Análise Ergonômica do Trabalho – AET e Laudo Ergonômico
Vamos falar bem resumidamente sobre o assunto. Estamos formatando vários Foruns de discussão no nosso Centro de Referência em Ergonomia de São Paulo – CRESP.
A Análise Ergonômica do Trabalho (AET), tem como objetivo rastrear, observar, avaliar e analisar o profissional em seu real posto de trabalho e verificar as relações existentes entre demandas de doenças, acidentes e produtividade com as condições de trabalho, com as interfaces, com os sistemas e com a organização do trabalho.
O Laudo Ergonômico é geralmente um documento emitido como resposta à algumas ou diversas das questões ergonômicas relativas à uma condição específica de trabalho em um determinado posto de trabalho. Certamente que um laudo ergonômico é solicitado para que um conjunto de respostas seja dada aos itens analisados, embora não necessariamente a totalidade dos itens relacionados à uma situação de trabalho, condição que caracteriza a Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Leia mais sobre Laudo Ergonômico
A AET – análise ergonômica do trabalho compreende três fases: análise ergonômica da demanda, análise ergonômica da tarefa que envolve: análise dos ambientes físicos (calor, luminosidade, umidade, som, etc; análise das condições posturais e antropométricas dos trabalhadores; análise dos aspectos psicológicos dos trabalhadores; análise organizacional; condições ambientais e por último, mas não menos importante, a análise ergonômica das atividades.
Todas estas etapas devem ser cronologicamente abordadas de maneira a garantir coerência metodológica e evitar percalços, que são comuns nas pesquisas empíricas de campo.
A AET é INDIVIDUAL, FEITA PESSOA A PESSOA. Antigamente se fazia a análise por amostragem o que se verifica hoje que não é o correto.
Com uma real AET se pode minimizar os riscos e trazer todos os benefícios ao profissional e a empresa.
participe conosco
abraços a todos
Osny Telles Orselli
participe do CRESP – projetos@cmqv.org