Ergonomia, qualidade de vida e práticas integrativas complementares

Hoje nosso bate papo vai falar de um assunto novo. Terapias Complementares Integrativas.

Como todos já sabem, nosso site tem por finalidade explicar e esclarecer de forma técnica todos os preceitos, conceitos, produtos e práticas para melhoria da QUALIDADE DE VIDA

Costumamos dizer que nossa equipe de engenharia projeta SAÚDE!

Dentro de nossa visão de qualidade de vida, trazemos aqui as DANÇAS CIRCULARES que fazem parte das PICs – Práticas integrativas complementares, ferramentas importantes em nossa Medicina Integrativa. Assim como a ERGONOMIA, as Danças Circulares também tem seu  foco em proporcionar melhor qualidade e vida.

A Medicina Integrativa busca compreender o indivíduo no seu todo: aspectos físicos, ambientais e psicoemocionais. Busca informações na sua história de vida, na história familiar, hábitos, relacionamentos pessoais e sua relação com a espiritualidade (tendo ou não uma religião). Procura entender os porquês dos sintomas e as doenças que a pessoa apresenta, inseridos nesse cenário complexo em que o paciente se encontra para, juntos, determinar o melhor tratamento, tradicional ou convencional associado à praticas complementares e abordagens multidisciplinares.

Na Medicina Integrativa, a saúde é vista como um estado de bem-estar fisico, mental, emocional, social e espiritual que devolve a capacidade ao indivíduo de ser um agente em sua vida, buscando o crescimento e a melhora em todas as áreas de sua existência.

Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.

Pensando na Ergonomia e na problemática ósteo- muscular, nós criamos a “Ginástica do Gato” que, em nossa humilde observação, também poderia ser considerada uma PICs…

Traremos muitas informações sobre essas práticas e sobre a Medicina Integrativa, em um complemento às nossa orientações e prevenções para as patologias ósteo musculares entre outras que fazem parte da nossa área da ERGONOMIA como, por exemplo, a Sindrome de  Burnout que pode ser alencada entre as patologias emocionais por stress em ambiente de trabalho.

Estaremos participando do 1° Congresso Nacional de Práticas Integrativas na Medicina Integrativa. Será em outubro de 2024 com muita informação técnica importante, muitas atrações e muitas participações

Saiba mais sobre esse assunto: Medicina integrativa – o que eu devo fazer? vamos falar sobre isso

Apenas como curiosidade:

O Brasil conta com 29 práticas integrativas pelo SUS. Com isso, somos o país líder na oferta dessa modalidade na atenção básica. Essas práticas são investimento em prevenção à saúde para evitar que as pessoas fiquem doentes e para cuidar melhor de quem já adoeceu

Em 2006, quando foi criada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) eram ofertados apenas cinco procedimentos. Após 10 anos, em 2017, foram incorporadas 14 atividades, chegando as 19 práticas disponíveis atualmente à população: ayurveda, homeopatia, medicina tradicional chinesa, medicina antroposófica, plantas medicinais/fitoterapia, arteterapia, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, termalismo social/crenoterapia e yoga.

Em 2018, as terapias estavam presentes em 9.350 estabelecimentos em 3.173 municípios, sendo que 88% são oferecidas na Atenção Básica. Em 2017, foram registrados 1,4 milhão de atendimentos individuais em práticas integrativas e complementares. Somando as atividades coletivas, a estimativa é que cerca de 5 milhões de pessoas por ano participem dessas práticas no SUS.

Atualmente, a acupuntura é a mais difundida com 707 mil atendimentos e 277 mil consultas individuais. Em segundo lugar, estão as práticas de Medicina Tradicional Chinesa com 151 mil sessões, como taichi-chuan e liangong. Em seguida aparece a auriculoterapia com 142 mil procedimentos. Também foram registradas 35 mil sessões de yoga, 23 mil de dança circular/biodança e 23 mil de terapia comunitária, entre outras.

Veja a apresentação da PICs – Práticas Integrativas Complementares.

Engenheiro Osny Telles Orselli  osny@mundoergonomia.com.br

BraSGoldeN – Mundoergonomia: 12 3954 0070
Vendas – e-mail: vendas@mundoergonomia.com.br
Canal do youtube – https://www.youtube.com/channel/UCrc5_Uisl7OZHNQky43slhg/videos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!