Garantia da Qualidade é quando uma empresa realiza inspeções, testes ou ainda auditoria nos produtos fabricados para garantir que estão dentro do padrão esperado. A esse processo, damos o nome de GESTÃO DA QUALIDADE.
Muitas pessoas questionam a importância de um Controle Sanitário dentro de uma empresa de móveis. Eu, Célia Wada, farmacêutica e bioquímica, responsável pelo controle sanitário e pela Gestão da Qualidade da BraSGoldeN – Mundoergonomia, resolvi dar esta pequena explicação aos clientes de nossa empresa.
Nossa empresa segue o processo de Gestão da Qualidade e caminha, sempre, para melhorias da Gestão da Qualidade em prol da Melhoria da Garantia da Qualidade.
A Qualidade de um produto produzido depende de vários fatores tais como, projeto bem elaborado, funcionabilidade, especificidade de utilização, beleza, material e matérias primas empregados, durabilidade, dentre outros. Dependendo do produto, é necessário o envolvimento de vários profissionais para projetarem um produto eficaz, eficiente, sustentável, viável e mais, estar dentro das exigências legais.
Quando temos um produto perfeito, é necessário garantir que esse produto seja entregue da forma correta ao cliente, ou seja, com sua total qualidade. Portanto, cumprindo as propostas do projeto idealizado, entregar um produto perfeito ao cliente é a meta que toda empresa tem.
Resumindo: Temos um objeto projetado; a execução do projeto gera a fabricação de um produto que entregamos ao nosso cliente final. Esse é o processo produtivo.
Nosso sistema de trabalho é realizado, geralmente, através de checklists específicos ( listagens de conformidades específicas).
Nossa experiência em controle de qualidade é bastante vasta, assim como no desenvolvimento de listas de controles, sendo assim, aplicamos o sistema de checklists específicos para cada item do processo produtivo.
Fazemos parte da equipe da PerformanceLab (o livro sobre o tema no qual participamos está para ser lançado). A PerformanceLab que, inicialmente era uma empresa focada no desenvolvimento de soluções para medição de serviços terceirizados, usando checklists, hoje extrapola a atividade para facilitar o controle de qualidade de todos os procedimentos padronizados da empresa. Costumamos dizer que Tudo é um Checklist.
A Gestão da Qualidade é, também, um complexo checklist.
Dentre os itens que fazem parte desse processo, um tem fundamental: É a qualidade da matéria prima empregada. Em nosso processo de gestão o controle da matéria prima é um dos pontos fundamentais e básicos de nossa qualidade.
A inspeção de recebimento é o processo em que são verificados itens, materiais e produtos no estado e no estágio de recebimento. O objetivo dessa inspeção é verificar se os materiais e produtos recebidos estão em conformidade com as quantidades solicitadas, pedidos e especificações da fábrica e da solicitação feita.
Os materiais e produtos recebidos dos fornecedores devem atender totalmente aos detalhes do pedido de compra, as especificações técnicas, entre outros documentos.
Posteriormente ao processo de inspeção de recebimentos, os produtos seguem para o setor de qualidade de matéria prima e de produto, para cada departamento específico onde é realizado o controle específico da qualidade do produto ou da matéria prima.
O controle de qualidade dos produtos é o processo realizado com a finalidade de atestar que o produto recebido atende aos requisitos da nossa fábrica, assim como às exigências legais desse produto. Alguns são produtos acabados que fazem parte de nossa produção; exemplo rodízios.
O controle da qualidade da matéria prima é o processo de inspeção e teste específicos de qualidade de toda matéria prima recebida e trabalhada em nossa fábrica. Ao receber material (matéria prima) de nossos fornecedores, a equipe específica responsável pela determinada matéria prima realiza as inspeções e os testes específicos determinados para comprovar a qualidade dessa matéria prima. O controle de qualidade de matérias primas é realizado seguindo os padrões necessários para atender as exigências específicas normativas do material. Exemplo de matéria prima – Aço INOX AIS 304. Importante ressaltar que sem esse processo e controle não poderá haver o controle da rastreabilidade e origem, importante ponto para uma eventual futura falha de não conformidade.
Eu usei esse exemplo exatamente para esclarecer a importância e onde entra o “controle sanitário”. Vejam a importância de uma cadeira ou um banco em aço INOX AISI 304 para uma sala limpa, ou seja, uma sala onde uma rigorosidade de controle de material particulado é fundamental. Uma simples falha na qualidade do aço, ou seja, não ser exatamente o AISI 304 e soltar particulados, pode comprometer toda uma produção, não de nossas cadeiras, mas sim, do produto de nosso cliente. Pior, e ainda: Compromete a vida de muitas pessoas e esse comprometimento, não permite “recall” …
Nossa responsabilidade ao fornecer ao nosso cliente uma cadeira ou uma bancada ou mesa ou banco para sala limpa vai muito além de nossos produtos. Somos responsáveis pelo processo de produção de nosso cliente, vamos ser parte do processo de produção de um produto sem ser realmente parte da matéria prima desse produto. Uma falha do INOX, imperceptível, pode ser catastrófica. Mesmo coisa acontece para o aço carbono, plásticos, polímeros, cola etc.
Quando um cliente liga e pergunta se para aquele determinado ambiente, ele pode usar uma cadeira de aço carbono em lugar de uma de Inox e nós informamos que sim, estamos orientando um processo e essa orientação, se errada, pode custar a vida de pessoas.
Quando liberamos um mobiliário de Aço INOX AISI 304 estamos garantindo a qualidade do processo produtivo de um medicamento, um procedimento e, até, a qualidade de uma vida do cliente do nosso cliente e lembre… Não tem como fazer “recall de vidas”.
Aqui na nossa empresa, falamos o que sabemos. Fazemos o que conhecemos. Discutimos o que entendemos, não por “achismo”, por ver fazerem, por copiar de um concorrente ou por baratear custos. Fazemos o que pesquisamos e estudamos por longos anos para aprender e conhecer. Isso há mais de 35 nos!
Nossa responsabilidade vai além das cadeiras, dos bancos, das mesas…. Acredite, nossa responsabilidade vai além da vida!
Estamos a disposição
Dra. Célia Wada – CFR- SP 7043