Assentos mais indicados em cumprimento a Lei da Acessibilidade

A Lei da Acessibilidade e os assentos mais indicados.

Como a Ergonomia pode ajudar a planejar, projetar, construir assentos, cadeiras, bancos, mesas e bancadas para obesos, portadores de nanismo e cadeirantes.

A Lei da Acessibilidade, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, chegou tarde, mas ainda bem que chegou. (Legislação, mobiliário e informações no setor de ACESSIBILIDADE). Ela dá providências a uma série de protocolos e detalhes para aqueles e àquelas que possuem alguma dificuldade física ou menta. Pessoas com dificuldades de ambular, enxergar, enfim exercer qualquer atividade laboral, de lazer ou tratamento médico hospitalar agora têm algum alento em defesa de suas cidadanias.

Falta muito, porém já é um começo. Locais públicos em geral abertos ou fechados (exemplos: transporte coletivo, terminais rodo ferro naval, clínicas, hospitais, repartições, autarquias, clínicas, lojas, farmácias, shoppings, fóruns, Câmaras municipais e estaduais e federais, congresso, salas de julgamento, audiências, bancos, entidades financeiras, restaurantes. Estádios, auditórios, escolas, faculdades, universidades, Teleatendimentos TAs, Call Centers etc.) .

A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 dá provimento a uma série de requisitos, alguns técnicos, e em particular um, nosso foco: As Cadeiras para necessidades especiais  ou Os assentos.

A Lei nº 13.146 menciona os portadores de necessidades especiais e obesos em particular que merecem uma atenção especial quanto aos projetos dos assentos e mesas e bancadas.
Curiosamente, a Lei nº 13.146 não menciona de maneira explícita os portadores de nanismo.
O nanismo existe e seu número é muito grande. Há, atualmente, uma demanda para contratar funcionários com nanismo, pois a quota de PNEs poderia ser preenchida pelos mesmos.

Como e o que fazer em um ambiente quando se depara com a entrada de uma pessoa obesa com, por exemplo, 250 kg; ou um portador de nanismo? Ou um cadeirante?
Além do acesso por rampas e portas adequadas, onde esses filhos de Deus vão se sentar?
Como um obeso entra em um banco (financeiro)? Um refeitório? Como um portador de nanismo preenche seus cheques ou folhetos nas mesas bonitas que enfeitam os saguões dos bancos?
Como uma autarquia enfrenta um recém concursado e, deve começar seu novo emprego, seu novo posto de trabalho, com baixa estatura? Ou com 250 kg? Ou cadeirante?

Um aspecto que não se pode deixar de lado: Como essa pessoa ficará, trabalhará, esperará, assistirá de maneira digna, sem constrangimento, sem chamar a atenção?
Como os arquitetos e decoradores vão colocar assentos, bancos, cadeiras, mesas especiais e que se harmonizem com o ambiente já existente, padrão, cores, recém inaugurado com assentos, cadeiras, mesas já existentes?
Uma cadeira especial para uma pessoa especial que apresente muito diferente, com acessórios cromados poderá fazer o seu usuário ser objeto de bullying. Já imaginou um trabalhador de um Call center obeso com 250 kg e evitar que o chamem de prima-dona.

Muito antes da Lei da Acessibilidade e da NBR 9050 (assentos e mesas para obesos e cadeirantes) a Mundo Ergonomia – utilizando a sua tradicional e conhecida tecnologia BraSGolden desde 1991 vem estudando, planejando e construindo esses produtos adaptados e de maneira ergonômica. Após a Lei e da NBR  9050, apenas adequou-as às mesmas. 

A Mundoergonomia projeta e fabrica muitos tipos de cadeiras e mobiliário em geral para postos de trabalho específicos (como postos de soldas, TAs, frigoríficos , salas limpas , ESD, escritórios internos e de luxo e atendimentos, auditórios, etc. ) e em todos estes casos, a empresa tem e pode estudar a opção de assentos e dependendo do caso até apoio de pés e mesas/bancadas e etc. para todos os usuários protegidos pela Lei da Acessibilidade: Obesos, nanismo , PNEs, com vários modelos. (Veja a adequação legal, legislações e mobiliários em detalhes)
A maioria pode ser customizado, pois como Ergonomistas, antes de tudo, há o questionamento: Para qual meio ambiente; qual atividade; quais medidas antropométricos dos usuários! Para, então, definir o mobiliário!
No tocante a obesos, a Mundoergonomia tem vários modelos desde giratórias, fixas, longarinas etc. Revestidas sobre espuma de poliuretano com diversos matérias (vinil, poliéster, couro , raspa de couro, kevlar, etc.) ou totalmente em aço carbono pintado ou aço inoxidável, estes, por exemplo, para pátios externos para descanso ou visitas). Podem até ser combinados: Assento espuma revestida com encosto de aço.
Um exemplo real: A Mundoergonomia realizou um projeto de cadeiras para espera de clientes para um grande banco financeiro. Com assento sobre espuma e os encostos em aço, imitando as originais de plástico. Tudo para garantir a arquitetura do ambiente, com o mesmo tecido, mesmas cores e o aço imitando desenhos das de plásticos, na mesma cor ou cores!
Capacidades de peso desde 150 kg até 400 kg.
As cadeiras de 250 kg atendem 100 % à NBR ABNT 9050 e outras de menor capacidade atendem às medidas da NBR 13962 e assim por diante. Todas, as mais ergonômicas possível, com os respectivos laudos assinados por engenheiro mecânico, de segurança do trabalho e ergonomista.
Se o ambiente requer controle de particulados, ambientes limpos, área de alimentos e ou fármacos, o laudo Sanitário será providenciado.
Exemplo: Para ambientes de recepção, lojas, atendimento a clientes, a Mundoergonomia oferece a sua linha decorativa que tanto gostam os arquitetos e, assim, adaptados, tudo à Lei da Acessibilidade!
Para nanismo e PNEs idem, onde até as mesas para TAs, por exemplo, Mundoergonomia adapta manivelas e espaço para esses usuários.
Seguem fotos e ou conjuntos de fotos, alguns vídeos e, o link do canal #minutoergonomico com muitos vídeos reais, feitos em nossa fábrica.

A Mundoergonomia está à disposição – fale conosco, solicite  cotação e outros esclarecimentos.

Eng. Osny Telles Orselli. CREA – 06.002.291.20.

cadeira para 250 kilos com prancheta
cadeira para portador de nanismo
cadeira de acionamento elétrico
mesa altura regulável para cadeirante
comparativo entre cadeira para obeso e para portadores de nanismo
caderia escolar projetada para 250 ou para 400 kilos
cadeira para 250 kilos em harmonização com o local
cadeira para portador de nanismo (projeto especial)
modelos de cadeiras para portadores de nanismo
modelos de apoio para os pés para portadores de nanismo
variação de alturas para postos de trabalho utilizados por portadores de nanismo
cadeiras escolares para portadores de nanismo
mesa para cadeirante em conformidade legal
mesa de altura regulável manual especial para cadeirante
mesa de altura regulável manual - projetos podem ser customizados
clique na foto e veja detalhes - cadeira para obeso até 250 ou 400 kilos -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!