamos contra a tecnologia, estamos contra a falta de informação e de orientação quanto aos problemas que podem ser acarretados. Não problemas acarretados pela tecnologia mas sim, pelo seu uso desenfreado e pela falta de informações de como usar essa tecnologia de forma “fisicamente” correta a fim de não trazer problemas físicos. Problemas esses que podem ser irreversíveis!
É preciso divulgar a imprtância da ERGONOMIA! A simples e importante ERGONOMIA DE CONSCIENTIZAÇÃO
ERGONOMIA é a CIÊNCIA DO CONFORTO!
Senhores…vamos pensar a respeito?
Eng. Osny Telles Orselli