Assentos e encostos especiais em PEAD – Polietileno de Alta Densidade.
Especiais para Cadeiras e Bancos para salas limpas, frigoríficos e ambientes controlados.
Mais uma vez, trazemos um breve explicação sobre as Cadeiras e Bancos com assento e encosto em PEAD desenvolvidos pela BraSGoldeN – Mundoergonomia
MATERIAL – PEAD – Polietileno de Alta Densidade
Material utilizado na confecção de assentos e encostos
Material escolhido : Polietileno de Alta Densidade (PEAD)
Justificativa: Por ser um plástico rígido, resistente com as características principais de atoxidade e baixo coeficiente de atrito sendo altamente utilizado na indústria de alimentos, por se tratar de um material que atende à FDA (Food and Drug Administration).
Demanda: O departamento de pesquisas da Mundoergonomia desenvolveu a utilização deste material em cadeiras e bancos para atender as seguintes demandas:
1- Cumprimento às Normas Regulamentadoras para a segurança do trabalho (NR36) no quesito conforto térmico, concomitante com o preposto da norma ISO 45001 que define claramente os requisitos de responsabilidade da alta administração em relação à gestão da saúde e segurança ocupacional.
2- Cumprimento ás exigências das normas de BPF – Boas Práticas de Fabricação que, aqui no Brasil, são fiscalizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que toma como base a legislação sanitária do governo federal sendo que, a depender do setor, as regras mudam, pois, o órgão faz exigências específicas para cada tipo de produto. Para que as indústrias consigam cumprir os objetivos das BPF, que é uma produção sem contaminação, com segurança e alta qualidade, sendo fundamental seguir algumas diretrizes básicas, principalmente no tocante a desinfecção, higiene e limpeza.
3- Cumprimento ás exigências da RDC n°34, de 11 de junho 2014 – Dispõe sobre as Boas Práticas no Ciclo do Sangue que em seu art. 10 preconiza que os profissionais responsáveis devem assegurar que todos os procedimentos técnicos, administrativos, de gerenciamento de resíduos, de limpeza e desinfecção sejam executados em conformidade com os preceitos legais e critérios técnicos cientificamente comprovados, os quais devem estar descritos em procedimentos operacionais padrão (POP) e documentados nos registros dos respectivos setores de atividades.
Viabilidade: Para a utilização em mobiliários específicos, o material a ser utilizado precisa estar em conformidade com todas essas exigências sanitárias e legais para tal, foi efetuada uma relação de testes para atestar essa viabilidade funcional sanitária conforme Certificado de Qualidade Funcional Sanitária.
Informações gerais sobre o material: Material utilizado: PEAD – Polietileno de Alta Densidade
O Polietileno de Alta Densidade pertence ao grupo dos polímeros termoplásticos, ou seja, aqueles que se deformam com o calor e que podem ser fundidos diversas vezes.
Sua temperatura de fusão é entre 110°C e 115°C.
O Polietileno de Alta Densidade (High-density Polyethylene – HDPE) está em um grupo de plásticos que inclui também o Polietileno de Baixa Densidade (Low-density Polyethylene – LDPE), o Polietileno Médio Peso Molecular (High-Molecular-Weight polyethylene – PE HMW) e o Polietileno Ultra Alto Peso Molecular (Ultra-high-molecular-weight polyethylene – PE UHMW). A família dos polietilenos possuem um ótimo índice de reciclabilidade. O PEAD permite a união através de fusão, então o processo de juntar duas peças, através de solda se torna possível. Ele é impermeável, possui baixa densidade em comparação com metais e outros materiais e apresenta um produto final extremamente leve e resistente.
O Polietileno de Alta Densidade (PEAD) é um plástico rígido e resistente, altamente utilizado na indústria de alimentos, por se tratar de um material que atende à FDA (Food and Drug Administration).
Devido às suas propriedades físicas e químicas, o Polietileno de Alta Densidade – PEAD tem como características principais atoxidade e baixo coeficiente de atrito, permitindo, assim, o contato direto com alimentos para cortes, separações em geral, assim como entre outras utilizações onde a necessidade de grande limpeza e controle de material particulado é necessária. Possui excelente resistência química e propriedades elétricas o que faz com que não seja agredido por material usados em limpeza e desinfecção
Propriedades típicas*
Nome e sigla: polietileno de alta densidade (PEAD) – [en. high density polyethylene]
Classificação: polímero commodity
Origem: Sintético (poliadição do etileno)
Fórmula química: (C2H4)n
Comportamento mecânico: termoplástico
Organização molecular: semicristalino
Densidade (sólido): 0,96 g/cm³
Contração volumétrica: 1,2 a 2,2 %
Temperatura de transição vítrea (Tg): -130 °C
Temperatura de fusão (Tm): 130 °C
Temperatura de processamento: 190 a 310 °C
Temperatura de uso contínuo: até 100 °C
Excelente Resistência a ácidos diluídos e concentrados, álcoois e
bases;
Boa resistência a aldeídos, ésteres, hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos, cetonas e óleos minerais e vegetais;
Resistência limitada (é parcialmente atacado) a hidrocarbonetos halogenados e
agentes oxidantes;
Antiaderente;
*Os dados atribuídos às propriedades do polímero são valores médios obtidos na literatura e junto a fornecedores de materiais.
Entre e conheça mais detalhes sobre o material PEAD.
Material enviado por Dra. Célia Wada – CRF-7043 ( Direitos reservados – INPI – Propriedade Intelectual – Direto autoral.)