EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

MADEIRA – MDF, MDP OU AGLOMERADO – CONHEÇA AS DIFERENÇAS

MDF,  MDP  OU Aglomerado – O QUE É MELHOR UTILIZAR?

*Novidade – MDF – FIRE (leia abaixo)

Como sempre, nossa resposta é DEPENDE!

Depende da utilização. Geralmente esses materiais são utilizados nos lugares em que se utilizava madeira.

Todos são chapas obtidas a partir do pinus e do eucalipto de reflorestamento, que podem ser de fibras de média densidade (Medium Density Fiberboard – MDF), partículas de média densidade (Medium Density Particleboard – MDP) ou de aglomerados.

A principal diferença entre MDF, MDP e aglomerado é a constituição de seu miolo. Enquanto o MDP é feito a partir de partículas de madeira, no MDF são usadas fibras para a sua constituição e os aglomerados são feitos a partir de resíduos de madeira – sendo essa última menos resistente que as duas primeiras.

É necessário conhecer as principais diferenças entre esses dois materiais para saber o que é melhor utilizar em seu projeto

A principal diferença entre o MDP e o MDF é que no painel de MDP são utilizadas partículas de madeira em camadas, ficando as mais finas nas superfícies e as mais grossas no miolo. No MDF aglutinam-se fibras de madeira.

Porém, ambos são classificados como painéis de madeira de média densidade.

Já o aglomerado,  é formado por uma mistura de resíduos de madeira – como pó e serragem ,cola e resina. Essa mistura é prensada, também formando  painéis

MDF

Características:

O MDF é praticamente equivalente à madeira nas possibilidades de trabalhar a matéria-prima. Os painéis são superfícies grandes perfeitamente homogêneas e sem orientação das fibras, o que permite cortes em qualquer sentido e apresentação de superfície lisa e uniforme ao toque.

Vantagens:

Comporta aplicação de todos os tipos de revestimentos, desde pintura/impressão até papéis impressos ou unicolores e lâminas de madeira. É praticamente equivalente à madeira em termos de trabalhabilidade.

O MDF é um painel de fibras não-orientadas permite que seja cortado em qualquer sentido. Suas fibras possibilitam trabalhos de usinagem muito precisos, furação e uma ampla gama de acabamentos. – Apresenta grande resistência e não sofre com a variação de temperatura. O MDF é resistente à abrasão e e cologicamente correto: produzido com madeira reflorestada.

Desvantagens:

Assim como os demais painéis de madeira e como a própria madeira, é vulnerável a ambientes úmidos. Em tais condições, superfície e topo devem ser recobertos ou protegidos.

Veja como é produzido o MDF – http://goo.gl/0wbLYz

MDP

O MDP é um painel de madeira industrializada, assim como o Compensado, o MDF e o OSB.

O MDP é resultado do uso intensivo de tecnologia de prensas contínuas, de modernos classificadores de partículas e complexos softwares de controle de processo, associado à utilização de resinas de última geração e madeira de florestas plantadas. Por isso, o MDP pertence a uma nova geração de Painéis de Partículas de média Densidade com características superiores e totalmente distintas dos painéis de madeira aglomerada de antigamente.

O MDP é indicado para a produção de móveis residenciais e comerciais de linhas retas, formas orgânicas, que não exijam usinagens em baixo relevo, entalhes ou cantos arredondados.

Principais aplicações:

Portas retas; Laterais de móveis; Prateleiras; Divisórias; Tampos retos; Tampos pós-formados; Base superior e inferior; Frentes e laterais de gaveta

Características:

Alta densidade das camadas superficiais, assegurando um acabamento superior nos processos de impressão, pintura e revestimentos. Produção com o conceito de 3 camadas: colchão de partículas no miolo e camadas finas nas superfícies.  Homogeneidade e grande uniformidade das partículas das camadas externas e internas. Propriedades mecânicas superiores: melhor resistência ao arrancamento de parafuso, menor absorção de umidade e empenamento. Utilização de resinas especiais de última geração. Utilização de madeiras selecionadas provenientes de florestas plantadas, econômica e ecologicamente sustentáveis.

Desvantagens:

Assim como os demais painéis de madeira e como a própria madeira, é vulnerável a ambientes úmidos. Em tais condições, superfície e topo devem ser recobertos ou protegidos.

Resumo:

As diferenças e está na utilização com Design:

O MDF permite mais criatividade no design do móvel, que pode receber formas arredondadas e com riqueza de contornos. Isso pode conferir ao móvel maior valor comercial. Ele recebe mais facilmente a aplicação tanto de pintura como de PVC. É recomendado para os casos que necessitem de usinagens de superfície ou topo, pois ele proporciona melhor resultado de acabamento.

O MDP é mundialmente mais utilizado na fabricação de móveis residências e comerciais de linhas retas e formas orgânicas, como portas, laterais, prateleiras, divisórias, tampos retos ou pós-formados, laterais e frentes de gavetas retas, enfim, em partes verticais e horizontais do móvel, sem restrições de uso.

As duas escolhas devem estar sempre voltadas á melhoria das condições ambientais de seu projeto.

MDF – FIRE – novidade da EUCATEX

O MDF FIRE – evita e retarda a propagação de chamas e reduz a missão de fumaça

– Produto indicado para uso em teatros, cinemas, casas de espetáculos, escolas, universidades, hotéis, shopping centers e prédios comerciais;
– Pode ser aplicado em revestimentos de parede, teto e piso, além de mobiliário;
– Avaliado e Testado por Marceneiros e Indústria de Móveis
– Fácil uso, igual ao MDF normal
– Indicado para áreas internas e secas.

Principais Características
– Chapa com coloração avermelhada, o que representa a classificação de resistência a fogo.
– Produzido com resinas especiais atóxicas, que não têm cheiro;
– Painel ecológico certificado pelo FSC;
– Dimensões: 1.840×2.750x18mm.

Especial para projetos que exigem maior nível de segurança. Nossa equipe pode oferecer todas as explicações.

4 comentários em “MADEIRA – MDF, MDP OU AGLOMERADO – CONHEÇA AS DIFERENÇAS”

  1. Fvg montagem de stands

    Gostaria de aplicar os mdp na confecção de stands em feiras de negócios. Gostaria de saber as espessuras que são fabricados os mdp é valores .para saber se compensa financeiramente a troca do mdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PRODUTOS