UTILIZAÇÕES ESPECIAIS

CADEIRAS ANTI ESTÁTICAS

Cadeiras e Bancos ANTI ESTÁTICOS – ESD 

Assentos em Geral como Cadeiras ou Bancos ESD precisam ter condições que não gerem ou não acumulem eletricidade estática – ESD. (ver também – PRODUTOS ANTI ESTÁTICOS)

A eventual eletricidade estática, por ventura criada ou acumulada deve ser imediatamente conduzida à rede de terra, para não gerar microcentelhas que podem danificar produtos eletrônicos ou causar explosões em áreas de risco.

Se há a possibilidade de se ter um piso condutivo, os próprios pés, correntes metálicas ou rodízios, ou até conectores cabos que sejam condutivos ou possam conduzir eletricidade, conduzirão eletricidade à rede de terra.

Qualquer cadeira ou banco que apresente material plástico, seja revestimento poliéster ou vinil, polipropileno, poliuretano, etc., são boas geradoras de eletricidade estática exceto se estes materiais plásticos sejam tratados quimicamente com aditivos especiais, caros, por ocasião da injeção ou fabricação que os tornam não geradores ou não acumuladores de eletricidade estática. Veja que eles não cnduzem, apenas não geram. 

Por outro lado, há aditivos e tratamento químico que tornam alguns materiais, particularmente revestimentos, tecidos, que não geram eletricidade estática. Porem precisam ser bons, tecnicamente aprovados, aplicados por quem sabe. São os revestimentos dissipativos, isto é não acumulam eletricidade estática e os tecidos condutivos que precisam de conectores que conduzem a eletricidade estática a alguma lugar.   

Não conhecemos componentes injetados em plásticos como o polipropileno fabricados no Brasil que atendam às Normas Internacionais como as descritas abaixo.

Assim cadeiras e ou bancos que precisem atender a Norma ESD Internacional ANSI-ESD-S20-20 são ou importadas e caras ou algumas desenvolvidas e testadas no Brasil.

Cuidado: Há no mercado alguns sprays que por tempo limitado tonam tecidos comuns dissipativos. Não os recomendamos e não os usamos

A Mundo Ergonomia tem acesso a produtos de revestimento como poliéster de alta qualidade para revestir assentos e encostos de cadeiras e bancos, tipo mocho, por exemplo, que não geram e não acumulam ESD e, assim, pode oferecer suas tradicionais cadeiras e bancos 100 % ergonômicos que atendem à NR 17 etc. revestidas com esses tecidos. São os produtos, assentos dissipativos! É necessário, no entanto que o assento e o encosto sejam revestidos 100 % com este tecido a fim de não deixar qualquer detalhes sem esta cobertura. Revestiir por baixo do assento e atrás do encosto, sem qualquer componentes de plástico como os comuns para arrematar os grampos é mandatário.  Um trabalho de artesão, porem produzem bons resultado. E, em adição pode-se acrescentar a essas cadeiras e ou bancos, pés ou rodízios dissipativos. Assim pode-se ter um produto de primeira, dissipativo, ergonômico, de altura maior ou menor, até assentos super baixo, customizados. Este tecido obviamente  tem custo, porem o resultado, o custo x beneficio é bom.  E 100 % made in Brazil. 

Por outro lado, temos acesso a tecidos para revestimento que são condutivos, tecidos a base de fibra de carbaono e testados. Bornes elétricos sob o assento e atrás do encosto conduzem a eletricidade estática à rede de terra através de cabos fornecidos, canos à base de cinco patas metálica de aluminio e pés condutivos, e ainda corrente metálica que se encostam no piso principalmente se são pisos condutivos. Os componentes metálicos são conectados por cabo condutor até sua base ou pé ou usar pés metálicos ou rodízios condutivos. São tecidos exclusivos a base de fios de carbono. Essas cadeiras sao assim forradas no assento, sob o assento no encosto e atrás do encosto e não possuem qualquer componente de plástico. Braços disponíveis fixos e metálicos.   

Um modelo de cadeira ergonômica desta maneira, foi testado por um gigante multinacional em fabricaçãode produtos eletrônicos e foi aprovada.   

Por outro lado, nossos produtos 100 % fabricados em aço inoxídável são 100 % condutivos e não geram eletricidade estática. Porem são super condutivos e, claro, não obedecem às Normas ESD para trabalho em áreas sujeitas a risco de contato elétrico pelo usuário, para evitar choques.   Mas são totalmente recomendados para áreas limpas que precisam não gerar particulados e eletricidade estática ou a industria de explosivos e ou gás.

Esses assentos, desde que totalmente em aço inox, são absolutamente condutivos e, portanto não geram eletricidade estática desde que sejam aterrados através de seus pés em piso condutivo ou através de sua base, por um borne conectado por um cabo elétrico, à rede de terra da empresa.

Idem são altamente recomendadas parta áreas de risco de explosão pois, desde que aterradas, pois não geram ESD e não há risco de choques elétricos.

VEJAM QUE A NORMA ESD PARA TRABALHOS EM CIRCUITOS ELÉTRICOS SUGERE E EXIGE UMA RESISTÊNCIA MAIOR DO QUE ZERO A FIM DE PROTEGER O USUÁRIO EM CASOS DE  CONTATO EMERGENCIAL COM A REDE.

Resumo:   Hoje podemos oferecer: 

Cadeiras bancos revestidos de tecido dissipativo, com rodízios dissipativos. 

Cadeira e bancos com tecido condutivo, com e sem braços metálicos com pés e ou rodizios condutivos

Cadeiras Importadas, revestidas de vinil com Laudo que atende à ESD S 20-20

Conheça a Norma e seus testes para sua segurança.

Norma ANSI-ESD-S20-20  – De acordo com a Lei não podemos disponibilizar Normas que são adquiridas por licença e com a orientação de não disponibilizar

O que e quando testar  – ESD_Control_Program_Verification 

Confira e se tiver duvidas, fale com quem realmente responde pelo que está falando. Sua segurança depende da credibilidade de seu fornecedor.

Fale com nossa equipe e peça seu orçamento! vendas@mundoergonomia.com.br

Peça a ficha técnica do sistema – fale com o engenheiro coordenador Osny Telles Orselli  whtsapp 12 9 8192 8881 e mail  osny@mundoergonomia.com.br   

Conheça mais sobre PRODUTOS ANTI ESTÁTICOS e nossa linha de aventais, luvas, sapatos, pulseiras, forrações, tapetes antifadiga condutivos, pulseiras, tornozeleiras, mantas  de borracha, etc. condutivas com bornes e cabos elétricos para a conexão devida. 

 FOTOS ILUSTRATIVAS

Cadeiras revestidas modelo dissipativo e modelo condutivo
Cadeira revestida importada
error: Content is protected !!