Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Resumo sobre as primeiras constatações na Empresa Norte Americana The Fleming Companies, INC.

Resultados preliminares da – The Fleming Companies – um gigante norte americano em armazéns e distribuição de alimentos revela que os cintos abdominais lombares (Back Supports) podem desempenhar um papel efetivo na redução das lesões das costas (coluna) e perda de horas de trabalho quando incluído num amplo programa de prevenção de lesões.

Historicamente, lesões nas costas (coluna) representavam perto de 50 % do total das lesões de trabalho constatadas e 80% dos custos originados de faltas, ausências, tratamentos e indenizações. Em dezembro de 1990, a companhia começou um voluntário programa piloto de uso de cintos abdominais lombares, o qual permaneceu em vigor por quatro meses. Durante este período constatou-se uma extraordinária diminuição em dias perdidos de trabalho devido a lesões nas costas (coluna) em cinco diferentes locais de trabalho testados.

Em maio de 1991, a Fleming instituiu um programa efetivo e obrigatório de utilização dos cintos lombares em 30 das suas implantações. Mais de 4.500 trabalhadores, classificados como selecionadores, descarregadores de volumes, paletizadores, carregadores e motoristas participaram deste amplo programa de prevenção de lesões. Estes trabalhadores, simultaneamente, foram treinados em segurança, técnicas de levantamento de cargas de maneira segura e como usar e como cuidar dos cintos suportes lombares.

Dr. Howard Sandler serviu como médico consultor para a Fleming e recomendou o uso de um cinto abdominal que fosse flexível, tipo elástico e com suspensórios com fechamento do tipo gancho. Suportes lombares flexíveis ajudam a limitar a flexão em demasia, enquanto, ao mesmo tempo, permitem uma grande atividade muscular das costas, a fim de permitir ao usuário uma tarefa, em levantar objetos, completa e segura.  Ademais, um material especial como o “spandex” ou “Lycra” foi considerado preferível desde que é mais ventilado e confortável em ambientes mais quentes, aumentando assim a confiança e conforto do usuário.

Os dados de 1991 e 1992 foram compilados. Comparando-se os primeiros 9 meses  de 1990 com os mesmos períodos de 1991 e 1992, a Empresa  constatou uma  drástica redução das taxas e incidências das lesões das costas (coluna) e perda  de horas de trabalho.

Os cintos suportes lombares (Back Supports) provaram ser uma parte integral de qualquer programa de prevenção de lesões na Fleming. A Empresa constatou uma redução de 58% na perda de horas trabalhadas relacionadas com lesões das costas (coluna) para 200.000 horas de trabalho. Além disso, a companhia conseguiu reduzir a taxa de dias perdidos de trabalho por 200.000 horas de trabalho nos primeiros nove meses de 1992 em 74% quando comparado com o mesmo período em 1991.

Traduzido do Original em inglês pela Bras Golden Ergonomics.  Proibido sua divulgação sem autorização expressa da Bras Golden Ergonomics.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *