Apenas cumprimento legal, essa é a questão…esse é o grande problema…
Muitos profissionais equivocam-se nestas demandas e por isso tem seus trabalhos rejeitados pelos órgãos fiscalizadores.
Mesmo possuindo documentos obrigatórios como PPRA, PCMSO, Laudos Ergonômicos e outros, muitas vezes esses documentos estão inadequados prejudicando ainda mais o andamento da empresa.
É de suma importância identificar a demanda do trabalho, escolher corretamente os procedimentos de análise e aplicá-los de maneira objetiva no entendimento das situações de trabalho e propor soluções neutralizadoras e/ou minimizadores das situações de riscos ergonômicos.
Muito importante é, ainda mais, escolher os profissionais corretos que elaboram esses documentos e que possam responder por eles.
O trabalho em ergonomia parece muito simples, fazendo com que muitos profissionais vislumbrem a possibilidade de trabalho fácil e rápido.
Se cabem algumas dicas, sugerimos que os empresários sigam alguns passos:
Em primeiro lugar, entenda o documento elaborado.
Entenda a demanda de solicitação – o motivo gerador da notificação;
Sempre trabalhe com os projetos com seu total conhecimento – trabalhos mal formulados geram custos elevados à empresas e profissionais;
Solicite que seja apresentada de forma clara metodologias, ferramentas de análise e os riscos presentes em cada situação de trabalho;
Peça o plano de ação detalhado – propostas de melhoria sem planejamento geralmente não são aceitas perante os órgãos fiscalizatórios;
Bom senso é fundamental – um bom plano de análise em ergonomia deve resolver ou minimizar os problemas identificados e não precisam necessariamente de projetos mirabolantes e honerosos.
A maioria das soluções ergonômicas custa bem menos do que você imagina, sendo que as melhores propostas são construídas em conjunto com os trabalhadores.
Sistemas simples de prevenção como a nossa conhecida Ginástica do Gato, auxiliam e diminuem problemas que possam se instalar por conta de horas em esforço repetitivo diante de um computador, por exemplo.
Ergonomia de conscientização e, profissionais competentes. Esse é o caminho…
Enfim, essa é nossa mensagem desta semana onde estamos comemorando o Dia Internacional do Combate às LER/DORT
Abraços à todos e boa semana!
Engenheiro – Osny Telles Orselli