Hoje com nosso grupo de alunos estavamos conversando sobre eficacia e eficiencia e nos perguntaram se todo processo eficiente é eficaz e vice versa.
Nossa resposta foi…como dizia PARETO – TUDO É 80 X 20!
O que significa isso? Essa é a LEI DE PARETO!
Vivendo PARETO!
Mesmo dentro da nossa ERGONOMIA, vamos viver PARETO!
Nossa pergunta… Para você, mais esforço equivale a mais resultado?
APROVEITANDO O TEMPO COM FOCO NO QUE REALMENTE IMPORTA
Tem muitas pessoas que passam toda a vida correndo atrás de alguma coisa que nem mesmo sabem o que é…
A primeira coisa na vida e saber por que está vivendo e para que. Daí pra frente, vamos usa PARETO!
Aprenda a aproveitar o seu tempo com foco direcionada para o que realmente importa
De acordo com esse conceito, há um grande desequilíbrio entre causas e efeitos e ações e intuitos alcançados. Isso significa que 80% dos resultados atingidos têm a ver somente com 20% da dedicação. Portanto, o mínimo do seu esforço representa a maior parte dos resultados.
Para transpor esse preincípio para a ERGONOMIA, nos focamos nos aspectos do conforto e da CONSCIENTIZAÇÃO.
Nossa filosofia é que 20% está nas ações e 80% nas reações!
Para nós, a prevenção dos probelmas em ERGONOMIA está 20% NAS TÉCNICAS e 80% CONSCIENTIZAÇÃO!
Entenda o Princípio de Pareto
A chamada Lei de 80/20 de Pareto se trata que os seus objetivos podem ser realizados com 20% da sua dedicação, sendo que essa lógica pode ser inserida em qualquer aspecto de sua vida: realização pessoal, sucesso profissional, condicionamento físico, etc.
Pareto acreditava que você deve reduzir o seu foco em diversos setores de seu cotidiano, reforçando somente o que pode desencadear um grande benefício. Na verdade, na sua visão as pessoas devem avaliar a sua volta o que realmente é importante e se focar nessas ações totalmente.
Quem foi Pareto?
Nascido em Paris, na França, Vilfredo Federico Pareto contava também com nacionalidade italiana e foi responsável por elaborar um principio que segue com credibilidade após um século.
Há muita gente que leva a sua análise como se fosse uma verdadeira lei, a Lei 80/20. Afinal, Pareto foi famoso pela belíssima atuação como economista, filósofo e sociólogo e que pregava a produtividade acima de tudo.
Desta maneira, o Principio de Pareto surge por causa de sua crença no esforço seletivo e não no esforço contínuo, ou seja, ele defendia que as pessoas e empresas deveria se concentrar apenas no que poderia render um resultado apropriado.
Princípio de Pareto e seus exemplos
Um exemplo bastante famoso atrelado ao principio é que 80% da riqueza global pertence somente a 20% das pessoas, da mesma maneira que 80% da lucratividade de uma empresa é oriunda de 20% dos seus clientes.
Resumindo… 80% das consequências advém de 20% das causas, bom pensar…
Osny Telles Orselli