Dublagem de tecidos

dublagem de tecido é uma técnica vastamente utilizada no mundo inteiro, por proporcionar resistência e adaptabilidade ao tecido. Esse método baseia-se na junção de dois tecidos por adesivação (colagem).

dublagem de tecido pode ser realizada de diferentes formas, visto que é possível ser utilizado processos distintos durante a sua elaboração. Entre eles estão: colagem a fogo e com resina acrílica e dublagem PUR e termofilme.

O tecido dublado trata-se de um tecido duplo e, por isso, proporciona mais firmeza e resistência. Em razão das características positivas, esse tipo de tecido é muito utilizado nos mais diversos produtos, por exemplo, malas, bolsas, calçados, estofados de carro, elementos de decoração, entre outros.

A técnica de dublagem traz inúmeros benefícios para a peça e para quem as utiliza.

Ao ter um produto com dublagem de tecido, é possível ter uma maior resistência, sofisticação da peça e exclusividade da peça.

Resumindo, podemos dizer que a dublagem é uma estamparia especial.

Passos para que você entenda, de forma geral, como é feita a dublagem de tecido:

A dublagem de tecido é uma técnica que pode ser realizada nas grandes indústrias e em casa.

A primeira coisa é a escolha do tecido a ser utilizado ou seja, o tecido principal  e o material que vai precisar

Tecido

Quanto ao tecido, dê preferência aos que são 100% algodão;

Material:

cola pano — tenha atenção a marca do produto, pois tem algumas que não são de boa qualidade;

plástico para proteger a superfície;

pincel chato;

ferro de passar;

tecido base para o produto. Ex: americano crú, TNT, tricoline, sarja leve, entre outros.

Primeiro passo

Após escolher o tecido de algodão, corte um pedaço. Em seguida, faça o mesmo com a estampa base do produto, mas de forma que ele fique um pouco maior do que o primeiro material.

Segundo passo

Cubra a mesa com um plástico para não sujar a superfície. Em seguida, abra o tecido base na mesa e passe a cola com o pincel sobre ele, de forma uniforme. É importante ter atenção a esse passo, pois a cola não deve ficar acumulada em nenhuma parte e não pode ser transferida para o pano principal.

Terceiro passo

Pegue a estampa base e coloque-a sobre a outra que foi espalhada a cola. É preciso ter cuidado para não formar bolhas no material. Entretanto, caso isso aconteça, descole os panos rapidamente, coloque mais cola no material e junte-os novamente.

Quarto passo

Agora, é preciso esticar o tecido. Para isso, pode ser utilizada uma espátula de plástico. Nesse processo, faça um movimento de direção do centro até as bordas. Após verificar que o produto está uniforme e sem bolhas, é só deixá-lo secar, de acordo com as recomendações da cola. Normalmente, esse tempo leva em média 72 horas.

Caso queira acelerar o processo de secagem, é possível fazer uso do ferro na posição de vapor. Mas é bom lembrar: depois, quando ele estiver frio, é preciso limpá-lo com um pano macio e um pouco de álcool, para evitar que seja danificado.

Com essa dublagem é possível elaborar uma bolsa, uma necessaire, uma carteira ou um estojo, por exemplo. Com a ajuda de maquinários específicos e de mão de obra especializada, esse processo é acelerado, sendo possível a produção em larga escala e com maior qualidade.

A dublagem de tecido é um processo que vem para otimizar o trabalho tanto dos pequenos empresários quanto das grandes indústrias, otimizando sua produção com a confecção de produtos que estão na moda e atendem aos gostos de seus clientes. Além disso, oferece produtos finais muito mais resistentes, de fácil lavagem e com design moderno. Tudo isso ajuda a empresa a ter mais lucro e notoriedade no mercado de atuação.

Aqui, uma empresa de dublagem para esclarecer melhor suas dúvidas – https://www.jbdublagem.com.br/

DUBLAGEM – A PERSONALIZAÇÃO DO SEU TECIDO!

Primeiro, você já sabe o que é um tecido dublado.

Vamos falar um pouco das técnicas. As técnicas de dublagem aqui têm justamente o objetivo de gerar o tão famoso e conhecido tecido dublado, um tecido muito mais resistente que os normais e utilizado muitas das vezes justamente por conta dessa característica.

O tecido dublado é composto por uma dupla camada, onde uma é o tecido aparente, que nós vemos, e por trás temos outra, os famosos tecidos duplos.

Essa dupla camada de tecido é o que acaba dando ao material uma maior resistência e deixando-o mais firme.

  1. À FOGO

O primeiro tipo de dublagem é da dublagem à fogo, o processo de dublagem a fogo é feito basicamente com uma queima parcial da espuma, onde será produzida uma resina, permitindo assim a fusão da espuma com diversos tipos de tecido.

Esse processo garante ao tecido uma maior resistência e flexibilidade, sendo um material altamente recomendado no setor calçadista, onde se destaca por poder ser moldado de acordo com as necessidades do serviço.

  1. PUR

Agora, se você deseja uma dublagem que não altere as características físicas do seu tecido, principalmente a flexibilidade, a dublagem utilizando a técnica PUR é a ideal para resolver esse problema.

dublagem PUR é feita com a aplicação de uma cola chamada Hotmelt, onde ela será aplicada durante a passagem dos materiais a serem dublados por uma máquina específica para o processo, onde os materiais dublados manterão suas características físicas, como mencionei acima.

  1. TERMOFILME

Diferente do que falei acima, de dois tipos de dublagem que optam por trazer flexibilidade e/ou fazer com que haja uma preservação das características do material, a dublagem termofilme tem uma proposta diferente.

Esse tipo de dublagem vem exatamente para suprir a necessidade da produção de materiais mais resistentes e rígidos, fazendo possível a aplicação para apoio de copos, brindes de festas entre outras aplicações.

  1. ACRÍLICA

Por último, temos um dos tipos de dublagem mais antigos do mercado, a dublagem acrílica é um tipo de dublagem que se mantém desde que o processo começou a ser usado, isso principalmente pela variedade de técnicas e facilidade em meio aos procedimentos.

A principal vantagem e motivo pelo qual esse tipo de dublagem se mantém até hoje é a vasta possibilidade de aplicação do tecido dublado acrílico, podendo estar presente em diversos segmentos do mercado, nos mais variados tipos de produtos.

Quando se trabalha na indústria têxtil é necessário que você conheça todas as opções de tecido, para assim você poder aplicá-los de forma assertiva para que eles desempenhem o que foi planejado.

Agora você já tem mais informações para adicionar na sua gama de conhecimento de tecidos, você conhece melhor os tecidos dublados, alguns tipos de dublagem presentes no mercado e suas vantagem.

alguns exemplos de tecidos dublados

vamos falar sobre revestimentos:

2 comentários em “Dublagem de tecidos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!