EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

QUAL O LIMITE DE PESO DA CARGA PARA UMA PESSOA LEVANTAR ?

 

QUAL O LIMITE DE PESO DA CARGA PARA UMA PESSOA LEVANTAR?

A postura adotada pelo corpo durante as atividades de elevação de peso, representa um dos aspectos mais relevantes para o profissional de SHT.

Chaffin, em 1991, demonstrou em seu modelo biomecânico a relação entre a carga suspensa entre os níveis L5 e S1. Nessa demonstração o aumento da distância horizontal entre a mão e a coluna vertebral a cada 10 cm resulta em um aumento de 1 000 N (aproximadamente 100 Kg) na força de compressão sobre o disco intervertebral daquela região, comprovando o conhecimento empírico de que a melhor maneira para levantar uma carga é mantê-la próximo ao corpo.

Embasado nas pesquisas de Chaffin, o National Institute for Occupational Safety and Health – NIOSH, estabeleceu os limites individuais para o levantamento, o transporte e a deposição manuais de cargas em 1/3 da massa corporal da pessoa. Além disso, determinou que a compressão máxima sobre o segmento L5-S1 da coluna vertebral durante esse tipo de atividade é de 6.400 N, enquanto que o limite inferior considerado como sobrecarga inicia-se em 3 400 N.

É de se considerar que o posto de trabalho em que será realizado o levantamento e o deslocamento da carga deve estar adequadamente preparado para essa atividade.

Como exemplo, as bancadas e as prateleiras devem permitir a aproximação da carga ao eixo central do corpo, alem de possibilitar a movimentação plena dos joelhos em flexão, entre outros.

Também temos que considerar a altura mínima para iniciar o movimento de levantamento de uma carga que pode variar de 50 a 75 centímetros, sendo o deslocamento vertical não deve ser maior que 25 cm, independente da estatura do trabalhador.

O intervalo entre os levantamentos não deve ser inferior a noventa segundos, intercalando-se períodos de atividades mais leves que tenham 120 % da duração de tempo da atividade de levantamento.

Alem disso, os objetos a serem transportados devem ter alças ou furos laterais de formato arredondado, favorecendo a pegada com ambas as mãos. Deve-se evitar a presença de cantos cortantes, protuberâncias ou temperaturas extremas.

O transporte de um objeto com o uso de uma única mão deve ser evitado a todo custo, pois tensões assimétricas representam acentuado risco de desgaste das articulações do lado do corpo que suporta a carga.

Os objetos com peso um pouco superior ao estabelecido pelo NIOSH devem ser manipulados por uma equipe de trabalhadores com estaturas e biótipos semelhantes para que o trabalho seja executado de forma coordenada; esse procedimento é denominado princípio do deslocamento a quatro ou a seis mãos.

Apesar disso, sempre que possível, a atividade deve ser feita com o auxílio de equipamentos.

O piso da área de trabalho deve ser duro e possuir superfície plana, pois a presença de atritos e vibrações exige maior força para a plena execução do deslocamento.

Extraído do livro Fisioterapia Preventiva – Fundamentos e Aplicações
Do Prof. Paulo Deliberato – Editora Manole – 2002   –  28/03/2006

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PRODUTOS