O que é, como surgiu e para que serve o JHS
O JHS é um apoio para os pés estudado e ergonomicamente projetado em conjunto com a equipe de engenharia e segurança do trabalho da empresa Brasgolden, do IBEA e do IBS, coordenados pelo eng. Osny Telles Orselli e pela arquiteta Silvania B. Lamas
“Um de nossos clientes nos solicitou que estudassemos um descansa pés para cadeiras altas, tipo caixa, que não apresentassem os conhecidos problemas do universal e antigo aro. Esse cliente tinha um grande problema de espaço. Ele não possuia espaço onde pudessemos colocar um descasa pés separado da cadeira e já havia tido muito problema com o uso desses aros.
O maior problema é que os estes aros não são ergonômicos, fazendo com que o usuário, na maioria dos casos, fique com seus pés cruzados, em sentido contrário, e ainda, fazendo com que haja uma concentração de pressão nas coxas (provocando má circulação).
Com as pernas cruzadas ou para trás, há o risco da postura errada aumentar, com inclinação para frente.
Desta maneira, em conjunto com o departamento de segurança de um de nossos clientes, e com a equipe dos nossos institutos parceiros, desenvolvemos alguns modelos experimentais e atualmente, temos o prazer de colocá-lo a disposição do mercado brasileiro.
A fim de diminuir o custo e apresentar uma estrutura forte, o descansa pé utiliza o próprio aro como suporte mecânico.
Vários protótipos foram feitos até chegarmos a um custo x benefício x estrutural perfeito, de acordo com a necessidade do cliente.
Mesmo com a formatação boa, ainda era preciso modificações em sua regulagem. Assim, a regulagem foi padronizada e faz através da altura dos aros, que são presos aos eixos das cadeiras através de um dispositivo de morsa que atua de maneira uniforme ao redor do eixo da cadeira.
A regulagem é fácil, e ainda não danifica os eixos das cadeiras. Não apresentam os costumeiros problemas de desgaste precoce da regulagem dos aros, impedindo a regulagem da altura.
A base e sua estrutura necessitavam de grande estabilidade e resistência por esse motivo, são executadas em aço de alta resistência SAE 1010/1020 e a base estável, retangular, tem as dimensões: de 37 cm x 29 cm.
Com cantos foram arredondados e revestidos com um tapete de PVC anti-derrapante para proteção do usuário assim como dauele que circula nas imediações do local.
O ângulo da plataforma pode variar entre 11 graus até 22 graus em relação ao eixo horizontal através de uma pequena alavanca ergonômica. Esta alavanca, deixada, solta, permite, inclusive, que a plataforma possa girar livremente em torno do seu eixo, proporcionando ângulos variáveis em função da postura do usuário.
A distância entre o eixo da base e o eixo da cadeira é de 45 cm, podendo ser aumentada até 50 cm, através de parafusos e porcas sextavados.
As dimensões da plataforma, ângulos e outros detalhes podem ser modificados e “customized” de acordo com as necessidades do cliente.
Pela especificidade do uso e pelas condições muitas vezes abrasivas, especificou-se que sejam inteiramente tratados contra corrosão e pintados com tinta preta epoxy aplicada por processo eletrostático.
Eng. Osny Telles Orselli
* IBS – Instituto Brasileiro de Saúde http://www.ibsonline.org.br/website/index.asp?novoserver1&start=1&endereco_site=www.ibsonline.org.br&par=&email=
* IBEA – Instituto Brasileiro de Engenharia, Arquiterura Proteção Ambiental http://www.ibea.org.br/
* Brasgolden – empresa cuja marca foi adquirida pela ASE + Mundoergonomia www.mundoergonomia.com.br
* Osny Telles Orselli
osny@mundoergonomia.com.br
• Engenheiro Mecânico – Escola Politécnica – USP – SP – 1967
• Pós Graduação em Administração de Empresas – Fundação Getúlio Vargas – SP – 1971
- Engenheiro de Segurança do Trabalho – Escola de Engenharia Mackenzie – SP – 1995
• Especialização em Engenharia de Produção – Fundação Getúlio Vargas – SP – 1995
• Especialização em Altos Estudos Estratégicos – Escola Superior de Guerra – ADESG – SP – 1996
• Professor do Estado de São Paulo na disciplina de Higiene e Segurança do Trabalho em atuação
• Membro oficial do US NATIONAL SAFETY COUNCIL –USA – em atuação
• Membro oficial do US HUMAN FACTORS AND ERGONOMIC SOCIETY – USA – em atuação
• Diretor Técnico Científico da ASE – All Safety Ergonomics – Mundoergonomia – em atuação
• Membro do Conselho Consultor da CMQV – Câmara Mutidisciplinar de Qualidade de Vida – responsável pelo departamento de ERGONOMIA – em atuação
• Diretor do CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA – Jacareí – SP – em atuação
• Conselheiro da FIESP/ SESI E SENAI – Jacareí – SP – em atuação
• Coordenador Técnico do PPRE – Programa de Prevenção de Riscos Ergonômicos da CMQV – SP – em atuação