CADEIRAS DE CHECKOUT PODEM TER RODÍZIOS?

Prezados amigos

Mais uma vez trazemos para nosso “Bate Papo” uma pergunta pertinente e importante para nosso trabalho e para os Supermercados.

Referente: Anexo I da NR17 – Checkouts.

Queremos agradecer a gentileza da nossa colega Caroline Mendonça Braun, engenheira de segurança que permitiu que publicassemos sua pergunta e seu nome em nosso artigo.

Se todos os colegas participarem da mesma forma que a Caroline, com certeza formaremos uma grande rede de referência pois a duvida de um sempre é a duvida de muitos.

Obrigada Caroline. Bem vinda ao nosso grupo!

Vai a pergunta enviada pela Caroline e, segue nossa resposta:

Em 6 de junho de 2014 14:31, Caroline Mendonça Braun escreveu:

PERGUNTA:

Olá, Boa tarde!  

Gostaria de tirar uma dúvida em relação as cadeiras de check out. Em uma fiscalização, me foi solicitado que as cadeiras de nossas lojas tivessem rodízios.

Mas quando entro em contato com diversos fornecedores todos me informam que a cadeira de check out não pode ter rodízios.

Pode me esclarecer esta questão?

RESPOSTA:

Cara colega Caroline   Grato pelo seu e mail

Quanto a sua pergunta podemos com certeza responder: DEPENDE.

Sua pergunta me enseja a verificar o que escrevi no artigo que coloquei nos sites sobre a NR 17 Anexo I  comentada item a item, que postamos nos  dois sites: www.mundoergonomia.com.br que só fabrica e vende produtos e o www.cmqv.org que oferece serviços de consultoria principalmente em super mercados.

Nós que fazemos tanto a consultoria e dimensionamento e especificações de check outs, ministramos o treinamentos correspondentes e, também, pela outra empresa do grupo que fabrica cadeiras, apoios de pés e um mundo de acessórios, onde temos varias redes algumas até gigantes como clientes, nos sentimos à vontade para tentar explicar sua boa pergunta:

Nos check outs que denominas tipo A mais baixos, a cadeira pode e deve ter rodízios e as vendemos normalmente.

Só fazemos a ressalva de colocar rodízios revestidos na banda de rodagem com poliuretano, para maior durabilidade e sempre estar …. deslizando.

Nos check outs mais altos e há alguns bem altos, o uso de rodízios é desaconselhado por força de um fator que nada a tem a ver com check outs: O risco de um usuário ao descer da cadeira ter uma queda por força do deslizamento involuntário provocado pelos rodízios.

Mas ao mesmo tempo o deslocamento manual de uma cadeira alta com pés fixos é sempre mais estressante e anti ergonômico pelo fato de não ter rodízios. Neste caso recomendamos colocar três pés fixos e dois rodízios nas obrigatórias bases de cinco patas.

Os dois rodízios facilitam o deslocamento ao se inclinar a cadeira e ao mesmo tempo os três pés fixos evitam o risco de queda mencionado acima.

www.mundoergonomia.com.br comercializa com e sem rodízios ou com três mais dois.

Tanto os pés como os rodízios de nossa fabricação são de NYLON e não de PVC quebradiços, por razões de durabilidade.

Além de tudo isso, já que estamos falando de check outs, um modelo nosso que faz muito sucesso ( altas, medias e baixas ) é o modelo FLIP que escamoteia o encosto sobre o assento para que a cadeira seja colocada sob o check out, já que a Norma especifica que o trabalho deva ser exercido tanto de pé tanto sentado ( por isso o treinamento obrigatório para que o associado alem  de conhecer seus direitos saiba regular e conhecer a cadeira e porque a necessidade de trocar de posição, ora sentado ora de pé. E ao mesmo tempo saber porque os antigos aros foram proibidos substituídos pelos apoio de pés separado.

Além de saber como manusear cargas leves e evitar as pesadas, etc, etc.

No site tem mais detalhes. EM CADEIRAS PARA CHECKOUT

Qualquer outra dúvida por favor me contate.

Atenciosamente

Osny Telles Orselli – osny@mundoergonomia.com.br

fale conosco, solicite  cotação e outros esclarecimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!